Mapa Mental: Política e Democracia

O ENEM está chegando e, se você quiser se dar bem, tem que mandar muito na redação! Com este mapa mental, fique por dentro de tudinho sobre Política e Cidadania 😀

Você sabe o que é Política? Segundo São Tomás de Aquino, a política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum de acordo com as normas da reta razão; sendo assim, ela é essencial para que haja um entendimento coletivo. De maneira mais explicada, a Política é uma forma de organização social e de fixação de regras destinadas a todos, independentemente de status, cargo, formação ou origem — o que promove, também, respeito aos direitos humanos.

A palavra política se origina do grego e significa “de, para ou relacionado a grupos que integram a Pólis”, ou seja, denomina-se a arte ou ciência de organização, direção e administração de nações ou Estados. Para quem não se lembra, a Pólis era o modelo das antigas cidades gregas, e não tem ninguém melhor que Percy Jackson para nos explicar um pouco sobre o Eixo Temático de Política e Cidadania através de suas raízes gregas.

Aqui, no Brasil, nossa democracia é representativa, ou seja, o povo elege um político para ser o seu representante. Porém, nenhuma representação é perfeita, já que existe sempre um distanciamento entre o político e o povo. Embora os semi-deuses não tenham escolhido o Dionísio como representante do acampamento, a democracia deles também é representativa, já que ele é a voz dos campistas para Zeus.

Além disso, não é só por aqui que nós vemos a corrupção e o estereótipo do “político ladrão”, que traz descrenças pra sociedade. Todo mundo sabe que, depois que Luke se juntou a Cronos, os semi-deuses ficaram desmotivados com tantas batalhas e mortes na guerra pela tentativa de dominação do Olimpo; por aqui, a nossa descrença se dá devido ao mau uso do dinheiro público, nepotismo, tráfico de influências, abuso de autoridade, de poder, etc.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Cultura e Comportamento no ENEM

Leia o resumo “Como o Enem aborda os temas Cultura e Comportamento?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

O que falar sobre Ciência e Tecnologia em uma redação de vestibular?

Depois de ter aprendido toda a estrutura dissertativa argumentativa – introdução, desenvolvimento e conclusão -, é normal que você pergunte se o curso de Redação acabou. Fique tranquilo, pois não substituiremos as aulas ao vivo de Redação por mais tempos de Matemática. A partir de agora, a nossa ideia é dar conteúdo, informação para que você, aluno, possa construir seus textos. Essas aulas são famosas aqui no Descomplica: são os Eixos Temáticos. O primeiro eixo é o de Ciência e Tecnologia e, claro, o nosso papel é te mostrar como isso pode ser cobrado no vestibular e, de fato, que diferença faz saber tudo o que os professores dirão em aula. Vamos juntos?