Você já ouviu falar em macrocefalia urbana? Apesar de derivar do nome de uma doença, é como se chama um fenômeno muito comum nas grandes metrópoles, inclusive no Brasil.
Nos tempos atuais, é muito comum ver a grande concentração de pessoas e negócios nas grandes cidades. Um grande exemplo brasileiro é a região metropolitana de São Paulo, em que se pode ver um verdadeiro mar de casas, prédios e indústrias.
Acontece que esse fenômeno traz consigo uma série de consequências que não são necessariamente positivas. Na verdade, a macrocefalia urbana serve como um alerta de que é preciso ter um planejamento econômico melhor na região.
Quer saber mais sobre macrocefalia urbana? Como esse assunto pode cair no vestibular, separamos as principais informações sobre ele juntamente com um mapa mental muito útil. Confira!
O que é macrocefalia urbana?
O termo macrocefalia urbana se refere à concentração desequilibrada das atividades econômicas em poucas metrópoles. Isso faz com que diversos processos sejam desencadeados sem a devida escala, como fluxos migratórios, ofertas de empregos, ocupações dos espaços, entre outros.
Para encontrar exemplos de macrocefalia urbana, basta olhar pras grandes metrópoles brasileiras, como é o caso da região de São Paulo. Nesse caso, há uma grande concentração de pessoas em um espaço reduzido devido às atividades econômicas lá presentes.
A macrocefalia urbana costuma ser um problema principalmente em países em desenvolvimento. Nesses casos, a urbanização foi acelerada, resultando em poucas grandes cidades e muitas cidades pequenas.
Como a macrocefalia urbana é uma consequência da urbanização?
O processo de urbanização tem um marco histórico que determina o crescimento das áreas urbanas de forma significativa, ao ponto de mudar o panorama mundial de séculos, de uma população em sua maioria em cidades rurais, pra uma população em cidades urbanas. Esse marco é a Revolução Industrial.
Podemos definir urbanização como o período em que a população da cidade cresce mais do que a do meio rural, e da consequente mudança de espaços naturais em espaços urbanos, e do seu modo de vida.
A partir do advento da industrialização, o mundo passou a ter um grande crescimento urbano, necessitando de muita mão de obra, que inicialmente estava no campo, mas se transferiu pros centros urbanos, locais onde se encontravam as indústrias e o maior número de empregos.
Esse seria o chamado fator atrativo de transformação da sociedade, a partir do crescimento das indústrias e das ofertas de empregos nas áreas urbanas.
Exercícios e mapa mental de macrocefalia urbana
Que tal uma forma fácil e rápida de memorizar os conceitos por trás da macrocefalia urbana? A solução pra isso está em um mapa mental. Veja-o, faça seu resumo e, a seguir, aprenda com as questões.
1. (UFV)
Leia o texto abaixo, extraído do romance O cortiço, que revela um grave e histórico problema habitacional dos centros urbanos brasileiros.
Um cortiço! Exclamava ele, possesso. Um cortiço! Maldito seja aquele vendeiro de todos os diabos! Fazer-me um cortiço debaixo das janelas!… Estragou-me a casa, o malvado!
[…] Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. […]
[…] E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente.
(AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 3. ed. São Paulo: Ática, 1975. p. 20-21.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a realidade urbana brasileira, assinale a afirmativa correta:
a) Devido ao pouco investimento em políticas habitacionais para as classes mais pobres, as moradias inadequadas são problemas que persistem no Brasil há mais de um século.
b) O problema relatado no texto é característico apenas em pequenos centros urbanos, uma vez que o governo federal aplica parcos recursos para construção de moradias.
c) O texto revela uma opção de grande parte da população brasileira, que por motivos culturais prefere viver nos cortiços.
d) Os cortiços não apresentam riscos à saúde nem à vida dos moradores, pois são construídos com padrões técnicos e arquitetônicos adequados.
e) As formas de habitação relatadas no texto se mantiveram ao longo do tempo, mesmo havendo uma elevação significativa da renda recebida pela população mais pobre.
2. (UFAL)
Sobre o tema Urbanização, analise as afirmações a seguir.
1) Os fatores que funcionam como atrativos da urbanização, nos países subdesenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização.
2) A forte urbanização nos países subdesenvolvidos só ocorreu em face do processo de globalização verificado após o fim da URSS, quando houve um aumento de exportações dos produtos primários.
3) As cidades, nos países desenvolvidos, foram se estruturando para absorver os migrantes, havendo, então, melhorias na infraestrutura urbana e um aumento da geração de empregos.
4) Nas áreas metropolitanas de países subdesenvolvidos, muitos desempregados, para garantir a sobrevivência, refugiam-se no subemprego da economia informal.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 4
c) 1 e 4
d) 2 e 3
e) 1, 3 e 4
3. (Unifesp-SP)
No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador
Gabarito
- Resposta: A
- Resposta: E
- Resposta: B
Agora que você já sabe tudo sobre macrocefalia urbana e já treinou com alguns exercícios do vestibular, pode continuar se preparando com conteúdo relacionado à urbanização.
Que tal continuar estudando com a gente? Confira o cursinho preparatório da Descomplica.