Mapa Mental: Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Já pensou em estudar Lipídios, Proteínas e Vitaminas com um mapa mental incrível? Você não pode perder esse aqui! =)

Mapa Mental: Lipídios, Proteínas e Vitaminas
Mapa Mental: Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Lipídios

Lipídios são substâncias que possuem como principal característica a insolubilidade em água e a solubilidade em determinados solventes orgânicos. A sua insolubilidade é devido ao fato de essas moléculas não apresentarem carga elétrica (são apolares) e, graças a isso, não possuem afinidade com moléculas polares como a água (hidrofobia).

Principais tipos de lipídios

Glicerídios: são os lipídeos mais encontrados nos alimentos, sendo representados pelos óleos e pelas gorduras. São formados pelo glicerol ( álcool de 3 carbonos e 3 moléculas de ácido graxo).

Se os ácidos graxos forem todos de cadeia saturada (carbonos unidos apenas por ligações simples), o glicerídeo será uma gordura, sólida à temperatura ambiente. Já se um ou mais dos ácidos graxos forem insaturados (carbonos unidos por ligação dupla), o glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiente.

Cerídios: as ceras possuem um álcool de cadeia longa (que não é o glicerol, como nos glicerídios) ligado a um ácido graxo. O fato de as ceras serem altamente insolúveis em água faz com que elas sejam muito úteis a plantas e a animais: muitas plantas possuem suas folhas recobertas de cera, impedindo a perda de água. Muitos animais podem apresentar ceras revestindo seu corpo e também podem utilizá-las para construção de moradias, como fazem as abelhas.

Bons estudos! =)

Continue estudando
artigo
Post do blog

Biologia: Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Para começar a semana bem, hoje teremos uma aula incrível sobre Lipídios, Proteínas e Vitaminas com os professores Rubens Oda e Alexandre Bandeira! 🙂 Para não perder essa aula, é só conferir o horário aqui no post e baixar o material!
artigo
Post do blog

Proteínas: o que são, tipos e classificação

Saiba como são formadas as proteínas, todos os tipos de classificações e as diversas funções que esta importante molécula orgânica pode exercer no corpo humano.