Mapa Mental: Introdução à Escrita

Já sabe tudo sobre redação? Dê uma olhada neste mapa mental irado sobre Introdução à Escrita e garanta sua nota 1000 no vestibular!

A escrita é uma tarefa que envolve o pensamento, ou seja, escrever é pensar. Essa tarefa não é natural e requer prática para que a prova de redação do ENEM seja feita em uma hora e seja aprimorado não só o que se diz, mas também como se diz.

A elaboração da escrita de uma redação se dá pela soma do conteúdo e da forma. A forma é estabelecida pelo domínio da linguagem formal culta (norma padrão). A norma padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio dentro de uma sociedade, e o conteúdo é estabelecido pelo conhecimento de mundo, leituras e eixos temáticos.

O “como se diz” pode ser realizado através dos níveis de linguagem, que são divididos em informal (coloquial e vulgar) e formal (erudito e culto). A linguagem coloquial é utilizada no cotidiano em que não é exigido a total atenção da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. A linguagem vulgar é extremamente fora do padrão gramatical e faz parte da fala dos analfabetos ou semianalfabetos, tendo as estruturas gramaticais “bagunçadas”.

Já no nível formal, a linguagem erudita implica conhecimento por ser um tanto preciosa e rebuscada, mas atualmente o seu uso quase que se restringe aos pesquisadores da linguagem e aos linguistas. Portanto, a linguagem culta é a que nos interessa por ser aquela ensinada nas escolas, usada em livros didáticos e, muitas vezes, nos telejornais.

VEM CÁ DAR UMA OLHADA NESTE RESUMO COMPLETO DE INTRODUÇÃO À ESCRITA!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo