Mapa Mental: Império Romano

Já está sabendo de tudo sobre o Império Romano? Dê uma olhada neste mapa mental e arrase na sua aula de história! <3

Em 27 a.C, Otávio Augusto se tornou imperador do Roma, dando início ao Império Romano, que teve seu fim apenas em 476 d.C. A nomenclatura império deveu-se a grande extensão territorial alcançada por Roma durante esse período. O Império Romano se estendia da Península Ibérica à Mesopotâmia, contornando grande parte do Mar Negro e todo o Mar Mediterrâneo.

QUER SABER DE TUDO SOBRE O IMPÉRIO ROMANO? NÓS TEMOS UMA AULA MARAVILHOSA PARA TE AJUDAR! <3

A partir do século III, o Império passou por intensas crises, inclusive econômicas, devido aos altos gastos para manter suas fronteiras protegidas, além de invasões de povos bárbaros, principalmente os germânicos, que ajudaram a desestabilizar o Império.

Houve diversas tentativas de solucionar as crises, como a mudança da capital do Império para Bizâncio (futura Constantinopla e atual Istambul), por Constantino, e a divisão do território em duas partes: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla, visando melhorar a administração.

No entanto, em meio às invasões de povos bárbaros ao Império Romano do Ocidente, houve um intenso processo de ruralização visando fugir e se proteger dessas invasões. Tal fato culminou na queda de Roma, em 476, marcando o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média.