Blog Descomplica
Imagem para ilustrar artigo sobre escravidão no brasil

História da Escravidão: Mapa Mental de estudo Ilustrado

Pensando na sua preparação paro Enem, preparamos um conteúdo completo sobre a Escravidão no Brasil pra você. Confira aqui e estude com a gente.

Atualizado em

Compartilhe

Comentários

Vinicius Potasio
Vinicius Potasio
26/07/2023 às 09:27

Caso o vestibular ou concurso seja mais abrangente e queira cobrar como os escravos chegavam aos navios negreiros, vale lembrar que antigamente, antes de Cristo até, era normal prisioneiros de guerra se tornarem escravos. No caso da escravidão no Brasil, europeus davam principalmente armas e bebidas alcoólicas para tribos africanas em troca de prisioneiros de guerra que essas tribos faziam contra outras tribos africanas. E esses prisioneiros eram vendidos aqui no Brasil para serem escravos. Depois esses europeus voltavam a Europa, com o dinheiro da venda de prisioneiros compravam mais armas e outras coisas mais e voltavam a África para fazer novamente o escambo. Então resumindo: europeu dava mercadoria paras africano, africano dava prisioneiros africanos, europeu vendia prisioneiros africanos serem escravos para senhores de engenho e europeu voltava para Europa e comprava mais mercadoria para ir à África... Essa "triangulação" que os traficantes faziam Europa - África - América mantida por muitos anos graças a esses 3 pontos é muito pouco divulgado, pois atrapalha a narrativa que apenas os europeus "ganhavam" com isso. Muitos países e hegemonias africanas estão no poder graças a isso.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
28/07/2023 às 12:04

Olá, Vinicus! Ficamos agradecidos por trazer esse texto com mais informações agregando nosso post. Obrigada por compartilhar com a gente! 📚💚😀


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você