Mapa Mental: Geopolítica Mundial e Conflitos

Que tal aprender mais sobre Geopolítica Mundial e Conflitos com um mapa mental incrível? Não perca esse aqui de jeito nenhum! <3

Já discutimos qual seria a Nova Ordem Mundial e diversas implicações dessa mudança significativa de poder na escala global. Mas você saberia nos responder sobre as principais questões dessa nova agenda geopolítica? O quê? Você não sabe nem o que é geopolítica?! Calma, esse resumo vai garantir uma compreensão dos assuntos que estão bombando nas relações internacionais!

O que seria a geopolítica mundial?

Na Academia, o termo “geopolítica” tem como essência uma conotação estratégica, muitas vezes militar, enquanto o termo “geografia política” faz mais referência à organização dos Estados, das regiões, das entidades administrativas, das fronteiras e seus respectivos habitantes. Mas, no uso comum, ambos os termos são representam a “Geopolítica Mundial”. Constatamos que, nos dias de hoje, devido à globalização e à queda do mundo bipolar, os laços e relações entre os países se multiplicaram, se tornaram mais complexos e se diversificaram. Nas décadas recentes, os grandes centros universitários aumentaram, e muito, o número de seções sobre geopolítica, respondendo a uma demanda crescente de análises ditas “geopolíticas”.

Com suas pesquisas sobre as interações entre as grandes regiões/zonas do mundo (energética, matérias-primas, fluxo de mercadorias, rotas de comércio etc.), a geopolítica se interessa naturalmente na política internacional e seus aspectos diplomáticos. A escala de atuação das pesquisas, portanto, é a escala global, internacional. Alguns autores, porém, argumentam e realizam trabalhos sobre uma “geopolítica interna”, ou seja, com uma escala intranacional.


Leia o resumo acima na íntegra!

Confira também as questões comentadas sobre Geopolítica Mundial e Conflitos! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! <3

Bons estudos! ;D

Continue estudando
Post do blog

Questões Sobre Guerra Fria — o Mundo Bipolar

Depois de ler o resumo que preparamos com o tema “Guerra Fria: o Mundo bipolar”, você pode testar seus conhecimentos e ficar mais preparado para o assunto, respondendo as questões sobre Guerra Fria que reunimos nesse post. Elas foram tiradas de provas anteriores do ENEM e de outros vestibulares importantes.
artigo
Post do blog

Guerra Fria: o mundo bipolar

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países. Foi dessa chamada disputa ideológica que surgiu a Guerra Fria. Esse período de disputa hegemônica teve esse nome por ter acontecido apenas no campo ideológico, não chegando a haver uma declaração oficial de guerra entre os blocos.
artigo