O que você acha de aprender sobre o Gênero Propaganda com a ajuda de um mapa mental? Então, dá uma olhada nesse aqui:
Os textos propagandísticos/publicitários, como o próprio nome já diz, têm como objetivo principal a propaganda. Através desta, anuncia-se um determinado produto, uma ideia, um benefício, um movimento social, um partido, entre outros. Como seu objetivo é convencer, é natural que a função apelativa da linguagem se destaque neste gênero textual.
Sendo o objetivo persuadir o receptor, o texto publicitário, a fim de chamar a atenção, apresenta um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca explicando por que o produto é bom e, ao mesmo tempo, estimulando a possuí-lo e depois comprar. No entanto, isso não é feito aleatoriamente. Toda propaganda tem um público-alvo, sempre voltado para uma pessoa ou coletividade, com base em dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo.
Para atingir o seu propósito, os textos publicitários costumam utilizar verbos no modo imperativo e contam com outras estratégias argumentativas. A boa propaganda trabalha com uma linguagem sugestiva por meio da ambiguidade, da ironia, do jogo de palavras e de subentendidos, ou seja, vários formatos conotativos que fazem com que o público perceba a sutileza da inteligência dos textos.
Quer aprender mais sobre o texto propagandístico e, de quebra, aprender sobre o texto jornalístico?
Continue lendo o resumo na íntegra e não deixe de conferir também a nossa lista: 7 tipos de textos jornalísticos que você vai aprender com Sandra Annenberg e Evaristo Costa!
Estude com a Família Descomplica e gabarite os melhores vestibulares do Brasil! <3