Mapa Mental: Estatística

Não deixe matemática complicar sua vida! Descomplique com este mapa mental maneiro e saiba tudo para arrasar na sua prova de estatística! :3

Em estatística, estuda-se o comportamento dos eventos como um todo, suas ocorrências, sua frequência, variações, etc. Essa é uma área bem interessante da matemática e é certo de cair no seu vestibular. O número de questões sobre esse assunto é cada vez maior! Mas não se assuste: as questões em geral são simples, basta saber o conceito e as aplicações.

Média nada mais é do que o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Veja melhor com os exemplos.

Ex 1: Calcule a média final de um aluno do Colégio Militar, sabendo que as notas dele em 4 provas foram:

P1 = 5,5
P2 = 6,0
P3 = 8,0
P4 = 3,5

Ex 2: Calcule a média de um aluno do Colégio Pedro II, onde cada prova tem um peso diferente.

P1 = 5,0 (peso 3)
P2 = 7,0 (peso 3)
P3 = 8,5 (peso 4)

QUER SABER MAIS SOBRE ESTATÍSTICA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO SOBRE MÉDIA, MEDIANA E MODA!

Fique por dentro de tudo sobre Média, Mediana e Moda!

Essas 3 medidas de centralidade e dispersão são muito evidentes no ENEM, e não há nada de absurdamente difícil nelas. Pelo contrário: são assuntos simples e, agora, vão ficar ainda mais simples! É ler essa lista e ter certeza que vai acertar todas as questões desse assunto. Em estatística, estuda-se o comportamento dos eventos analisados em uma amostra, a fim de se observar padrões. Então, vocês vão aprender tudo sobre média, mediana e moda pra usar no ENEM. Vamos lá!

AINDA TEM DÚVIDAS? DÊ UMA OLHADA NESTA LISTA COMPLETA E DESCUBRA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MANDAR BEM NO ENEM!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Nós te ajudamos a calcular a sua média do ENEM, confira!

Você sabia que a nota média do ENEM é de 500 pontos? Mas, em programas como o Sisu e ProUni, para cada curso e para cada universidade há uma média e pesos que você deve atingir, que formam a nota de corte. Você já pode calcular a sua, com base no seus resultados individuais no ENEM, divulgados essa semana,  e nos pesos adotados pela sua universidade para o curso que você deseja fazer (você pode consultar esses pesos nos editais das universidades).  Basta preencher a calculadora abaixo com os dados necessários para tirar a sua média:
artigo
Post do blog

Juros Simples: aprenda o que vai cair no seu vestibular

Juros é o valor a ser cobrado pelo empréstimo do dinheiro.