Mapa Mental: Circulação Comparada

Mapa Mental: Circulação Comparada
Mapa Mental: Circulação Comparada

O sistema circulatório possui a função de garantir a distribuição de oxigênio e nutrientes a todos as células do organismo, manter o equilíbrio hidrossalino do corpo e transportar excretas. Para tanto, existe um coração que bombeia o líquido para as células com uma determinada frequência. O líquido circulante pode ser incolor, chamado de hemolinfa, presente nos insetos, ou colorido, graças à presença de pigmentos como a  hemoglobina, presente em muitos invertebrados e em todos os vertebrados.

Sistema circulatório humano
Sistema circulatório humano

Quais são os tipos de sistema circulatório?

Nos animais existem dois tipos de sistema circulatório: o sistema aberto e o sistema fechado.

No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Posteriormente, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeia para os tecidos. Este sistema é encontrado em artrópodes e na maioria dos moluscos (cefalópodes são os únicos do grupo que apresentam sistema fechado).

Sistema circulatório aberto (gafanhoto)
Sistema circulatório aberto (gafanhoto)

Também não deixe de testar seus conhecimentos para o Enem e para os vestibulares com os exercícios resolvidos sobre este tema! :*

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Sistema Circulatório

Leia o resumo “Como funciona o Sistema Circulatório?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: FUVEST – Biologia

artigo