Você sabia que América Latina cai muito no vestibular? Confira este mapa mental feito especialmente para você e se prepare para arrasar na escola e no ENEM! :3
É muito importante estudar América Latina para o vestibular, principalmente o período que compreende o século XX. Essas nações passaram por muitas transformações políticas e econômicas e, por conta disso, devemos esclarecer tudo de maneira simples, para que não apareçam mais dúvidas.
Argentina, Chile e Nicarágua são os conteúdos mais cobrados no vestibular quando América Latina contemporânea é abordada. Peronismo, o governo de Salvador Allende, as ditaduras militares – tanto argentina como a chilena – e o movimento sandinista são os tópicos comentados neste resumo.
Juan Domingos Perón foi eleito presidente em 1946 e posteriormente reeleito em 1951. Implantou um programa social apoiado pelo Partido Justicialista. Foi um presidente populista de caráter nacionalista e também paternalista. Aproveitando que a Argentina vivia um cenário econômico favorável, Juan Domingos Perón contou com o apoio operário para aplicar suas teorias. Junto de sua esposa Evita, Perón, enquanto esteve a frente do governo, intensificou o controle do Estado sobre a economia, nacionalizando vários setores (indústria, transporte, energia).
QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DE TUDO SOBRE AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA!
Que tal viajar pro Chile hoje? Parece ser uma ótima ideia. Mas e se você tivesse que viajar na década de 1970 e 1980? O Descomplica te ajuda e te aponta os lugares que você NÃO poderia ir se tivesse que viajar pro Chile durante a Ditadura do General Pinochet. Quer ver quais são? Anota aí!
FICOU CURIOSO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTA LISTA COMPLETA. ALÉM DE SE DIVERTIR, VOCÊ APRENDERÁ SOBRE A DITADURA DE PINOCHET!