Mapa Mental: Agricultura e Modelos Produtivos

Tem dúvidas sobre Agricultura e Modelos Produtivos? Confira este mapa mental que vai salvar sua prova de geografia!

#

A Agricultura

Desde a mudança na forma de ocupação da superfície terrestre, do nomadismo para o sedentarismo, o ser humano começou a dominar a natureza com a finalidade da produção agrícola. Talvez por ser uma prática bastante antiga e ser passível a sua execução com baixa quantidade de técnica, ela muitas vezes é menosprezada como atividade econômica por cientistas, professores e alunos no processo de aprendizado e ensino. A agricultura com baixa técnica e produtividade é apenas um modelo produtivo, muitos outros podem ser altamente capitalizados, com grande quantidade de técnica empregada, valor agregado e alta taxa de produtividade.

Os modelos produtivos

Existem três erros bastante comuns quando se pensa em agricultura. O primeiro deles é pensar em agricultura como produção de alimentos. Agricultura também é produção de alimentos, porém, produção agrícola encontra mais mercado, no mundo contemporâneo, na alimentação de animais de abate e no abastecimento fabril. Outro mito comum é o de relacionar agricultura com uma atividade econômica do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento. Os maiores produtores de alimentos são alguns dos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e a região que compreende a União Européia. O terceiro e último mito é pensar na agricultura como algo único e simples, sem diversidade. Na realidade, existem diversos modelos produtivos com diversas características únicas que os diferenciam.

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!

Continue estudando
Post do blog

Geografia Agrária: Entenda mais sobre o tema- Parte 1

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falaremos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já na segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.
artigo