Introdução e Conclusão

Olá, galera! Tudo bom?

Hoje vou postar alguns breves comentários retirados do PeR acerca da introdução e da conclusão. Semana que vem, a pedidos, farei um post somente sobre conectivos 🙂 Segue:

Introdução
A introdução é a porta de entrada para a sua redação, portanto é bom que seja convidativa. Entretanto, lembre-se: não se começa redação argumentando. Introdução visa contextualizar e apresentar sua tese. Não confunda, pois isso pode tornar sua redação confusa e mal-estruturada. Cada fase com sua função, e uma redação tecnicamente perfeita, que respeita a função de cada parte é, sim, muito influente na nota!

Conclusão

A conclusão, numa redação, é responsável por sintetizar as ideias apresentadas anteriormente. No ENEM, também tem a função de apresentar uma proposta de intervenção, visto que são temas sociais que requerem as soluções do aluno para as problemáticas apresentadas. Se quiser apresentar propostas de intervenção em temas sociais, mesmo que não seja na prova do ENEM, também é uma boa maneira de encerrar o seu texto, sempre ratificando o seu posicionamento e a tese apresentada na Introdução.

Espero que alguma luzinha tenha feito plim-plim em cima de vossas cabecinhas!

Carolina Turboli
Monitora de Redação

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀