Blog DescomplicaInscreva-se

Exercícios Resolvidos: Práticas da Cultura

Resolva exercícios de vestibular sobre "Cultura", aprenda o passo-a-passo das resoluções e prepare-se: você vai gabaritar o Enem e os vestibulares!

Atualizado em

Leia o resumo "O que é Cultura?" e resolva os exercícios abaixo.

1. (Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.

(Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012).

Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de quea) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.2. (Enem 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elasa) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.b) perderam a relação com o seu passado histórico.c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.3. (Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.

LEIBOWITZ, E. “Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê”. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010.

A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:a) A história e a natureza.b) O exotismo e as culturas.c) A sociedade e a economia.d) O comércio e o ambiente.e) A diversidade e a política.4. (Enem 2013) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica pora) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.5. (Enem 2012) As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.

ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante daa) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos.d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.6. (Enem 2011) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significava produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porquea) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

GABARITO

1. EResolução passo-a-passo:a) A internet não é um mecanismo de geração de cultura, mas de adesão.b) A internet não gera a consciência social, mas serve como instrumento de divulgação de valores.c) A revolução científica não tem por fim nenhum evento político, embora possa ajudar na deposição de governantes antidemocráticos.d) A internet pode veicular todo tipo de informação, mas essa questão não trata do fortalecimento de governos opressores.e) Todos os meios de comunicação são grandes ferramentas na veiculação e adesão de valores sociais.2. CResolução passo-a-passo:a) O texto deixa claro que não se trata de uma reprodução, mas da compreensão do processo histórico da cultura brasileira.b) Elas estão diretamente ligadas ao seu passado, de modo que é importante conhecê-lo para melhor compreende-las.c) Essas manifestações culturais são resultantes de elementos africanos misturados com elementos brasileiros, uma cultura híbrida.d) Compreender essas manifestações favorece a integração interracial, uma vez que elas não são “coisas de negros”, mas de brasileiros.e) Essa alternativa não possui nenhum nexo com a questão.3.BResolução passo-a-passo:a) De fato a história da África não é respeitada nesses filmes, mas a natureza recebe destaque.b) O exotismo é o ponto mais presente nos filmes citados, mas as culturas não recebem o devido valor.c) A sociedade não é dignamente representada nesses filmes, muito menos a economia.d) O comércio não recebe destaque nos filmes citados, mas o ambiente sim.e) Como a cultura africana costuma ser caricaturizada, não podemos dizer que a diversidade seja observada, mas a política recebe alguma atenção.4. BResolução passo-a-passo:a) Não existe um nexo necessário entre atributos religiosos ou divinos e cultura popular.b) As quadrilhas são folclores justamente por pertencer a toda a cultura nacional.c) Nem toda arte ou espetáculo é folclore.d) O vestuário da quadrilha é uma mistura da simplicidade rural com a sofisticação francesa.e) Não existe um nexo necessário entre essas características e o folclore.5. EResolução passo-a-passo:a) As quebradeiras de coco não têm relação com as taxas de homicídio da região.b) Esse é o extremo oposto do movimento. Há coletividade e vínculo histórico sim.c) A escassez de água pode prejudicar o trabalho das quebradeiras, não inspirar.d) Essa alternativa não está incorreta, mas não é a causa do movimento.e) As quebradeiras se uniram como forma de resistência aos fazendeiros e posseiros que impõem severas restrições a elas.6. CResolução passo-a-passo:a) As crianças não são capazes de fazer uma observação madura do conteúdo adquirido.b) O conteúdo adquirido pode favorecer a integração social ou não.c) As crianças não respondem por si e por isso não são capazes se criticar as informações recebidas.d) Esse motivo não torna as crianças vulneráveis.e) Esse motivo não torna as crianças vulneráveis.

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts