Exercício Resolvido: UNICAMP – Química

Preparado para a prova da UNICAMP? Resolva este exercício de química e fique craque!

(UNICAMP) Computadores, televisores, transformadores elétricos, tintas e muitas outras utilidades que facilitam a comunicação, já empregaram os PCBs (compostos bifenílicos policlorados). Infelizmente, a alta estabilidade dos PCBs, aliada às suas características prejudiciais, os colocou dentre os mais indesejáveis agentes poluentes. Esses compostos continuam, ainda, presentes no ar, na água dos rios e mares, bem como em animais aquáticos e terrestres. O gráfico a seguir mostra a sua degradabilidade, em tecidos humanos.

a) Imagine que uma pessoa, pesando 70 kg, ingere 100 kg/ano de um alimento contaminado com 0,3 ppm (mg kg-1) de PCBs, e que o nível letal de PCBs para o ser humano seja 1300 ppm. Será possível que este nível de PCBs seja alcançado, ao longo de sua vida, considerando a alimentação como única forma de ingestão de PCBs? Responda sim ou não e justifique.

b) Após realizar exames de laboratório, uma moça de vinte e cinco anos descobriu que estava contaminada por 14 ppm de PCBs, o que poderia comprometer seriamente o feto em caso de gravidez. Deixando imediatamente de ingerir alimentos contaminados com PCBs, ela poderia engravidar ao longo de sua vida, sem nenhum risco para o feto? Responda sim ou não e justifique, sabendo que o limite seguro é de aproximadamente 0,2 ppm.

GABARITO

a) Primeiro nós vamos desconsiderar a eliminação de PCBs, que é muito pequena, em função do tempo.

Convertendo as unidades, temos: 0,3 ppm corresponde à 0,3 mg/kg.

Por ano a pessoa contaminada ingere 0,3 mg/kg x 100 kg/ano = 30 mg.

Para atingir a quantidade letal, a quantidade de PCBs deverá acumular. Como a pessoa pesa 70 kg a quantidade letal será: 1300 ppm x 70 kg = 91000 mg.

Podemos então fazer uma comparação:

30 mg → 1 ano

91000 → x anos

x = 3033 anos.

Logo, não é possível atingir o nível letal nas condições consideradas. Se a eliminação fosse considerada (neste caso a resolução é mais difícil, além de desnecessária), o tempo necessário para alcançar o nível letal seria maior ainda.

b) Sabemos que a meia vida é o tempo necessário para que a massa de uma amostra radioativa chegue na metade então, de acordo com o gráfico o tempo de meia vida será 10 anos:

Quanto tempo vai demorar para chegar ao limite seguro de concentração (0,2 ppm)?

Então a moça somente poderia engravidar após um período maior do que 60 anos, quando teria mais de 85 anos, o que significa que ela nunca poderia engravidar de modo seguro (nas condições atuais do conhecimento humano).

Continue estudando
artigo
Post do blog

Quais são as principais unidades de concentração química?

Você sabe quais são as principais unidades de concentração química? Sabe que elas caem no vestibular? Aprenda com a gente a desvendar essa matéria!
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Mistura e solubilidade

Leia o resumo Quais as definições de mistura e solubilidade? e resolva os exercícios abaixo.