Exercício Resolvido: FUVEST - Geografia

1. (FUVEST) O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, tornara irreversível (lixo).

Carlos W. Porto Ͳ. Gonçalves. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado.

Conforme o excerto acima, é correto afirmar:

a) Com o aumento da produtividade, será possível vencer o efeito estufa e superar o problema da produção de lixo.
b) A humanidade superou os problemas decorrentes da produção de lixo, graças à racionalidade instrumental e à tecnociê
c) Os tempos da concorrência e da acumulação de capital vêm sendo subordinados ao tempo da natureza.
d) A aceleração do tempo de acumulação de capital permite eliminar a irreversibilidade da produção do lixo.
e) A busca pelo aumento da produtividade impõe a diferentes elementos da natureza o tempo dos interesses capitalistas.

GABARITO

1. E

O modo de produção capitalista pressupõe o aumento crescente de competitividade e a incorporação de inovações. Caso a produtividade não aumente, a empresa pode perder fatia de mercado e consequentemente falir. Com isso, todo o setor produtivo, desde a extração de recursos até a deposição de resíduos, também obedece a lógica do tempo e do espaço regidas pelas engrenagens da produtividade. A questão retrata fundamentalmente esta submissão do lixo pela lógica mercantil e por isso a resposta correta consiste na letra E. Pensando agora em outra questão, a mesma lógica transplantada para a produção e extração de alimentos tem um grande fator que nos exemplifica a submissão do campos pelas lógicas da produção – que são os insumos agrícolas que colocam em risco, em alguns casos, a segurança alimentar para obtenção de maior ritmo e previsibilidade na produção. Como foi o caso do DDT para controle de pragas e o controverso debate sobre transgênicos e seus impactos na saúde humana e na ética ao tratar com a vida.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Quais São os Principais Problemas Ambientais Urbanos?

Nós vivemos em um cenário em que a preocupação com o meio ambiente é cada vez melhor, principalmente nas grandes cidades. E com razão, pois os problemas ambientais urbanos se mostram cada ano mais expressivos. Separamos algumas informações importantes para que você consiga entender o problema e acertar todas as questões sobre o assunto.
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Conferências Ambientais e Sustentabilidade

Leia o resumo Como ocorrem as Conferências Ambientais e o que elas têm a ver com Sustentabilidade? e resolva os exercícios abaixo.