Esse resumo vai te ensinar 5 tipos de governo e você vai aprender na maior mamata

Cumprimentos natalinos, galerinha do Descomplica! Hoje nosso resumo será bem maneiro! Vamos falar sobre os tipos de governo e suas diferentes características. Muitas vezes nós estudamos a ditadura, a república, governos totalitários, mas não entendemos muito bem do que se trata. Agora, seus problemas acabaram! Você será um expert nos tipos de governo que temos por aí. Então, vamos lá!

1. República

A palavra república tem raiz latina e significa “coisa pública”, ou seja, é um governo de “todos”, consensual, digamos assim. A república é um tipo de governo na qual o chefe de Estado, ou presidente, como conhecemos mais, é eleito pelo povo, através do voto. Normalmente esse voto é livre e realizado de forma secreta, assim como ocorre aqui no Brasil.

2. Monarquia

A monarquia é a forma de governo mais antiga que vigora até hoje. O monarquismo, como também é conhecido, é uma forma de governo em que o rei ou rainha (monarca) permanece no governo até a morte ou mesmo se abdicar do trono. Trata-se de um governo hereditário, ou seja, passando para os parentes mais próximos. Pode parecer fácil se manter no poder, mas não é. Reger um reino requer muito “jogo de cintura”, é necessária uma administração que agrade a população e traga harmonia socioeconômica.

3. Parlamentarismo

O parlamentarismo é um tipo de governo muito versátil. Ele cabe tanto em um governo monárquico (como é o caso inglês), como numa república. É sobre ele que temos a velha frase que o William sempre repete: “É aquele que o rei reina, mas não pode governar”. Isso quer dizer que, neste governo, o monarca ou presidente não tem poderes de chefe de Estado, são mais figuras representativas. Ao invés deles é o famoso primeiro-ministro que governa e tem as responsabilidades políticas do país.

4. Totalitarismo

O totalitarismo só passou a existir no mundo contemporâneo, pós-Primeira Guerra, lembra? Este é um conceito abrangente e define todo tipo de governo no qual uma pessoa controla todo o Estado. Esse governo também possui um forte controle sob seus cidadãos e grande intervencionismo na economia.

5. Ditadura

A ditadura é um regime político que não possui democracia, ou seja, não há participação da população. O poder, assim como no totalitarismo, está centrado em uma só figura. Normalmente esse tipo de governo é estabelecido através de um golpe de Estado.

E aí, curtiu o resumo? Achou legal? Faz um comentário aqui em baixo e conta pra gente o que achou! Beijos históricos.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Liberalismo

Quer saber tudo sobre o Liberalismo? Confira este mapa mental maneiro que vai salvar a sua prova!
artigo
Post do blog

Você sabe como foi o processo de consolidação do liberalismo?

A transição do Antigo Regime para uma sociedade liberal se iniciou na Europa durante o fim do século XVII e se estendeu para o Brasil, principalmente, no século de XIX.
artigo