Condensação química: causas e exemplos

Entenda o que é condensação, como acontece e onde podemos encontrá-la no ensino de química.

Condensação é o nome dado a uma mudança de estado físico. Quando nós falamos em condensação, estamos dizendo que alguma coisa está mudando do estado físico gasoso para o estado líquido. Podemos encontrar em alguns lugares como liquefação.

A liquefação (condensação) é um processo exotérmico, que envolve liberação de calor. Ou seja, para um gás passar para o estado líquido, é necessário que ele perca esse calor. Essa transformação está presente em muito momentos, que nós iremos ver agora nesse texto.

O que é condensação?

Condensação é o nome dado a uma mudança de estado físico. Quando um gás ou vapor, passa para o estado líquido, nós iremos chamar de condensação. Condensação também pode ser conhecido com liquefação.

O que é condensação

Essa transformação é classificada como exotérmica. Isso quer dizer que, ocorre uma liberação de calor. As partículas do gás vão perdendo energia, começam a vibrar menos e a se aproximarem uma das outras, mudando para o estado gasoso. Geralmente essa transformação ocorre diminuindo a temperatura, mas é possível alterar a pressão e também fazer essa mudança de estado físico.

A ideia das partículas se aproximarem vai se aplicar com relação a pressão também. Se nós mantivermos a temperatura constante, e começarmos a aumentar a pressão, o volume irá diminuir. Dessa forma, as partículas do gás vão chegando mais perto, até que chegar um momento em que muda para o estado líquido.

Condensação no dia-a-dia

Nós podemos ver esse fenômeno ocorrendo em vários momentos do nosso dia-a-dia. Vamos ver alguns deles agora.

É muito comum quando nós estamos bebendo um refrigerante que está bem gelado, observarmos a formação de água do lado de fora. De onde que veio essa água? Essa água sofreu uma condensação, ela estava no ar na forma de vapor de água. Quando entra em contado com a superfície mais fria da garrafa de refrigerante, ela condensa, formando água líquida.

Copo de refrigerante com água condensada do lado de fora.

Outro exemplo que está muito presente em nosso cotidiano é quando nós pensamos na chuva. Uma das etapas do ciclo da chuva, envolve a condensação.

Desenho simplificado mostrando o ciclo da água

Nós podemos observar que uma das etapas está com o nome de condensação. Isso quer dizer que ali está ocorrendo uma transformação da água na forma de vapor para a forma líquida. Basicamente o sol aquece a água dos mares, rios, oceanos, até ocorrer uma vaporização. A água que sofreu vaporização agora está no estado líquido. Na sequência ela é resfriada até sofrer liquefação, passando para o estado líquido, formando as nuvens.

Condensação no laboratório

Dentro de várias áreas da química é possível ver uma condensação ocorrendo. Uma muito comum é quando nós estamos trabalhando com destilação. Por exemplo a destilação do petróleo. A técnica utiliza para separar as frações do petróleo é a de destilação fracionada. Uma das partes do equipamento é chamado de condensador.

Aparelho de destilação simples

A amostra analisada será aquecida até que ocorra a ebulição de algum componente. Na sequência, o vapor que chegar ao condensador, por ele estar numa temperatura mais baixa, fará com que o vapor mude para o estado líquido, ou seja, ocorrerá uma condensação.

Condensação no diagrama de fases

A condensação é possível de ser observada em um gráfico. Vamos ver agora, onde está ocorrendo a condensação no diagrama de fases.

ondensação no diagrama de fases

Analisando o gráfico, podemos observar que onde está com a seta verde, marca a mudança de estado vapor (gasoso) para líquido. Temos então a mudança do estado condensação (liquefação). Através do gráfico também é possível observar que uma amostra entre a temperatura T1 e T2, aumentando a pressão, mantendo a temperatura constante, haverá uma condensação.

Assista também 👉 Estados da matéria - QQD

Atendendo a pedidos, fizemos o "Quer Que Desenhe?" sobre os Estados Físicos da Matéria! Esse tópico de Química é um dos favoritos do Enem e é sempre importante estar craque nos assuntos que são certos de cair na hora da prova. Por isso, chamamos o Allan para te ensinar certinho tudo sobre a pauta! Sempre se perguntou como a água que você usa para lavar aquela panela quente do brigadeiros evapora tão rápido? Pois dá o play pra ver as nossas dicas e não esqueça de baixar o mapa mental pra estudar todos os detalhes! 😉

👉 Baixe o mapa mental desse vídeo completo e em alta definição clicando aqui

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Química de graça no Descomplica!

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

8 métodos de separação de misturas que fazem parte do seu dia a dia

Já sabe tudo sobre Separação de Misturas? Vem aprender com a gente e ficar preparado para sua prova de química!
artigo
Post do blog

Química: Separação de Misturas

Quem está animado para a segunda semana de aulas? Quem quer aprender sobre Separação de Misturas? o///
artigo