
Diversas funções são realizadas nos animais. Isso se deve ao envio e recepção de diversas mensagens que atigem diferentes órgãos e sistemas que os organismos possam ter. Nesse caso, podemos observar dois tipos de controles para que os animais possam ter a sua fisiologia funcionando: há o controle hormonal, realizado exclusivamente por substâncias químicas que são lançadas na corrente sanguínea até chegar às suas células alvo, e o controle nervoso, onde parte da mensagem encaminhada e transmitida é química e parte é elétrica. Neste resumo, você verá como funciona o sistema nervoso, que pode ser dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, além de ver como o controle ocorre através do impulso nervoso.
Este compreende o encéfalo e a medula espinhal, no caso dos vertebrados, que realizam em geral os controles do corpo, como os 5 sentidos e o controle motor. Esta parte do sistema nervoso é protegida pelo crânio e pelas vértebras. A parte mais interna é mais clara, chamada substância branca, formada pelos axônios recobertos de mielina, material lipoproteico que envolve as fibras e aumenta a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos. Na região mais externa é mais escura, também conhecida como substância cinzenta, que forma o envoltório ou córtex cerebral.
Esta parte do sistema nervoso não está incluso no sistema nervoso central, mas ao final envia mensagens ao SNC. Ele compreende os nervos, gânglios nervosos e órgãos terminais, como os nervos sensitivos, nervos motores e nervos mistos. Os nervos sensitivos recebem o estímulo de órgãos sensitivos e levam o impulso nervoso ao SNC. Já os nervos motores recebem a mensagem do SNC os levam à uma glândula ou músculo. Os nervos mistos realizam ambas as funções citadas acima.
Os neurônios são células nervosas que realizam a propagação do impulso nervoso. Eles possuem os dendritos (que recebem a mensagem química de outro neurônio), o corpo celular (região que propaga a mensagem química recebida até o axônio), o axônio (que realizará a passagem da mensagem química) e os telodendros (que emitirão a mensagem química a outros neurônios). Veja um esquema do neurônio abaixo:
O impulso nervoso tem um sentido específico: vai dos dendritos, passa pelo corpo celular e chega ao axônio, terminando no telodendro. A comunicação entre neurônios ocorre através da passagem de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, que atravessam a fenda sináptica (entre os telodendros de um neurônio e os axônios de outro).
Depois que um neurônio passa os neurotransmissores para o outro e a mensagem química percorre o corpo celular, chega a vez da transmissão através dos axônios, que, como dita anteriormente, é elétrica. Quando em repouso, o axônio está positivo fora, devido a uma maior quantidade de Na+ fora e negativo na região interior, devido a uma maior quantidade de K+ dentro. Essas diferenças de concentração devem-se à bomba de sódio e potássio, que, por transporte ativo e consequente gasto de energia, mantém essa diferença de concentração destes íons.
Quando ocorre o estímulo, essa polaridade se inverte pela entrada de sódio no axônio e saída de potássio no mesmo. Neste caso, dizemos que a membrana do neurônio (ou melhor falando, do axônio) está despolarizada. Nesse momento, esta célula não emite mais estímulos. Entretanto, para que ela volte a funcionar e consequentemente enviar mensagens, ela é repolarizada pela entrada dos íos K+ e saída dos íos Na+, tornando-a positiva do lado de fora e negativa do lado de dentro.
E aí, fixou o assunto para o vestibular? Você pode ver como o jogo Mario Kart te ajuda a entender o Sistema Nervoso, revisar os principais conceitos com um mapa mental incrível etambém resolver os exercícios abaixo para testar os seus conhecimentos!
1. (FaZU-2001) A região de encontro entre os neurônios e entre neurônios e órgãos, onde ocorre a transmissão química de impulsos elétricos, é denominada:
a) desmossomos
b) axônio
c) neuroglia
d) bainha de mielina
e) sinapse
2.(Mack-2008) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta:
a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.
b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.
c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.
d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.
e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.
3. (Fuvest-2004) O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y.
a) Tomando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II?
b) Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles?
c) Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse.
1. E
2. A
3. a) Os impulsos se propagam de Y para X.
b) A transmissão do impulso nervoso ocorre, na sinapse, graças à liberação de mediadores químicos (neurotransmissores) pelas terminações do axônio do neurônio II. Essas substâncias atuam nos dendritos (e não “dentritos”, como está na figura) do neurônio I.
c) A transmissão unidirecional na sinapse é garantida pelo fato de que as vesículas com neurotransmissores existem apenas nas terminações do axônio pré-sináptico.