Ácido acético: aplicações e fórmula estrutural

Ácido acético é o nome usual do ácido etanoico. A função orgânica presente nesse composto é o ácido carboxílico. Ele está presente no vinagre muito usado nas saladas.

Ácido acético faz parte do grupo dos ácidos carboxílicos. Está presenta no vinagre na concentração de aproximadamente 7%. O seu nome usual acaba sendo mais visto do que o IUPAC, mas segunda as regras, a sua nomenclatura oficial é ácido etanoico.

O ácido acético apresenta fórmula molecular C2H4O2. Pode ser obtido a partir da oxidação do etanol (C2H6O) na presença de oxigênio e bactérias. Vamos ver mais detalhes sobre esse processo, entender a estrutura do ácido acético e suas possíveis aplicações.

1. Estrutura do ácido acético

Ácido acético é a nomenclatura usual do ácido etanoico (IUPAC). Analisando pelo nome, nós podemos observar que ele é formado por dois átomos de carbono. Por fazer parte da função ácido carboxílico, apresenta uma carboxila. Veja a fórmula estrutural do ácido acético.

Fórmula estrutural do ácido acético.

Figura 1: Fórmula estrutural do ácido acético.

Podemos contar a quantidade de átomos e chegar na fórmula molecular do ácido que é: C2H4O2.

Como o próprio nome sugere, ácido etanoico, esse composto é um ácido. Ou seja, se adicionarmos ele em água, haverá uma liberação do hidrogênio ligado ao oxigênio. Fazendo com que o pH do meio seja menor que sete.

Reação do ácido acético com água:

Reação de ionização do ácido acético em meio aquoso.

Figura 2: Reação de ionização do ácido acético em meio aquoso.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Química de graça no Descomplica!

2. Obtenção do ácido acético

Existem várias formas de chegar no produto ácido acético. Uma delas seria através da fermentação do etanol por meio de bactérias aeróbias. Essas bactérias pertencem à família das Pseudomonodaceae, um exemplo seria a Acetobacter aceti. Esse processo biológico é menos usado hoje. Devido à grande demandando, a produção precisar ser feita em escala industrial. Para isso utiliza uma reação que consiste na carbonilação do metanol.

Processo biológico:

CH3 – CH2 – OH + O2 → CH3 – COOH + H2O

Processo industrial:

CH3 – OH + CO → CH3 – COOH

É claro que ambos os processos são bem complexos. Mas simplificando a gente pode pensar que no processo biológico, o etanol é fermentado por uma bactéria em meio aeróbio até produzir o ácido acético. Já no processo industrial, nós temos a “adição” de uma carbonila (C = O) ao metanol. Essa reação precisa de uma temperatura, pressão e um catalisador especifico para ocorrer.

3. Características do ácido acético puro

  • Fórmula molecular: C2H4O2
  • Massa molar: 60,052 g/mol
  • Densidade: 1,05 g/cm³
  • Ponto de fusão: 16,6 °C
  • Ponto de ebulição: 118 °C
  • Ka = 1,8 . 10– 5
  • Grau de ionização = 3% (Ácido fraco)

OBS: Quando o ácido acético puro solidifica, ele forma cristais brilhantes, incolores e transparentes. Essa característica deu a ele o nome de ácido acético glacial.

4. Aplicações para o ácido acético

O ácido etanoico pode ser usado para vários fins. O mais comum é o próprio vinagre. Presente em nossas casas e muito usado para temperar saladas. Em nossa casa, o vinagre encontrasse numa concentração de aproximadamente 7%.

Vinagre

Além de usado nas saladas, o ácido acético é usado como reagente na produção do acetato de vinila. Esse composto é usado para a produção de um polímero, o poliacetato de vinila (PVA), que é um tipo de plástico. Além de usado muitas vezes como solventes orgânicos, matéria prima para a obtenção de ésteres, entre outras aplicações dentro da área de fibra têxtil, perfumes e medicina.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Química de graça no Descomplica!

Assista também 👉 Ácidos Carboxílicos Parte 1 - Extensivo Química

Olá, #EstudanteDescomplica! Essa aula faz parte do módulo "Ácidos Carboxílicos e Funções Nitrogenadas". Nesse módulo, o professor Marcelo Cruz fala sobre Ésteres, Sais Orgânicos, Anidridos de Ácido Carboxílico, Haletos de Ácido Carboxílico, Amidas, Aminas, Nitrilas, Isonitrilas e Nitrocompostos.

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Teste seus conhecimentos sobre Química Orgânica!

Leia o resumo Introdução à Química Orgânica e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Reações orgânicas: vem aprender um pouco mais sobre reações de substituição e oxidação

As reações orgânicas servem para transformar uma substância em outra.