Ácido acético faz parte do grupo dos ácidos carboxílicos. Está presenta no vinagre na concentração de aproximadamente 7%. O seu nome usual acaba sendo mais visto do que o IUPAC, mas segunda as regras, a sua nomenclatura oficial é ácido etanoico.
O ácido acético apresenta fórmula molecular . Pode ser obtido a partir da oxidação do etanol (C2H6O) na presença de oxigênio e bactérias. Vamos ver mais detalhes sobre esse processo, entender a estrutura do ácido acético e suas possíveis aplicações.
Estrutura do ácido acético
Ácido acético é a nomenclatura usual do ácido etanoico (IUPAC). Analisando pelo nome, nós podemos observar que ele é formado por dois átomos de carbono. Por fazer parte da função ácido carboxílico, apresenta uma carboxila. Veja a fórmula estrutural do ácido acético.
Podemos contar a quantidade de átomos e chegar na fórmula molecular do ácido que é: .
Como o próprio nome sugere, ácido etanoico, esse composto é um ácido. Ou seja, se adicionarmos ele em água, haverá uma liberação do hidrogênio ligado ao oxigênio. Fazendo com que o pH do meio seja menor que sete.
Reação do ácido acético com água:
Obtenção do ácido acético
Existem várias formas de chegar no produto ácido acético. Uma delas seria através da fermentação do etanol por meio de bactérias aeróbias. Essas bactérias pertencem à família das Pseudomonodaceae, um exemplo seria a Acetobacter aceti. Esse processo biológico é menos usado hoje.
Devido à grande demandando, a produção precisar ser feita em escala industrial. Para isso utiliza uma reação que consiste na carbonilação do metanol.
Processo biológico:
Processo industrial:
É claro que ambos os processos são bem complexos. Mas simplificando a gente pode pensar que no processo biológico, o etanol é fermentado por uma bactéria em meio aeróbio até produzir o ácido acético.
Já no processo industrial, nós temos a “adição” de uma carbonila (C = O) ao metanol. Essa reação precisa de uma temperatura, pressão e um catalisador especifico para ocorrer.
Características do ácido acético puro
- Fórmula molecular: C2H4O2
- Massa molar: 60,052 g/mol
- Densidade: 1,05 g/cm³
- Ponto de fusão: 16,6 °C
- Ponto de ebulição:118 °C
- Ka = 1,8 . 10 – 5
- Grau de ionização = 3% (Ácido fraco)
Observação: Quando o ácido acético puro solidifica, ele forma cristais brilhantes, incolores e transparentes. Essa característica deu a ele o nome de ácido acético glacial.
Aplicações para o ácido acético
O ácido etanoico pode ser usado para vários fins. O mais comum é o próprio vinagre. Presente em nossas casas e muito usado para temperar saladas. Em nossa casa, o vinagre encontrasse numa concentração de aproximadamente 7%.
Além de usado nas saladas, o ácido acético é usado como reagente na produção do acetato de vinila. Esse composto é usado para a produção de um polímero, o poliacetato de vinila (PVA), que é um tipo de plástico.
Além de usado muitas vezes como solventes orgânicos, matéria prima para a obtenção de ésteres, entre outras aplicações dentro da área de fibra têxtil, perfumes e medicina.
Curtiu o conteúdo sobre elementos químicos? O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho preparatório da Descomplica? Corre pra cá!