7 assuntos de Biologia que você não pode fingir que sabe na segunda fase da UERJ

Acha que já estudou o suficiente para a UERJ? Confira esta lista e fique por dentro do que cai na específica de Biologia!

7 assuntos de Biologia que você não pode fingir que sabe na segunda fase da UERJ
7 assuntos de Biologia que você não pode fingir que sabe na segunda fase da UERJ

Sim, você não pode fingir que sabe os assuntos a seguir. Se fizer isso, adeus, vaga na UERJ. Para prestar o segundo exame de qualificação, você PRECISA saber de tudo isso. Vem que nós te ajudamos! Confira nessa lista os principais temas que caem na específica de biologia da UERJ!

1. Fisiologia Animal e Humana

Eis o tema que mais apareceu nas provas específicas da UERJ! A fisiologia animal comparada ou fisiologia humana é um tema que abrange vários assuntos e os mais cobrados foram respiração, circulação, coordenação endócrina e excreção, mas não deixe de dar uma olhadinha nos outros tópicos dentro de fisiologia animal, como excreção, locomoção e sistema nervoso, porque eles também já apareceram!

E lá vem mais assuntos que vão te ajudar nos estudos, se liga!
E lá vem mais assuntos que vão te ajudar nos estudos, se liga!

2.  Doenças Parasitárias

Outro tema que também cai no vestibular da UERJ são as doenças parasitárias, normalmente causada por protozoários. Dentre elas, podemos citar:

  • Amebíase: transmitida por alimentos mal lavados, que contenham cistos da Entamoeba histolytica;
  • Doença de Chagas: caiu na prova no ano passado!, na qual o Trypanosoma cruzi é transmitido pelo barbeiro na corrente sanguínea;
  • Giardíase: transmitida pelo Giardia lamblia em alimentos e água contaminados;
  • Leishimaniose: os protozoários do gênero Leishmania são transmitidos por mosquitos;
  • Malária 😮 protozoário Plasmodium que é transmitido pelo mosquito do gênero Anopheles;
  • Toxoplasmose: o Toxoplasma gondii é transmitido por animais domésticos.
Seria Dr. House capaz de identificar todas essas doenças?
Seria Dr. House capaz de identificar todas essas doenças?

3. Evolução

As questões de evolução que encontramos abordam a especiação e, claro, as teorias evolutivas de Lamarck (como a teoria do uso e desuso e a dos caracteres transferidos) e Darwin (que, a partir de muitos estudos, incluindo a publicação do livro da Origem das Espécies, criou o conceito de Seleção Natural, onde os indivíduos melhores adaptados ao meio são selecionados).

4. Reino Plantae e Fungos

Um tema que também aparece na prova fala sobre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, focando principalmente nas diferenças entre esses grupos (como adaptações para reprodução) e fisiologia vegetal, além de fungose e suas relações para formação de líquens.

Enquanto essas plantas se divertem, você consegue identificar de quais grupos elas são?
Enquanto essas plantas se divertem, você consegue identificar de quais grupos elas são?

5. Ecologia

Dentre os temas de ecologia já abordados, podemos encontrar questões sobre cadeias e teias tróficas e sobre os ciclos biogeoquímicos, sendo estes o ciclo da água (que pode ser curto ou longo), do carbono e do do nitrogênio.

Cuidado para não se enrolar com tantos ciclos!
Cuidado para não se enrolar com tantos ciclos!

6. Genética

Sobre genética, você não pode deixar de estudar genética molecular, engenharia genética, mas não se esqueça de dar uma olhadinha em mutações e na Segunda lei de Mendel (lei da segregação independente).

7. Citologia

Dentro do tema de citologia, podemos encontrar questões de fisiologia celular, bioquímica, divisões celulares e organização estrutural dos diferentes tipos de células (por exemplo, quais estruturas estão presentes nas células vegetais e animais).

Pois é, gente, é isso aí! Pode parecer muita coisa, mas para você, que já veio estudando o ano inteiro, é só ter foco que tudo vai dar certo! Biologia é muito fácil! Deixe seu comentário! :]

Continue estudando
Post do blog

5 séries para te ajudar a arrasar em Biologia no vestibular!

Está prestando vestibular e adora assistir séries? Preparamos uma lista com alguns assuntos de Biologia que são a cara do Enem e você pode aprender assistindo seus programas preferidos! Nosso objetivo aqui é bem direto: consolo. Depois de ler a lista, você poderá dizer que as horas que você gastou assistindo suas séries foram apenas uma maneira não-tradicional de se preparar para gabaritar o Enem.
artigo