5 vermes que darão mais medo que filmes de terror!

Quer saber mais sobre vermes e verminoses? Personagens de filmes de terror clássicos explicam tudo para você ficar por dentro do que vai cair na sua prova.

“Sou a sombra na lua à noite, enchendo seus sonhos até a borda com terror”.
“Sou a sombra na lua à noite, enchendo seus sonhos até a borda com terror”.

Eles são a forma dos seus piores pesadelos… Cruéis, silenciosos, medonhos… Sorte que eles estão apenas no mundo cinematográfico!

Mas será que só por isso estamos a salvo?

Acordei, está tudo bem agora… será?
Acordei, está tudo bem agora… será?

Veja aqui nesta lista alguns vermes que poderiam ser os grandes monstros de um filme de terror!

1- Carrie, a esquisita

Desesperador mesmo é quando você começa com um sonho muito bom e do nada tudo de ruim acontece. Tipo em Carrie, a estranha, que estava tendo seu dia perfeito e do nada…

Hoje é o dia mais feliz da minha vida… Só que não.
Hoje é o dia mais feliz da minha vida… Só que não.

Pois é, nesse sonho você está de boa na lagoa aproveitando o final de semana sem estudos, vendo todos aqueles caramujos tão bonitinhos, e, ao chegar em casa, seu pé está vermelho e coçando. É aí que o pesadelo começa, e essa é a forma dele:

Schistossoma mansoni
Schistossoma mansoni

Seu pesadelo se chama ‘Schistossoma mansoni platelminto` responsável por causar a Esquistossomose, uma verminose na qual o parasita fica nos vasos intestinais do ser humano, que é o hospedeiro definitivo (onde há reprodução sexuada e formação de ovos). E aqueles caramujos bonitinhos da lagoa? São vilões também, pois são os hospedeiros intermediários (onde o parasita se reproduz assexuadamente).

2- Taenia: A oitava passageira

Nada melhor que sonhar com um banquete, podendo comer o que quiser… a não ser que este sonho seja, na verdade, um pesadelo, e haja um monstro de dois metros querendo sair da sua barriga.

A não ser que você esteja no filme do Alien, não vai ser assim que o parasita sairá de você, mas não significa que você está seguro no mundo real, afinal, as tênias, também conhecidas como solitárias, estão aí. E sim, elas podem chegar até mais de 2 metros fácil, fácil.

Os vermes do gênero Taenia são parasitas que se alocam nos intestinos humanos e crescem pelo processo de estrobilação. Elas podem parar no seu organismo ao ingerir carnes de porco (Taenia solium) ou de boi (Taenia saginata) contaminadas.

3- O buraco do inferno

Diretamente do filme O barco do Inferno, ou Tentáculos Deep Rising, 1998, este parasita pode chegar na sola do seu pé!

O QUÊ???
O QUÊ???

Ok, não vai ser um monstro deste tamanho, mas o bicho-geográfico, também conhecido como larva-migrans ou ‘Ancylostoma braziliensis’, pode te deixar acordado por noites. Isto porque as larvas destes vermes andam por debaixo da pele, o que causa uma forte irritação e coceira, principalmente a noite.

4- Enterobiose: O fenômeno

Fantasmas estão por toda a parte, e principalmente as crianças podem ter uma maior facilidade e percepção desses seres. A pequena Carol Anne, do filme Poltergeist, foi uma que não teve muita sorte com espíritos…

Da mesma forma que as crianças estão mais propensas a ver fantasmas, elas também podem ter uma maior facilidade para serem assombradas pela enterobiose, ou oxiurose.

Esta verminose pode ser evitada com a higienização das mãos e dos alimentos, além de evitar colocar a mão na boca depois de “coçar as calças” (afinal, crianças fazem coisas muito sem noção), já que a fêmea cheia de ovos deste nematelminto se fixa na margem do ânus do hospedeiro (ou seja, você).

5- A ancilostomose de Emily Rose

Os pesadelos em que você tenta fugir do mostro são ruins, mas e aqueles em que o monstro está em você? Imagina um espírito demoníaco possuindo seu corpo, como aconteceu com a Emily Rose você se sente fraco, fica pálido, sem saber como se salvar.

Uma verminose que também pode te deixar branco de medo é a ancilostomose, ou amarelão. Como quem tem estes parasitas perde muito sangue por causa de lesões causadas no intestino, os doentes acabam sofrendo de anemia e apresentam uma cor de pele pálida/amarelada. Dependendo do indivíduo, estes vermes podem migrar para os pulmões e até a boca!

Oi, eu sou o Amarelão, seu novo amiguinho.
Oi, eu sou o Amarelão, seu novo amiguinho.

E aí, quantas noites vai ficar sem dormir depois desta lista de vermes? Espero que nenhuma, porque dormir é muito importante para descansar e ter um melhor rendimento nos estudos!

E se quiser saber mais sobre os grupos animais que esses monstrinhos estão presentes, e os outros grupos próximos, não deixe de ler os resumos, mapa mental e fazer exercícios! Onde você encontra tudo isso? Aqui mesmo no nosso blog e no site do Descomplica 😀

Beijos até a próxima lista!

Vejo vocês nos seus sonhos!
Vejo vocês nos seus sonhos!
Continue estudando
Post do blog

Platelmintos? Cnidários? Saiba tudo sobre o Reino Animal

O Reino Animal
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Esquistossomose

Para resolver essa questão, não esqueça de assistir uma aula sobre Esquistossomose.
artigo