4 propriedades coligativas que "estavam aí o tempo todo e só você não viu"

Não se assuste com o termo “Propriedades Coligativas”: elas estão no seu dia-a-dia e você ainda nem percebeu. Saiba como reconhecê-las para estudá-las!

Propriedades Coligativas: o que são? Quantas são? Para que servem?
Propriedades Coligativas: o que são? Quantas são? Para que servem?

O que acontece com o ponto de ebulição da água se adicionarmos sal de cozinha? Por que a água ferve mais rápido em locais de elevada altitude? Por que se adiciona sal nas estradas no inverno?

Não se sinta um peixe fora d’água, vamos explicar.

Estas perguntas estão relacionadas à propriedades  que comparam o comportamento das soluções com o seu solvente puro, essas são as propriedades coligativas.

Existem 4 propriedades coligativas, vamos vê-las?

1. Crioscopia

Com certeza você já foi em algum churrasco, onde alguém colocou sal no gelo do isopor para gelar as bebidas mais rápido, não? Então essa já é uma propriedade coligativa, a Crioscopia, onde a adição de um soluto diminui o ponto de fusão da água, e assim o gelo fica “mais gelado”.

Porém, isso faz com que o gelo derreta mais rápido, por isso nos países que tem neve, joga-se sal nas estradas para retirar o gelo.

2 . Ebulioscopia

Essa você já viu com sua mãe. Quando sua mãe coloca água na panela para ferver e fazer seu macarrão, quando ela colocar sal na água, a água vai demorar mais tempo para ferver.

Isso acontece porque o sal aumenta o ponto de ebulição da água, 100°C, e assim precisará de mais calor para ferver.

3. Osmose

Sabe quando você fica muito tempo na água, e seus dedos começam enrugar? Então mais uma propriedade coligativa, agora é a Osmose. A osmose é a passagem espontânea do solvente de um meio menos concentrado, para outro mais concentrado, por isso sua pele enruga.

4. Tonoscopia

Ocorre parecido com a Ebulioscopia, ao colocar sal na água, diminui a pressão de vapor e assim aumenta o ponto de ebulição da água. Quanto menor a pressão de vapor, menor o ponto de ebulição. Por isso, em altitudes elevadas, a água evapora em uma temperatura menor.

Isso não é mágica!
Isso não é mágica!
É ciência!
É ciência!
Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: um resumo sobre Propriedades Coligativas

Estude ainda mais com um resumo sobre Propriedades Coligativas e continue se preparando para o vestibular:
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Propriedades Coligativas

Leia o resumo “O que são Propriedades Coligativas? ” e resolva os exercícios abaixo.
artigo