2 em cada 3 alunos que tiraram 1000 na redação do ENEM assistiram a esses filmes

Separamos uma lista de filmes que vão te agregar muito conhecimento e te ajudar no vestibular – seja na hora de dissertar sobre uma questão de história ou argumentar sobre os temas de redação. Olho na tela!

1. Cidade de Deus

Filme de Fernando Meireles que fala sobre a favelização e tráfico de drogas.

2. Última parada: 174

Filme de José Padilha que aborda muito bem a questão da violência urbana.

3. Tropa de Elite 1 e 2

Ambos de José Padilha, sua temática gira em torno da conduta policial, corrupção e segurança pública.

4. A rede social

Com roteiro de Aaron Sorkin e direção de David Fincher, o filme trata sobre a criação do Facebook, abordando os aspectos do mundo digital.

5. Réquiem para um sonho

Um filme de Darren Aronofsky que aborda diversas formas de vícios e o aprisionamento das personagens à ilusão de um mundo ideal.

6. Babel

Filme de Alejandro Iñarritu, fala sobre a globalização, apontando a interdependência entre acontecimentos e pessoas em continentes diferentes.

Eles olham para nós como se fossemos monstros.
Eles olham para nós como se fossemos monstros.

7. Crash – No Limite

Filme de Paul Haggis, que faz uma abordagem sobre intolerância, ódio e preconceito, expondo conflitos entre pessoas de diversas etnias nos Estados Unidos.

8. Trabalho Interno

Documentário que ganhou o Oscar em 2011, dirigido por Charles H. Ferguson, que trata da crise financeira global de 2007 a 2012. Também discute o capitalismo e explica de maneira didática como a crise se desenvolveu, bem como todo o sistema financeiro.

9. Entre os Muros da Escola

Um filme de Laurent Cantet que trata sobre o processo imigratório e fala das dificuldades de relacionamento e convivência entre jovens imigrantes e jovens franceses em uma escola da França.

10. Avatar

De James Cameron, o filme de ficção científica encaixa-se como uma metáfora para abordar a exploração excessiva de recursos naturais e problemas ambientais.

11. Surplus

É um documentário sueco de Erik Gandini que se utiliza da linguagem de vídeo clipes para abordar a desigualdade da sociedade de consumo e seus paradoxos, bem como seus efeitos avassaladores no meio ambiente.

12. A.I. Inteligência Artificial

Um filme do consagrado Steven Spielberg, que aborda a ciência e os limites da tecnologia, além de questionar o que é ser humano.

13. Gattaca

Filme de Andrews Niccol, que não só explora a questão dos limites da ciência, como também apresenta uma forte abordagem sobre ética, explicitando diversos conflitos tecnológicos e éticos na sociedade.

14. Tiros em Columbine

Documentário de Michael Moore, que discute a fascinação dos americanos por amas de fogo e questiona essa cultura bélica. O filme fala de dois jovens que pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e 1 professor no refeitório do colégio onde estudavam.

– Se as crianças de Columbine estivessem aqui hoje, o que você gostaria de dizer a elas? – Eu não diria nada. Apenas as ouviria, o que ninguém fez.
– Se as crianças de Columbine estivessem aqui hoje, o que você gostaria de dizer a elas? – Eu não diria nada. Apenas as ouviria, o que ninguém fez.

15. Matrix

Um filme dos irmãos Wachovski, que aborda a questão máquina versus homem e real versus virtual, além de fazer referência ao mito da caverna, de Platão. Trata também sobre a liberdade de escolha.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Tema de Redação: O suicídio entre jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Sempre bom treinar a escrita de novos temas de redação. Pensando nisso, separamos um tema super contemporâneo que, infelizmente, é uma realidade entre os jovens do Brasil. Confira abaixo a proposta de redação para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota no vestibular! Não perca tempo!
artigo
Post do blog

Tema de Redação: A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Saiba mais sobre a intolerância religiosa em discussão no Brasil