• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Trabalhar com licitação: o que o profissional faz e como atuar na área

Você já pensou em trabalhar com licitação? Pois, saiba que essa é uma das áreas que estão em alta na atualidade.

Quanto mais você souber quais as carreiras mais top do mercado atualmente, maiores são as chances de ter maior sucesso e, assim, chegar no ponto que deseja: reconhecimento, bons salários, boa vida, ser especialista, entre tantas outras coisas boas.

E pensar em profissões que estarão em alta nos próximos anos é uma oportunidade para começar esse início de carreira conseguindo alavancar seu nome e conseguir alcançar seus sonhos. Bom demais!

E uma das áreas bem bacanas de trabalhar é com licitação. Acha que pode ser uma possibilidade top pra você? Então nós vamos trazer tudo que precisa saber para descomplicar suas chances de ter sucesso nessa área. Bora?

trabalhar com licitação – café ao centro, notebook, caderno e lupa nos cantos

Quem trabalha no setor de licitação faz o quê?

Quem trabalha com licitação costuma ser chamado de analista em licitações ou analista de licitação. É a pessoa responsável por fazer pontes entre uma empresa e os governos (sejam eles federais, estaduais ou municipais).

Isso porque toda vez que um negócio vai prestar um serviço público, ele precisa passar por um processo chamado “licitação”. Nele, é feito uma seleção entre diversas propostas, analisando, de forma cega, quem vai oferecer o melhor custo-benefício para a gestão pública.

Esse é um processo bem burocrático. Afinal, é preciso ter todos os cuidados quando falamos de dinheiro público, não é mesmo?

Algumas de suas principais funções são:

  • fazer a pesquisa e análise dos editais que estão abertos pelos governos;
  • desenvolver as tabelas com controles de custos;
  • verificar se a proposta solicitada no edital é viável para a empresa;
  • verificar a regularidade fiscal do negócio, para ver se pode, de fato, disputar o edital;
  • avaliar as exigências técnicas dos editais e se a empresa está em consonância com isso;
  • verificar as propostas técnicas e possibilidade de atendimento;
  • fazer o cadastramento da empresa na plataforma de licitação exigida no edital (como o SICAF);
  • planejar as cotações, valores de referência, consonância com os valores do mercado;
  • elaborar o documento que será submetido para apreciação;
  • acompanhar todos os trâmites da licitação, até a aprovação.

Essa pessoa que trabalha como analista de licitação vai, assim, ser responsável por todo o trâmite dessa questão, desde a elaboração dos documentos que vão passar pelo processo previsto no edital, até a conferência de cada exigência feita, quando a empresa é aceita.

Temos também quem trabalha do outro lado: analistas de licitações que estão no setor público. Eles são responsáveis, justamente, pela elaboração do edital que será disputado pelas empresas posteriormente.

trabalhar com licitação – pessoa digitando no notebook

O que precisa para trabalhar com licitação?

Quem trabalha com licitação precisa ter um preparo para lidar com uma série de questões que estão correlacionadas com o Direito Administrativo.

Afinal, há diversos pormenores que precisam ser vistos. Imagine deixar passar uma cláusula de contrato, ou um ponto de uma lei em um contrato milionário?

Por isso, tem dois pontos que essas pessoas precisam trabalhar bem em seu perfil profissional:

  • conhecimento aprofundado em Direito;
  • ser uma pessoa muito analítica e detalhista, conferindo todos os detalhes no dia a dia.

Além disso, é preciso que tenha um profundo comprometimento com prazos. Um atraso no envio de um documento, ou o descuido de não enviar um determinado ponto exigido no edital e, assim, perder uma grande oportunidade.

E tem que ter disposição para lidar com questões contratuais. É fato de que será necessário lidar com elaborações, revisões, verificações e conferências. Afinal, tudo precisa estar nos conformes.

trabalhar com licitação – pessoa assinando um contrato

Quem pode trabalhar com licitação?

Na verdade, não tem uma graduação específica pra trabalhar com licitação.

Mas como é uma área que exige profundo conhecimento em Direito, esse pode ser o caminho mais interessante pra você que busca melhores resultados nas atividades, facilitando sua trajetória.

Afinal, qualquer erro pode custar muito caro para a empresa que contratou você. Ou, ainda, gerar sanções graves, por crimes contra a Administração Pública! Por isso, é um cargo de muita responsabilidade.

Aqui estamos falando no caso de quem vai trabalhar no setor privado. Se o seu sonho é um cargo de servidor, aí é preciso cumprir as exigências do edital. Pode-se exigir, assim, pelo menos nível médio para realizar a prova.

Contudo, ela abordará várias questões relacionadas a Direito Administrativo. Por isso, novamente, uma graduação ou pós-graduação em Direito serão a chave pro seu sucesso!

Alguns profissionais da área também possuem formação em Administração, o que também poderá proporcionar o conhecimento necessário para suas atividades. Isso vai ser um grande diferencial pra você, viu?

trabalhar com licitação – pessoa assinando um contrato

Qual o salário de uma pessoa que trabalha com licitação e como está o mercado?

O valor médio de quem trabalha com licitação hoje em dia é de R$ 3.010,00. Contudo, é possível alcançar valores maiores, como R$ 4.054,00. Salários bastante atrativos, não é mesmo?

E sobre o mercado, a tendência é que, com o fim da pandemia, os governos passem a investir em obras públicas, com o objetivo de fazer a economia girar. Já vimos declarações desta natureza, por exemplo, do atual Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

A expectativa dele é que estaremos em pleno vapor de obras até daqui a 5 anos. Ou seja, as empresas que estão em busca de novas oportunidades começarão a contratar analistas de licitações em breve.

Além disso, hoje já temos uma boa estabilidade para a área. Muitos setores tiveram, na verdade, aumento de demanda nesse período. Por exemplo, empresas que fornecem equipamentos de saúde disputaram licitações com bastante fôlego em 2020 e 2021.

Assim, é uma área que, inclusive, se mantém, até em cenários de crise. Afinal, é investindo, justamente, em obras e processos de licitação que o governo consegue fazer a economia girar.

E nesse meio tempo, é a oportunidade ideal pra que você se prepare com uma boa graduação pra alcançar o tão sonhado sucesso.

Então, bora começar a investir em uma carreira top e saber outras coisas bacanas além de trabalhar com licitação? Vem com a gente, que aqui tem informação de qualidade pra te ajudar nisso!

Quer ver como? Conheça o nosso curso de Direito Público: Contratos e Licitações e veja como podemos preparar você para essa carreira.