• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: saiba tudo sobre o curso

Se você sempre foi aquela pessoa nerd (no sentido positivo, viu?) da turma, do tipo que se empolgava com os projetos de informática, que estava sempre disposta a ajudar a galera nos “piripaques” do computador e era conhecida pelas habilidades com o universo tecnológico, talvez a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas seja o curso ideal a seguir.

“Mas qual é o conteúdo dessa graduação e será que eu devo mesmo seguir essa área?”. Boa pergunta! Basicamente, ao optar por essa alternativa, quando você tiver o diploma em mãos, será capaz de atuar profissionalmente na criação de soluções informatizadas.

Em outras palavras, os bancos de dados, a programação, os softwares e diversos outros recursos tecnológicos vão fazer parte do seu cotidiano. “Certo! Porém, o que faz exatamente quem tem graduação nessa área?” — talvez você esteja se questionando. 

Essa é outra boa pergunta e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico! Vem com a gente?

Qual é a atuação de um profissional da área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Qual é a atuação de um profissional da área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Inicialmente, é bacana começar explicando que esse campo forma profissionais capazes de entregar um resultado que seja informatizado pra resolução de um problema apresentado. Como exemplos, pode-se citar a elaboração de um software, de um banco de dados — como dito acima — ou até o desenvolvimento de aplicativos.

Geralmente, essa demanda surge a partir de corporações privadas, de empreendimentos novos e inovadores na área tecnológica, como startups, ou, até mesmo, de um colégio que queira desenvolver um app pra dar um up (isso não foi proposital, tá?) no processo de ensino-aprendizagem de seus estudantes. Portanto, o campo de atuação é amplo e a finalidade é sempre oferecer as entregas mais alinhadas às necessidades do público.

As atribuições que fazem parte do dia a dia da carreira

Beleza! Você já entendeu a principal atividade de um profissional com formação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os possíveis desdobramentos da área. Mas a gente está falando de uma escolha superimportante, né?

Afinal, a carreira que você opta por seguir acaba por definir a maior parte da sua rotina — em outras palavras, é o que você vai fazer “todo santo dia” por, pelo menos, oito horas. Então, que tal conhecer um pouquinho mais das atribuições diárias desses profissionais? Sigamos!

Projeção de sistemas

Os sistemas são uma espécie de “conjunto de soluções” completa, geralmente envolvendo hardwares e softwares que trabalham de maneira colaborativa visando a um propósito comum. No entanto, cada uma das partes que o compõe tem o próprio papel a ser desempenhado, objetivando contribuir pro todo. 

É aí que o profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas entra. Isso porque é quem se responsabiliza por estudar e estabelecer essas funções individuais. 

Todo esse levantamento é realizado durante a etapa em que o sistema é pensado. Por isso, quem tem graduação na área interage com os contratantes (ou com o próprio usuário final) e tenta extrair o máximo de informações.

Posteriormente, esse conhecimento vai ser traduzido em funcionalidades, a fim de entregar um trabalho bem redondinho, de acordo com as expectativas do cliente.

Desenvolvimento de softwares

Ainda que profissionais distintos possam ser responsáveis pela parte de programação, às vezes, essa competência também pode ser demandada do profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Se esse for o caso, essa pessoa vai trabalhar com o desenvolvimento de softwares e apps que vão tornar a execução de atividades mais rápida e prática. Os aplicativos de trocas de mensagens instantâneas são exemplos perfeitos dessa atuação.

Avaliação da viabilidade financeira e técnica de um sistema

No momento em que a definição do escopo de um sistema ou programa é finalizada, é também um profissional da área quem tem a capacidade de fazer uma verificação acurada dos recursos que são necessários pra tirá-lo do papel e, de fato, desenvolvê-lo.

Além disso, também detém a responsabilidade pelos cálculos da quantia a ser investida pra dar andamento ao trabalho.

Imagem da tela de um notebook com um trecho de linguagem de programação

Como é composta a grade curricular do curso?

Todas as informações abordadas até aqui despertaram o seu interesse? Pois, não é pra menos, afinal, um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais com a habilidade de integrar elementos práticos e técnicos de modo bastante inovador.

Sendo assim, isso faz com que estudantes estejam aptes a empregar o seu conhecimento pra assegurar que os clientes e os usuários vão ter a melhor experiência possível.

No entanto, a gente ainda está devendo um ponto altamente relevante e que, sem dúvidas, vai ajudar você a tomar a melhor decisão: a grade curricular do curso. Afinal, até aqui, falamos de todos os elementos que vão fazer parte do seu dia a dia depois da graduação, mas, antes dessa experiência, vêm os desafios da formação.

Comumente, como os demais cursos tecnólogos, a duração é de apenas dois anos e meiobem tranquilo, né? Já as disciplinas podem variar um pouco de acordo com a instituição, mas a gente pode dar um pequeno spoiler do que vai vir pela frente, ok? Dá uma olhada aí:

  • Comunicação Empresarial;
  • Análise e Levantamento de Requisitos de Softwares;
  • Design de Softwares;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Criação de Aplicações e Sistemas;
  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios;
  • Desenvolvimento de Aplicações de Bancos de Dados;
  • Prática Integradora Desenvolvimento de Software;
  • Programação Extrema.

No entanto, a gente guardou a “cereja do bolo” pro final: se você se identificou com a área, saiba que é possível mergulhar de cabeça nessa optando pela modalidade EaD. É a união da praticidade e da flexibilidade do meio digital, mas preparando você pro mundo real.

Como você pôde conferir, apostar em um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é se jogar em um universo de possibilidades desafiadoras. Afinal, na sua rotina profissional, você vai ter a chance de expor toda a sua bagagem técnica e com o plus de poder usar e abusar da sua criatividade!

E aí? Está animado com a ideia de se graduar na área? Então, saiba que a Faculdade Descomplica oferece uma formação 100% online, permitindo que você estude quando, como e de onde quiser! #Partiu?