• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra 6 técnicas de gestão de pessoas nas empresas

Aplicar as melhores técnicas de gestão de pessoas nas empresas é a chave pro sucesso. Afinal, um dos grandes motivadores das equipes é trabalhar em um ambiente agradável.

Como resultado, os funcionários têm um rendimento ainda melhor e se transformam em verdadeiros times de alta performance.

Então, os líderes e profissionais do RH devem se manter atualizados e buscar sempre as melhores maneiras de administrar os funcionários. Por esse motivo, a gente reuniu 6 técnicas pra sua empresa alcançar os melhores resultados.

Acompanhe o post e descubra quais são elas!

técnicas de gestão de pessoas – quatro pessoas em reunião de trabalho

O que é gestão de pessoas?

Antes de mais nada, a gente precisa entender exatamente o que é gestão de pessoas. E é um conceito bem simples: é um conjunto de práticas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores.

Aliás, vai um pouco mais além: a finalidade é saber como motivar a equipe e fazer com que ela tenha o melhor desempenho possível.

Ao aplicar as melhores técnicas de gestão de pessoas, o gestor consegue escolher as pessoas certas pra exercer cada função.

A preocupação com o tema se tornou maior à medida que se percebeu que o capital humano é o bem mais valioso de uma empresa.

Ou seja, os gestores perceberam que colaboradores mais motivados apresentam mais produtividade e se dedicam mais ao próprio desenvolvimento profissional.

Pra isso, o líder deve traçar estratégias que envolvam tanto condições do ambiente físico quanto variáveis psicossociais, como a convivência em grupo e o trabalho em equipe.

técnicas de gestão de pessoas – sete pessoas em reunião batendo as mãos

Qual a importância da administração de pessoas?

Qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, é formada por pessoas. Então, como a gente já comentou, os funcionários são o ativo mais importante de um negócio.

Por esse motivo, seu sucesso está diretamente ligado ao desempenho dos seus trabalhadores.

Pra isso, é preciso fazer uma boa gestão de pessoas. Ou seja, proporcionar um ambiente de trabalho onde todos se sintam bem. E isso deve ocorrer tanto no que diz respeito ao espaço físico quanto à relação interpessoal.

Atualmente, as pessoas desejam trabalhar em um local onde há possibilidades claras de crescimento e onde seu esforço seja reconhecido. Do mesmo modo, em um local que estimula seu desenvolvimento profissional.

Portanto, aplicar as melhores técnicas de gestão de pessoas vai resultar em uma equipe mais engajada e comprometida com as tarefas.

Como consequência, a empresa vai ter uma grande vantagem competitiva e, assim, vai conseguir conquistar mais destaque no mercado.

técnicas de gestão de pessoas – seis mãos se tocando sobre a mesa do escritório

Quais os benefícios de aplicar técnicas de gestão de pessoas?

A principal vantagem de melhorar a administração de pessoas é o crescimento da empresa. Porém, a gente pode observar uma série de outros benefícios, como:

  • redução do índice de turnover, isto é, taxa de rotatividade de funcionários;
  • atração e retenção de talentos;
  • diminuição de custos com demissão e contratação de novos colaboradores;
  • qualificação da equipe;
  • aumento da produtividade;
  • elevação dos resultados financeiros;
  • contratações mais acertadas;
  • melhora no ambiente de trabalho;
  • maior alinhamento dos objetivos da empresa;
  • facilitação da tomada de decisões;
  • diminuição de falhas e erros nos processos.
técnicas de gestão de pessoas – pessoas trabalhando no escritório

Então, quais são as melhores técnicas de gestão de pessoas?

Pra que sua empresa conquiste os benefícios do tópico anterior, é fundamental aplicar técnicas de gestão de pessoas.

No entanto, vale lembrar que elas precisam fazer parte da rotina do negócio. Ou seja, devem funcionar tanto em médio quanto em longo prazo.

A seguir, confira quais são as melhores práticas!

1. Contrate os profissionais certos

Muitos gestores procuram aperfeiçoar as habilidades de quem já está contratado. Isso também é o correto.

Porém, não garante que ele corresponda às expectativas. Por isso, é essencial prestar bastante atenção ao processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma, as chances de o profissional se alinhar com a cultura do negócio são bem maiores. Então, busque profissionais talentosos. Pra isso, uma boa dica é investir em ações de marketing com foco no público interno.

Além disso, durante as entrevistas, procure entender se o perfil do candidato é o que sua empresa precisa. A propósito, implementar técnicas de gestão de pessoas também vai atrair colaboradores bem qualificados.

2. Ouça o que sua equipe tem a dizer

Sem dúvida, se uma empresa quer ter credibilidade com os colaboradores, é preciso ouvir o que eles têm a dizer. Logo, promova a cultura de feedbacks. Isto é, o gestor deve estar sempre disponível pra ouvir o que sua equipe deseja falar.

Dessa forma, o colaborador vai sentir que é valorizado dentro da empresa, que suas opiniões importam. Além do mais, também ajuda a encontrar soluções mais rápidas, bem como permite entender como a equipe pensa e o que deseja do empreendimento.

Contudo, fornecer feedbacks também é essencial. Isso vai permitir que os funcionários entendam onde podem melhorar e o que estão fazendo corretamente.

Também, a troca de ideias e experiência entre líderes e time é ótimo pra gerar crescimento mútuo.

3. Estabeleça metas

Ao definir metas claras e estratégias pra alcançá-las, sua equipe vai saber exatamente o que e como fazer. Portanto, isso ajuda no desenvolvimento de cada um, além de evitar falhas e erros durante o processo.

4. Ofereça premiação por desempenho

Premiações são uma das maneiras mais eficientes que um líder tem pra motivar seu time. Isso vai fazer com que eles se engajem e se esforcem mais pra melhorar o desempenho.

Por exemplo, ofereça:

  • aumento salarial;
  • aumento na participação dos lucros;
  • comissões;
  • bônus;
  • viagens ou passeios custeados.

Além de bonificações, vale premiar com recompensas criativas, pois estimula uma competitividade saudável e gera uma integração divertida entre os funcionários.

5. Saiba mediar os conflitos

Como em qualquer ambiente, os conflitos também podem aparecer no trabalho. E mediá-los é um grande desafio pros gestores, pois problemas interpessoais podem gerar conflito de interesses e prejudicar o trabalho dos envolvidos.

Pra evitar que isso aconteça, é preciso encontrar soluções que funcionem pra ambas as partes. Também, é necessário ter bastante empatia e flexibilidade pra evitar ruídos ou mal-estar.

6. Capacite sua equipe

Por fim, o desenvolvimento de carreira é mais uma das técnicas de gestão de pessoas que tem um excelente resultado.

Treinamentos, palestras, workshops, cursos de capacitação e, até mesmo, incentivo a especializações na área devem fazer parte da rotina de gestão. Isso demonstra que a empresa tem interesse e se importa com o futuro de cada funcionário.

Portanto, ao aplicar essas técnicas de gestão de pessoas, sua empresa vai oferecer um ambiente onde todos gostam de trabalhar.

Além disso, os colaboradores vão se sentir motivados a entregar resultados cada vez melhores. Como resultado, vai impulsionar o seu negócio, que vai conquistar espaço de destaque no mercado.

Quer saber mais sobre como ser um verdadeiro líder em sua empresa? Então, vem estudar com a gente! Veja nossos cursos de pós e escolha aquele que mais tem a ver com o que você deseja pra sua carreira!