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Sistema de informação de marketing: o que é e para que serve?

Você sabia que a quantidade de informações que as empresas coletam é imensa? Isso porque há uma necessidade de analisar o comportamento e divulgar os produtos da melhor forma. O sistema de informação de marketing é uma ideia que serve principalmente pra isso.

Há a necessidade de selecionar e analisar essas informações, certo? É o que faz com que os gestores fiquem por dentro do assunto. Desse modo, as informações funcionam tipo uma “mina de ouro” digital e podem fazer uma boa diferença.

Afinal, por que aprender sobre o assunto? Quer ficar por dentro desse rolê todo? A gente conta pra você o que é sistema de informação de marketing, como funciona, sua importância e várias outras coisas. É só continuar por aqui!

O que é sistema de informação de marketing?

Coleta, classificação, análise e distribuição de informações são os principais objetivos do sistema de informação de marketing. É o que define o guru Philip Kotler, autor de livros famosos como “Marketing 4.0”. Isso pode incluir a tradicional pesquisa de marketing, por exemplo. Mas engloba uma série de outros conceitos.

O objetivo é reunir as informações mais relevantes pros gestores. Em alguns casos, pode ser feito com Business Intelligence, uma forma de reunir, interpretar e analisar dados. A partir da coleta, as informações são usadas estrategicamente.

Desse modo, facilita a tomada de decisão, ajudando a selecionar um curso de ação entre as alternativas. Quais dados são mais importantes no sistema de informação de marketing? A resposta varia, mas costuma incluir preferências, renda, hábitos, desejos e por aí vai.

Por que o sistema de informação de marketing é importante?

O sistema de informação de marketing costuma se destacar pela vantagem competitiva, ou seja, a possibilidade de posicionar uma empresa à frente das outras. Mas essa não é a única razão pela qual o assunto é estudado e você já vai entender o porquê.

Melhoria no estudo de mercado

O estudo de mercado é tipo um trabalho de detetive. Há a busca de informações pra descobrir boas formas de inserir um produto. Isso inclui pontos como clientes e concorrentes. Muitas vezes, a partir de questionários.

Aqui, a empresa identifica oportunidades de negócio e traz à tona tendências. O perfil dos clientes se torna mais conhecido e o posicionamento de marca mais fácil. Desse modo, o sistema de informação de marketing facilita o acesso aos dados.

Já imaginou o tempo que levaria pra contar com todas essas informações manualmente? Uma empresa poderia precisar gastar horas. Aqui, entra o conceito de economia de tempo, também trabalhado no universo da Administração.

Coleta de dados

O sistema de informação de marketing ajuda a empresa a contar com mecanismos de coleta melhores. Sabe quando a gente citou que as informações são como uma “mina de ouro” digital? Então, a razão é o fato de os dados serem ativos muito valiosos. Geralmente, revelam pistas das ações, pensamentos e reações do público.

A importância aparece no planejamento das campanhas, por exemplo. Os dados ainda alimentam KPIs importantes. A sigla significa “indicadores-chave de performance”, as métricas que exigem mais atenção. Esse é um termo que você talvez veja com frequência no universo do Marketing e da Publicidade.

A ideia ainda é importante pra:

  • identificar o nível de satisfação do público;
  • aprimorar o relacionamento com os clientes;
  • estruturar boas campanhas;
  • criar personas que funcionam;
  • sanar as expectativas que o público põe na marca;
  • saber o que os clientes andam pensando sobre os produtos.

Redução dos riscos

Se você tem o hábito de consumir noticiários, talvez já tenha ouvido falar das oscilações do mercado. A ideia é principalmente associada aos riscos. Desse modo, cenários voláteis são mais instáveis e imprevisíveis. Nos investimentos, são associados às variações de preços, por exemplo.

Por isso, costuma simbolizar um desvio no planejamento original da marca. Assim, o sistema de informação de marketing tem uma utilidade preventiva. A marca pode ver o crescimento ameaçador de um concorrente ou alguma mudança no mercado. Aqui, o ponto forte é a possibilidade de dar uma resposta, ou seja, ajustar produtos e ofertas.

Um termo que, às vezes, é utilizado pra simbolizar essa condição é “ameaça”. Por exemplo, interrupção do negócio, aumento da inflação, crimes virtuais, mudanças na lei e por aí vai. Sem o uso do sistema de informação de marketing, talvez as marcas não detectassem os riscos.

Do que um sistema de informação de marketing é feito?

O primeiro componente do sistema de informação de marketing é a interface. É por meio dela que os usuários interagem e acessam os dados. Assim, é projetada pra contar com uma visualização simples e intuitiva.

Isso tudo é feito por meio de um software. Afinal, uma quantidade muito alta de dados simboliza uma dor de cabeça se tudo for feito manualmente, certo? As informações vão pra um banco de dados, que contém relatórios, mapeamento da concorrência, pesquisas de mercado, bibliografia especializada e por aí vai.

Por fim, há o suporte do sistema. Serve pra dar assistência técnica, ajudando a solucionar problemas ou fazendo manutenção do programa. Na maior parte das vezes, é promovida pelo próprio fornecedor ou por profissionais especializados no assunto.

Como pôr o sistema de informação de marketing em prática?

Aqui, vale observar alguns pontos pra pôr o sistema de informação de marketing em prática. O primeiro é se a empresa já conta com banco de dados e condições, ou seja, se há preparo dos gestores e suporte técnico. A partir dessa análise, a marca precisa levantar informações, alimentar a base e mobilizar a equipe.

Os nichos de mercado são assuntos amplamente estudados e o sistema de informação de marketing é um facilitador. O uso diminui as incertezas e os erros, trazendo uma série de procedimentos pra organizar os dados mais importantes.

Por isso, conta com alguns subgrupos. Isso inclui observação, coleta, organização e utilização de informações. Assim, os gestores sempre contam com material valioso e confiável em caso de dúvidas.

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