• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como garantir a satisfação e a retenção de clientes?

Garantir a satisfação e retenção de clientes deve ser, sem dúvidas, um dos principais objetivos de qualquer negócio. Afinal, as ações que estimulam isso ainda são essenciais pra manter uma boa lucratividade em longo prazo.

Ademais, clientes satisfeitos têm maiores probabilidades de repetir suas compras. Também fazem um marketing espontâneo do produto ou serviço, pois indicam pra amigos e familiares. E a consequência é que sejam fiéis à marca!

Continue a leitura pra saber o que a empresa ganha ao focar nas estratégias de satisfação e retenção de clientes. Veja, ainda, ações práticas!

Como alcançar um bom nível de satisfação e retenção de clientes em qualquer empresa?

Conseguir satisfazer e reter clientes é parte da jornada que busca entender o mercado consumidor. Isso envolve compreender os comportamentos, as necessidades e os problemas das pessoas.

Pra isso, é necessário ver o cliente como indivíduo, não mais apenas como parte de um grupo. Conhecer as escolhas individuais é parte desse processo!

Além disso, por falar em escolhas, o consumidor já não é aquele agente passivo a todos os estímulos que recebe. O panfleto entregue na rua, por exemplo, pode não ser suficiente pra garantir a visita à loja e a compra de um produto ou serviço.

Agora, tudo faz parte de uma estratégia maior que começa no primeiro contato do cliente com a marca. A compra só vem depois que esse relacionamento surge, cresce e amadurece!

Uma das maneiras mais práticas de se fazer isso é usar um funil de vendas. Por meio dele, é possível saber quando o cliente alcança o estágio de satisfação e retenção. Por outro lado, é preciso pôr em prática algumas estratégias!

Quais as estratégias para manter os clientes satisfeitos e fiéis aos produtos e serviços?

O primeiro passo pra garantir a satisfação dos clientes é melhorar o atendimento e investir numa equipe de vendas altamente qualificada. Veja!

Medir o desempenho

Em seguida, essa é a melhor maneira de confirmar se os clientes estão ou não satisfeitos. Sendo assim, obtenha dados gerados por pesquisas de opinião e da frequência que cada cliente compra os produtos ou contrata serviços.

Manter atualizado o cadastro dos clientes

Antes de tudo, pra obter dados é fundamental ter os clientes cadastrados em um sistema. Também é importante que todas as compras e trocas sejam registradas nele e associadas a algum número de documento de quem compra, como o CPF.

Trabalhar o pós-venda

Sem dúvida, por mais que a empresa ofereça os mesmos produtos e serviços de sempre, às vezes acontece de um cliente ficar insatisfeito. A solução é trabalhar o pós-venda, pra saber diretamente com ele se tudo está ou não dentro das expectativas

Manter contato

Estender o relacionamento entre marca e cliente pra fora da loja, física ou virtual, ajuda a conhecer as expectativas e necessidades de quem compra. Só pra exemplificar, a comunicação frequente pode se dar, por exemplo, por e-mail.

Ouvir feedback

Sabe aquela ideia fantástica pra melhorar um produto ou serviço? Em muitos casos, ela pode vir do cliente! É bom se preparar pra ouvir o que ele tem a dizer, independentemente de serem críticas ou elogios.

Criar um programa de fidelização

Os programas de fidelidades são ótimos pra manter os clientes fiéis sempre ativos e satisfeitos, já que dão acesso a brindes, sorteios, descontos maiores que o normal e promoções.

Em resumo, perceba como a satisfação e retenção de clientes é fruto de um bom relacionamento com eles. Essas e outras estratégias podem ser aprendidas em um curso de pós-graduação de gestão!

E na Faculdade Descomplica você tem a oportunidade de fazer o MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento, que traz as ferramentas necessárias pra planejar, coordenar e controlar os objetivos de vendas de qualquer empresa ou negócio! Aproveita, viu?