• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Escolhendo a melhor formação: Publicidade e Propaganda ou Marketing?

Ao buscar a graduação ideal pra começar uma carreira, alguns estudantes têm dúvidas sobre qual área do conhecimento seguir. Em alguns casos, essa tarefa se torna ainda mais difícil, tendo em vista a aparente similaridade entre duas ou mais formações. Este é o caso da indecisão entre Publicidade e Propaganda ou Marketing. Apesar disso, ambas se diferem bastante no objeto de estudo

Pensando nisso, e sabendo da importância de diferenciar ambas as áreas pra fazer a melhor escolha, a gente elencou alguns esclarecimentos sobre o assunto. Fica ligado no conteúdo preparado pra você!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Propaganda e Marketing no nosso Guia de Carreiras.

O que se estuda em Publicidade e Propaganda?

Primeiramente, é importante ter claro que, ainda que se concentrem em um mesmo curso, Publicidade e Propaganda são áreas distintas do conhecimento. 

A primeira tem como objetivo investigar técnicas de comunicação pra promover serviços ou produtos. Como o próprio nome indica, trata-se do ato de tornar público. 

Já a propaganda é uma maneira de propagar ideias, que podem tanto ser comerciais quanto políticas, sociais e religiosas, com a finalidade de influenciar o comportamento humano

O curso na área, portanto, tem como foco a capacitação de profissionais que saibam trabalhar com esses conceitos e estratégias junto às pessoas físicas e jurídicas. 

O que se estuda em Marketing?

O Marketing, por outro lado, é uma área de estudo mais abrangente que a Publicidade e Propaganda, que também a envolve em certa medida.

O curso, nesse caso, é voltado pra formação de um profissional capaz de identificar necessidades específicas do mercado e atendê-las da melhor maneira. Muitos relacionam o marketing à gestão de vendas

Mas a verdade é que o curso vai além disso. O aluno que ingressa na graduação não só compreende o processo que vai desde o planejamento do produto até as ações de pós-venda, como também aprende a empreender novos negócios, gerenciar projetos, reter clientes e promover o comércio online.

Como decidir entre ambas as formações?

Não há dúvidas que ambas as formações são capazes de promover o sucesso das organizações. Seja por meio da Publicidade e Propaganda de seus produtos e serviços, seja pela aplicação de estratégias pra atender às demandas do mercado. Como visto, no entanto, o foco de estudo difere entre os cursos superiores.

Por isso, pra escolher a melhor opção, é importante refletir sobre qual área de estudo desperta mais interesse: Publicidade e Propaganda ou Marketing. Você pode fazer isso conferindo as matérias e os conteúdos abordados em cada graduação e verificando o perfil indicado de cada profissional. Veja só:

  • Perfil profissional do publicitário: recomenda-se que tenha criatividade, saiba inovar e estabelecer boa comunicação. 
  • Perfil do profissional de Marketing: recomenda-se que saiba gerenciar crises, tenha organização e mente analítica. 

Sem dúvidas, a escolha do curso superior é um dos momentos mais decisivos, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional do estudante. Sendo assim, é fundamental ter certeza sobre os próprios interesses. 

Pra tanto, faz-se necessário estar atento às semelhanças e diferenças entre Publicidade e Propaganda ou Marketing. Dessa forma, é possível fazer um bom planejamento de carreira e dar o primeiro passo pro futuro profissional.

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Propaganda e Marketing

E aí? Conseguiu identificar a melhor opção pra sua carreira? Então não deixe de acessar o portal e se inscrever na graduação da Faculdade Descomplica!