• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Programa de gerenciamento de riscos: entenda o que é PGR

A questão da segurança no trabalho ganha cada vez mais espaço na gestão empresarial. Isso porque, pra além do cumprimento de uma obrigação legal, a garantia de um ambiente seguro é indispensável à proteção da vida das pessoas. Nesse sentido, o programa de gerenciamento de riscos é uma das ferramentas indispensáveis.

Pensando na importância do PGR pras instituições, o Descomplica separou pra você alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

programa de gerenciamento de riscos – pessoa com equipamentos de proteção individual

Afinal, do que se trata o programa de gerenciamento de riscos?

Como o próprio nome indica, PGR é o programa que busca gerir todos os riscos existentes no ambiente de trabalho e nas atividades desenvolvidas pelas equipes.

Esses riscos, ao contrário do que muitos imaginam, não se restringem aos físicos, mas se estendem aos químicos, ergonômicos, biológicos entre outros.

Como visto, este programa está inserido no âmbito da segurança do trabalho, sendo de observância obrigatória de acordo com a Norma Regulamentadora Nº1.

Isso quer dizer que seu objetivo central é justamente prevenir a ocorrência de acidentes a partir da identificação dos fatores de risco ambientais. 

Como consequência, é possível resguardar a vida dos colaboradores em todos os processos, além de evitar danos ao meio ambiente e à propriedade privada.

programa de gerenciamento de riscos – três pessoas de social analisando uma planta baixa

Quais são as etapas do programa de gerenciamento de riscos?

Tendo em vista os objetivos do programa de gerenciamento de riscos, algumas etapas são indispensáveis pra sua eficácia.

Em primeiro lugar, o levantamento dos perigos atuais e potenciais que repousam sobre as atividades desenvolvidas pela empresa.

Também cabe citar a importância de processos gerenciais como:

  • identificação das fontes de risco e dos colaboradores sujeitos a elas;
  • elaboração de planos de ação e implementação de medidas protetivas;
  • adoção de procedimentos de resposta frente aos cenários de risco;
  • monitoramento de riscos e adequação das medidas conforme a exposição.
programa de gerenciamento de riscos – pessoa conduzindo uma reunião no escritório

Qual o profissional responsável pelo PGR?

Agora que você já sabe o que é o PGR e conhece algumas de suas etapas básicas, deve ter se perguntado qual profissional é responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento do programa de gerenciamento de riscos. 

Em primeiro lugar, vale destacar que a NR-1 não informa quais profissionais podem guiar este programa. Sendo assim, essa é uma questão que fica a critério de cada negócio.

Por outro lado, em se tratando de segurança do trabalho, profissionais especializados na área são mais indicados

Na Faculdade Descomplica, por exemplo, tanto profissionais da Engenharia quanto de outras áreas podem encontrar a Pós-Graduação em Controle de Riscos na Segurança do Trabalho.

Nela, se torna possível aprofundar conhecimentos pra uma atuação de excelência e de acordo com as diretrizes legais nas organizações.

Sem dúvidas, o programa de gerenciamento de riscos é fundamental na administração de empresas. Além de evitar sanções, também porque promove a segurança de todos na empresa.

Nesse sentido, é fundamental que profissionais capacitados estejam à frente desses projetos, dando o melhor direcionamento às ações de redução e de prevenção de riscos no ambiente corporativo.

E aí? Ficou interessado no programa de gerenciamento de riscos? Então não deixe de investir no seu futuro profissional com a Pós-Graduação Online da Faculdade Descomplica!