• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método para gerenciar o tempo que você utiliza para exercer tarefas, podendo ser na área dos estudos ou do trabalho. 

A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está executando até que chegue o momento de sua pausa. Todo o método vai intercalando entre períodos estudados e intervalos de descanso. Ah, e se você sente que precisa de mais foco para estudar e manter a produtividade, a gente tem uma dica!

BAIXE O EBOOK 🤩 COMO ESTUDAR SOZINHO SEM PERDER O FOCO 🤩

A seguir, você entende melhor sobre a Técnica Pomodoro e como ela funciona. Confira! 

O que é e para que serve a Técnica Pomodoro?

Criada em meados dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro tem como objetivo fazer você se concentrar nas tarefas que precisa realizar, parando de procrastinar e obtendo mais êxito no que faz. 

Para isso, é utilizado um cronômetro para dividir o trabalho ou estudo em períodos de 25 minutos com breves intervalos entre eles. Isso permite que você faça uma gestão de tempo mais assertiva e é ideal para aqueles que têm dificuldades para se concentrar.

Se você está gerenciando um projeto, além de usar técnicas de produtividade, uma dica é analisar o sucesso desse plano. O professor Eduardo Valladares, um dos mestres aqui do Descomplica Pós-Graduação explica nesse vídeo aqui embaixo, como você pode identificar se um projeto está dando certo ou não.

Como fazer a Técnica Pomodoro?

Pomodoro é uma palavra em italiano que significa tomates. Neste método, um pomodoro significa um período de quatro pomodori divididos em tempo de tarefa realizada e breves momentos de descanso. 

Para começar a técnica, você precisará ter ao seu lado um despertador ou cronômetro e um papel para anotações. 

Se o seu objetivo é estudar, por exemplo, então comece seu estudo e não pare de realizar essa tarefa por exatos 25 minutos. Quando acabar o tempo, descanse por cinco minutos (você pode ir até o banheiro, olhar o celular ou apenas relaxar, por exemplo). Depois, volte à tarefa e fique mais 25 minutos e assim sucessivamente.

Ou seja: realize a tarefa por 25 minutos. Pare, descanse cinco. Volte e faça mais 25 minutos, e assim por diante.

Após completar quatro vezes desse ciclo, aumente seu descanso para 30 minutos. Depois, volte e repita o processo até realizar, novamente, quatro etapas. O procedimento todo deve durar duas horas. 

Lembre-se de, enquanto isso, ter um papel para anotar se algo te tirou a atenção. Por exemplo, se você foi interrompido porque sentiu fome ou seus pensamentos fugiram do foco, anote. Caso alguém te chame ou o telefone toque, também faça a anotação. 

Assim, você saberá quantas vezes foi interrompido, como isso interferiu no seu trabalho e quais são os pontos que mais te tiram a atenção. Ter consciência disso te ajudará a melhorar posteriormente.

Ainda sente que precisa de mais conhecimento para poder terminar essa tarefa mais rápido e de um jeito ainda melhor? O Descomplica Pós-Graduação tem vários cursos que podem te ajudar. São especializações nas áreas de Direito, Marketing, Gestão, Tecnologia e Educação.

Quer conhecer mais a técnica antes de decidir se vai partir mesmo para a Pós? Então, se liga aqui embaixo nos benefícios!

Benefícios do método de gerenciamento de tempo

  • Conseguir se concentrar em uma tarefa; 
  • Saber a quantidade de atividades que consegue realizar nesse tempo; 
  • Entender o que te tira o foco e atrapalha sua concentração; 
  • Otimizar seu tempo; 
  • Aumentar a produtividade, foco e assertividade;
  • Aliviar a ansiedade;
  • Aumentar a motivação e determinação.

Você acha que a Técnica Pomodoro serve para você? Deixe um comentário contando como você faz para focar nos seus afazeres! 

Leia mais conteúdos no blog Tudo Sobre Pós!