• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação em Marketing: conheça os 10 cursos mais procurados

Mais do que vender, a principal missão do marketing é agregar valor. Quando uma marca atinge este objetivo, ganha credibilidade com o público-alvo, que a considera fundamental pra algo maior, pois vai além do produto. O profissional que decide fazer uma pós-graduação em Marketing busca fazer parte disso.

Sendo assim, é o perfil desse profissional que define a especificidade. Muitos não têm facilidade em escrever um texto, mas entendem de produção e organização de um evento como ninguém. Também há os que se saem muito mal em frente às câmeras, mas produzem estratégias de conteúdo de forma impecável.

Toda habilidade pode ser desenvolvida. Ainda no exemplo do parágrafo anterior, se uma pessoa é extremamente tímida ao gravar um vídeo ou fazer uma apresentação e quer mudar isso, é perfeitamente possível. Basta querer e contar com direcionamento profissional.

De forma impressionante, também existe aquele indivíduo que performa bem em todos os setores. Ele consegue criar uma estratégia de conteúdo do zero, apresentar os vídeos que compõem o material audiovisual e ainda fazer uma edição conforme a mensagem que se quer passar.

Independentemente do perfil de profissional que você se encaixe, fazer uma pós-graduação em Marketing significa alocar tempo e dedicação à vocação que você mais se agrada, transformando-a em uma carreira.

Neste artigo, você terá informações a respeito dos cursos mais procurados de especialização em Marketing que estão à sua disposição. É o material perfeito pra você conhecer o que compõe cada uma das opções que adapte pra si. Fazendo uma autorreflexão você descobre se é o que quer ou não.

Então não leia com pressa, mas com o objetivo de absorver o máximo de informações e sintetizá-las junto ao seu perfil profissional.

pós graduação em marketing - detalhe de mãos de uma pessoa que está de frente para um notebook

Quais são as principais áreas do Marketing?

Muitos pensam que o Marketing só atua na linha de frente de estratégias de vendas. Foi por isso, inclusive, que o primeiro parágrafo deste artigo esclareceu que o foco da profissão é na produção de valor.

Antes de falar sobre os cursos de pós-graduação em marketing que você pode realizar, é preciso saber em quais áreas essa profissão está presente. Dessa forma, logo de cara você pode descartar algumas opções e focar em outras.

Se você não é muito chegado a vídeos, por exemplo, já sabe que quaisquer especializações voltadas ao audiovisual não servem. Da mesma forma, se as vendas não são sua praia, passe longe da pós em Gestão de Vendas e Relacionamento.

Pode acontecer de você não ser um profissional que elabora as campanhas, mas que tem um bom feeling de percepção do mercado — e da forma ideal pra empresa se posicionar. Nesse caso, o MBA de Business Intelligence cai como uma luva.

Percebe o peso do marketing na totalidade de um negócio? Antes de escolher uma pós-graduação em Marketing, é ideal que você compreenda, portanto, as áreas onde a profissão atua.

Como o objetivo deste artigo é abordar as opções em si, a gente recomenda a leitura de um artigo que aborda as 9 áreas do Marketing que você precisa conhecer antes de iniciar sua carreira.

Agora, conheça os 10 cursos mais procurados de pós-graduação em Marketing!

1. MBA em Marketing

Opa, logo de cara um termo novo: MBA. Você sabe o que significa? A gente também tem um artigo explicando o que é uma MBA e qual a diferença da pós-graduação e da especialização. Se você ainda não sabe ou tem dúvidas, não deixe a leitura de lado, pois aqui a gente vai citar alguns MBAs.

O primeiro deles é o MBA em Marketing, que tem o intuito de aprofundar o conhecimento na área com abordagens que trazem conceitos de gestão de mídia e relacionamento com os clientes. Trata-se de garantir ao profissional o aprendizado de uma perfeita execução de tarefas fundamentais pra que a essência do marketing seja cumprida na estratégia adotada pela empresa.

Lembra que a gente disse que o marketing é sobre agregar valor? Desenvolver uma marca, com uma identidade visual, é um dos primeiros passos. Em seguida é necessário traçar planos pra que a comunicação da empresa com clientes e stakeholders esteja de acordo com sua missão, visão e valores.

Algumas estratégias são determinantes pra seus consumidores terem uma experiência que valorize não só o produto, mas também a experiência proporcionada pela empresa.

O Marketing trata exatamente dessa questão. Com essa especialização em Marketing, o profissional é capacitado pra gerenciar tais questões que refletem na forma como a marca é vista e lembrada.

2. MBA em Business Intelligence

Já que a gente mencionou o MBA em Business Intelligence, você vai conhecer mais sobre essa especialização agora. Trata-se da administração de uma das coisas mais valiosas que as empresas possuem — ou trabalham com todo o impulso pra possuir: os dados.

Inteligência de negócio é justamente compreender comportamentos comuns do seu público-alvo pra oferecer algo atrativo a ele. De igual maneira, ter informações sobre como seu concorrente está desempenhando no mercado é importante.

Mas tudo é informação, ou seja, dados. O que fazer com eles é o que vai determinar o bom desempenho do seu projeto. É por isso que um profissional de Marketing com entendimento e experiência em Business Intelligence é requisitado. Se você gosta de desempenhar funções analíticas, é uma boa opção de pós-graduação em Marketing.

3. MBA em Marketing para Pequenos Empresários

Alguma dúvida de que o Marketing é essencial em qualquer negócio? Pequenos empresários precisam aplicar estratégias pontuais que permitam o crescimento da companhia. Mas em pequenas empresas tudo funciona de forma diferente em relação às grandes, tornando necessária a existência de uma especialização à parte.

O MBA em Marketing para Pequenos Empresários é voltado pra empreendedores, sócios, cofundadores ou à pessoa que não exerce nenhum cargo diretivo, mas é responsável pelo departamento de Marketing ou Comunicação de uma empresa de pequeno porte.

É preciso ter a percepção de oportunidades de negócio — todo mercado tem muitas delas — e como a empresa ou produto se encaixam nelas. Quanto mais apurada for essa visão, maiores são as chances de, em um movimento estratégico, a empresa pular na frente dos concorrentes e alavancar.

4. Pós-graduação em Marketing e Branding

Quando você tem o objetivo de desenvolver um padrão de comunicação de uma empresa, seja ela uma startup, uma holding, um pequeno negócio ou uma multinacional, significa que você tem em mãos uma responsabilidade considerável. Com um branding bem definido, o posicionamento e a voz da empresa ganham forma.

Essa forma, “documentada” pelo manual de branding, é replicada onde a empresa estiver. Um CEO ou presidente não pode estar presente em todos os lugares, ou seja, não consegue garantir que todos os seus colaboradores proporcionem a experiência desejada aos clientes. Com um branding, essa padronização alcança a organização em sua totalidade.

Em multinacionais, quando decisões são tomadas em um país, todas as filiais do mundo precisam respeitá-las. Ao criar uma marca, é preciso que todos os princípios e valores estejam refletidos claramente nela. Essa marca vai muito além de um logotipo, ela abrange a comunicação como um todo, definindo como a empresa emite uma mensagem e a faz chegar a quem quer que seja. Todo esse conjunto é o branding.

O marketing entra nesse contexto como um elemento que contribui tanto pra construção do branding (que é feita com base em dados) como pra disseminação dele na sociedade. É dessa forma que uma marca diz, em todos os cantos onde atua, quais são os seus princípios e a razão da sua existência.

Se você percebeu que se especializar nessa área é algo que te deixa empolgado, saiba que Marketing e Branding é uma boa escolha de pós-graduação em Marketing.

Marketing e Branding para Pequenas Empresas

É o mesmo conceito da especialização anterior, porém voltada pra pequenas empresas, já que estas têm formas totalmente diferentes de atuar em praticamente todos os departamentos.

Pra uma pequena empresa crescer, é preciso que os potenciais clientes sintam-se seguros em comprar a solução que ela oferece. Expressar segurança, confiabilidade no produto e autenticidade da marca é uma tarefa delicada que pode custar caro. Em pequenas empresas, todo orçamento precisa ser bem gasto.

Essa é a razão pela qual existe uma pós-graduação em Marketing específica pra esse cenário. O marketing e o branding nessas organizações precisam ser muito bem trabalhados. Existem profissionais que trabalham exclusivamente no crescimento das empresas, verdadeiros especialistas. Estes são muito bem pagos porque oferecem alta capacidade de transformação.

5. Inteligência competitiva e inovação em marketing

O próprio nome é autoexplicativo. A pós-graduação em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing prepara a pessoa pra produzir resultados que garantem vantagens competitivas utilizando ferramentas e conceitos de marketing.

O profissional se torna apto a desenvolver uma estratégia que garanta o desempenho da equipe e, consequentemente, do projeto em que estão envolvidos. Pra isso, existem métricas pra avaliar, dados que carecem de atenção e, principalmente, ferramentas que sintetizem opiniões de usuários e parceiros a respeito do produto pra indicar melhorias.

É preciso executar estratégias com base em dados obtidos por análises. A gente já falou sobre como os dados são importantes. Com um olhar crítico bem calibrado, o profissional desta área do Marketing sabe como trabalhar a imagem da empresa pra reagir ao que foi analisado, pois os dados podem indicar inúmeras coisas.

Isso acontece quando o responsável sintetiza as informações e traça uma estratégia a ser seguida. Vale destacar os termos “informações” e “estratégia” porque cada uma delas possui fórmulas e conceitos que servem pra extrair o melhor resultado possível. Como você pode ver, trata-se de uma especialização mais analítica.

6. MBA em Comunicação e Marketing

Ainda seguindo a linha de raciocínio das especializações abordadas até agora, que ressaltam a percepção da marca perante o público consumidor, o MBA em Comunicação e Marketing é voltado a entender o comportamento do cliente e traçar boas estratégias pra fidelizá-lo.

As áreas abordadas nesse MBA proporcionam ao profissional uma visão mais ampla e menos técnica. Tal como o marketing trabalhando de acordo com um branding bem desenvolvido e eficiente, seu trabalho em conjunto com conceitos de comunicação traz enorme potencial.

Essa função também tem grande importância na produção de um evento corporativo, como você vai ver mais à frente. Mas dando um pequeno spoiler, a equipe de Eventos fica responsável por garantir o lado técnico (locação de equipamentos e terceirizações) e o conceitual — que vem da equipe de Comunicação.

É a Comunicação junto ao Marketing que decide o posicionamento da empresa, o tom de voz, o branding e demais códigos que expressam sua missão, visão e valores. Somente quando esses pontos-chave estão bem definidos (e claros!) é que a equipe de produção de eventos entra e utiliza seu know-how pra fazer acontecer.

7. Gestão de Vendas e Relacionamento

Nenhuma pessoa compra algo sem pensar na solução que aquilo pode trazer pra si. Gerenciar uma venda significa garantir que o processo de compra seja o mais agradável possível pro cliente. É mais que apenas trocar um produto por uma margem de lucro.

Pode-se observar esse fenômeno ao considerar o tipo de cliente que não gosta de comprar algo pela internet porque prefere a experiência de ir à loja, ver o produto de perto e, por fim, realizar a compra. Tudo contribui pra alcançar potenciais clientes com esse perfil: o design da loja, o vendedor atencioso, os produtos distribuídos estrategicamente pela prateleira etc.

A sua persona prefere realizar uma compra em lojas físicas, virtuais ou tanto faz? É preciso entender essa questão pra oferecer a melhor experiência possível (a gente insiste na palavra “experiência” porque ela é muito importante).

Onde o marketing se encaixa nessa especialização?

Quando um cliente se sente satisfeito ao realizar uma compra e o produto preenche a lacuna que ele procurava, ele se torna um defensor da marca. Ele vai falar da sua empresa aos melhores amigos e, assim, sua marca vai alcançar novas pessoas. É por isso que a gestão de vendas também está sob o guarda-chuva do Marketing.

Nessa especialização são tratados assuntos como neuromarketing, psicologia e derivados. Você aprende a compreender de que maneira um produto pode resolver determinado problema e como o cliente percebe isso. Posteriormente, o processo de compra dessa solução precisa corresponder (ou até mesmo superar) as expectativas.

Ao fim desse processo, se bem executado, sua empresa fidelizou um cliente e agora tem um relacionamento de confiança com ele, o que significa que a experiência também serviu de marketing pra ele voltar a te procurar quando precisar, sem considerar a concorrência.

Um profissional que entende e acredita nesse modelo é capaz de gerar um aumento considerável tanto no faturamento de uma empresa quanto na sua influência no mercado, nos clientes e nos concorrentes.

Pode ver que isso é uma forma diferente de posicionar uma empresa (apesar de não excluir todas as outras que a gente citou aqui). Se você gosta dessa abordagem e da ideia que o Marketing também é muito potente fora da atuação junto à Publicidade, a pós-graduação em Gestão de Vendas e Relacionamento é pra você.

8. Linguagem Audiovisual

Estudar a produção de vídeos é muito abrangente, pois envolve tanto a criação (filmagem) como a edição do material. É por isso que a pós-graduação em Linguagem Audiovisual estuda os meios mais apropriados pra que as mensagens alcancem, em sua distribuição, o maior número de pessoas.

A magia de uma produção audiovisual não começa na edição, mas na captação da imagem. O editor do vídeo não vai conseguir fazer muita coisa se o material tiver sido mal gravado. Trazendo pro assunto deste artigo, a gente entende que em todas as etapas de criação é preciso ter o acompanhamento da equipe de Marketing.

Um exemplo fictício pra facilitar o entendimento: a Faculdade Descomplica decide fazer um vídeo sobre os cursos de graduação e pós-graduação que oferece. O roteiro precisa ser escrito utilizando uma linguagem que transmita simplicidade, objetividade, diversão e engajamento — que fazem parte de seu manual de marca.

Mas não é só no roteiro que se aplica o branding, pois a linguagem também se manifesta em outros elementos. O figurino dos atores e o ambiente onde as cenas acontecem também precisam estar de acordo com o que a empresa quer transmitir enquanto marca.

O formato do conteúdo também precisa ser apropriado ao meio por onde será divulgado. O vídeo vai passar na TV ou na Internet? Vai ser gravado na horizontal ou vertical? Vale dancinha? Tudo isso faz parte da linguagem audiovisual e precisa ser considerado. Afinal, você quer que tenham a percepção correta da sua empresa (por isso, é responsabilidade do Marketing).

9. MBA em Comunicação e Eventos

Se você pensa que organizar uma exposição é tarefa da equipe de Eventos… Bem, você está certo, mas precisa saber que o departamento de Marketing deve acompanhar tudo de perto pra garantir que não só o visual da marca seja respeitado, como também que a voz da empresa seja emitida da forma correta.

E se não houver uma equipe dedicada à produção, é o Marketing que assume, pois é o único departamento que consegue criar uma conexão com a marca e promover experiências únicas.

Essa é uma pós-graduação em Marketing muito relevante porque todo evento é importante e tem objetivos comerciais (ainda que de forma indireta). É mais uma oportunidade pra conhecer melhor o público, comunicar-se com ele pra criar uma relação (lembra da pós em gestão de vendas e relacionamento?) de proximidade.

Quando a empresa conhece bem o perfil dos seus clientes, ao produzir um evento é preciso que ele seja não só coerente, mas relevante pro seu público-alvo. Ao fazer um MBA em Comunicação em Eventos, o profissional se torna apto a elaborar experiências visuais que possuam ligação com a marca.

10. Gestão Estratégica de Eventos

Olha aí a complexidade de produzir um evento. Só o MBA falado no item anterior não já é suficiente? Bem, depende.

O que a gente acabou de falar sobre eventos diz respeito à área da Comunicação, ressaltando a importância de um bom relacionamento com clientes e com o mercado como um todo (o que inclui stakeholders B2B, como fornecedores).

A pós-graduação em Gestão Estratégica de Eventos prepara a pessoa pra ter uma visão diferenciada na elaboração de encontros com investidores, lançamentos de produtos aos clientes, mostra de protótipos de projetos… Só pra citar alguns exemplos.

Um profissional nesta área consegue perceber se determinada situação é apropriada pra elaborar um evento. Se decidir que sim, todo o planejamento, estratégias de comunicação e demais tomadas de decisões que visam um bom aproveitamento da cerimônia devem vir desse especialista.

Não cabe a este profissional produzir a comunicação do evento. Como já foi dito, quem se responsabiliza por emitir a mensagem da empresa de forma apropriada é o departamento de Comunicação. Ele não vai atrás de cameramans, não contrata empresas de figurino, nem a equipe de som. Isso, sim, fica pra equipe de Eventos, pois sabem muito bem o que fica bom e o que fica exagerado.

Pós em marketing

Conclusão

Valor: todo profissional de Marketing precisa valorizar muito essa palavra, pois ela deve ser o centro de toda estratégia. Não é à toa que existem equipes focadas exclusivamente em ações de marketing em toda empresa, pois o CEO nem sempre sabe fazer o correto pra valorizar seu produto.

Pode parecer duro, mas é a mais pura verdade. Se uma pessoa desenvolve, por exemplo, um tipo de caneta revolucionária, ela cuidará do que for necessário pra ser o mais eficiente possível. Vai estudar o mercado, entender as necessidades das pessoas que usam canetas comuns, entre outras coisas.

Se essa mesma pessoa for cuidar do marketing, pode se dar muito mal porque a comunicação tem uma linguagem própria. Ainda mais nos âmbitos da publicidade, e mais ainda no que se refere à organização de eventos e ações de promoção da marca ou produto. Ser capaz de criar um produto relevante não significa ter habilidade pra vendê-lo.

Outro ponto importante: um marketing bem-feito só acontece quando o profissional responsável tem capacidade e gosto pela função. Esse é quase um requisito, pois trabalhar com dados externos (mercado, concorrente e cliente), às vezes, é desgastante.

Sendo assim, dada a devida importância de considerar a vocação pra ter prazer na profissão, é preciso pensar muito bem na escolha da pós-graduação em Marketing. Leia esses 10 cursos mais procurados quantas vezes for necessário e conte com a maior escola de ensino online do Brasil pra alavancar sua carreira!