• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação em farmácia: conheça os 5 cursos mais procurados

Está buscando uma pós-graduação em farmácia? Pra quem está concluindo o ensino superior ou buscando investir em aprendizado, uma especialização é, de fato, algo de grande valor. Na área da saúde, não é diferente.

Pra te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as opções, separamos algumas especializações em farmácia, assim fica mais fácil de decidir! Bora lá?

Pós-graduação em farmácia: como escolher a sua

Escolher um curso não é tão fácil quanto parece. Existem vários pontos que devem ser avaliados antes da decisão, como:

  • preço;
  • duração;
  • mercado de trabalho;
  • presencial ou EaD.

Entretanto, existem formas de facilitar bastante a sua escolha e hoje vamos falar sobre uma delas: os cursos mais buscados nessa área.

Confira os principais motivos pra fazer uma pós-graduação em farmácia e como escolher a sua.

Acompanhe a leitura pra saber tudo!

1. Farmacologia Clínica

O curso de Farmacologia Clínica é focado no aprendizado sobre o uso de medicamentos e como eles devem responder sob os mais variados cenários.

Ou seja, o objetivo é apresentar as melhores soluções pros pacientes, obtendo resultados no tratamento com fármacos de forma rápida e acertada, manipulando medicamentos e acompanhando o processo.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de estudar sobre o funcionamento de todo o sistema humano e os medicamentos pra cada área.

Portanto, vão estar preparados pra apresentar soluções pra qualquer tipo de quadro dos pacientes.

Farmácia Oncológica

2. Farmácia Oncológica

O campo da oncologia é um dos que mais atrai a atenção de profissionais que buscam se especializar, dado a complexidade que é o estudo de cancros.

Assim sendo, o farmacêutico oncológico terá a oportunidade de estudar sobre o tratamento de pacientes em quimioterapia.

Dessa forma, os estudantes vão poder aprender sobre a prescrição e manipulação de medicamentos pra essas pessoas, com objetivo de apresentar melhores respostas ao tratamento.

Dentro do campo da saúde e em hospitais, a pós-graduação em Farmácia Oncológica está entre as mais buscadas.

Farmácia Clínica e Hospitalar

3. Farmácia Clínica e Hospitalar

Outra pós-graduação muito buscada na área é a de Farmácia Clínica e Hospitalar. Neste curso, os estudantes vão poder estudar sobre os medicamentos e seu uso nos pacientes.

Os profissionais dessa área poderão trabalhar em clínicas e hospitais fazendo o acompanhamento do uso de fármacos e monitorando os resultados obtidos.

O objetivo, portanto, é garantir aos enfermos o melhor resultado no seu tratamento, com o menor impacto de efeitos colaterais.

Farmácia Estética

4. Farmácia Estética

A Farmácia Estética é uma das que mais tem ganhado destaque nos últimos anos, dado ao grande número de pessoas que têm buscado esse tipo de tratamento.

Nessa pós-graduação, os estudantes vão estudar sobre medicamentos e fármacos com objetivo de, justamente, trabalhar o bem-estar estético sem prejudicar a saúde dos pacientes.

Por ser uma área em crescimento, são grandes as oportunidades de trabalho para quem busca esse curso. Os profissionais podem trabalhar em: 

  • consultórios próprios, como empreendedores;
  • clínicas de beleza e estética;
  • hospitais;
  • spas.

Portanto, os estudos serão centrados na avaliação de pacientes e, até mesmo, na execução de procedimentos.

Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

5. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Os estudos na área da Farmácia vão muito além de só prescrever medicamentos pros pacientes.

Afinal, cada pessoa é única e pode reagir de forma diferente ao tratamento. Por isso a área da Farmácia Clínica é tão interessante e está entre as mais buscadas.

Nessa pós-graduação, os estudantes terão a oportunidade de obter um amplo conhecimento sobre os medicamentos.

Além disso, acompanhando pacientes de forma mais próxima, vão poder atingir melhores resultados nos tratamentos.

Por que fazer uma pós-graduação em Farmácia?

Por que fazer uma pós-graduação em Farmácia?

Com a competitividade do mercado de trabalho atualmente, quem não se atualiza ou busca novos aprendizados acaba ficando pra trás.

Na área da farmácia, essa mesma tendência é observada. Por isso, é muito importante não menosprezar o impacto que ela pode trazer na sua carreira.

Dessa forma, a gente listou aqui três motivos pra você levar em consideração na hora de decidir fazer ou não uma pós.

1. Novas oportunidades profissionais

Se especializar numa área pode ter um grande impacto na sua carreira, afinal, profissionais com profundo conhecimento em determinada área são muito buscados. 

Por isso, em uma área competitiva como a de saúde, especialmente no campo da farmácia, a pós-graduação vai diferenciar quem é especialista dos demais.

Assim, será possível encontrar novas oportunidades e crescer de forma mais rápida.

2. Salários mais altos

O salário, na grande maioria dos casos, está diretamente ligado à experiência de um profissional.

Ou seja, um iniciante vai receber menos que um sênior, independentemente da área de atuação.

Dessa forma, uma pós-graduação é uma forma de se destacar e mostrar seu valor. Assim, é possível conseguir salários mais altos.

3. Expandir o networking

O networking é uma das palavras da moda dentro do mundo corporativo hoje. Mas, de fato, pode ter um grande impacto na sua carreira.

Assim, uma pós-graduação vai te possibilitar conhecer novas pessoas da sua área que podem ser relevantes contatos profissionais.

Consequentemente, investir em conhecer novas pessoas, em especial na sua área de atuação, é algo de grande importância. Vai que sai uma parceria de sucesso aí, né?

Como escolher o curso ideal?

Como escolher a especialização ideal?

É bem provável que quando você saiu do colégio ficou repleto de dúvidas sobre qual curso escolher na faculdade. Esse processo é natural e é bem possível que se repita na hora de escolher a sua pós-graduação.

Por isso, é muito importante que você se conheça bem para que faça a melhor escolha. Isso significa lembrar as disciplinas que você mais se destacou e teve facilidade durante a faculdade.

Ao saber suas preferências, o momento de escolher a pós que tem a sua cara fica menos complexo.

Além disso, é bastante importante considerar quais são as áreas que estão em alta no mercado de trabalho.

Assim sendo, você pode escolher um curso em uma área que mais tem oferecido oportunidades de trabalho, o que vai facilitar a suas chances de encontrar um emprego.

Uma pós-graduação em farmácia pode ser um grande diferencial na sua carreira.

Essa especialização pode abrir muitas portas pro seu futuro profissional, por isso é fundamental conhecer os cursos e escolher melhor pós-graduação em farmácia pra você.

Quer saber mais sobre a Pós Descomplica? Conheça os cursos disponíveis. A gente tem certeza que você vai encontrar um com a sua cara.