• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação em Empreendedorismo: conheça os 11 cursos mais procurados!

Você ama desafios novos e tem uma cabeça bem analítica e estratégica, com ideias fervilhando e bastante criatividade? Independentemente da sua área, saiba que uma pós-graduação em Empreendedorismo pode fazer toda diferença.

E sem essa de não ter tempo, viu? Sempre existe uma opção que se encaixa direitinho à sua realidade do momento.

É claro que, se chegou até aqui, já tinha essa ideia em mente, né? Agora, se são informações sobre esse tipo de pós que você está precisando, a gente pode ajudar — e muito.

Por aqui, você vai descobrir como funciona uma pós em Empreendedorismo, os principais cursos, o que é estudado, mercado de trabalho e, claro, as vantagens de fazer uma pós-graduação EAD. Continue a ler e fique por dentro de tudo!

Duas pessoas vestidas com um avental olhando para a tela de um monitor. Ao lado uma boleira e ao fundo alguns itens do estabelecimento.

Por que fazer uma pós-graduação em Empreendedorismo?

Olha, pra início de conversa, este é um tipo de curso pra quem já tem uma graduação, ok? Quem já conquistou seu diploma no ensino superior pode dar continuidade aos estudos por meio de uma pós-graduação.

Geralmente, trata-se de um curso de menor duração — entre dois e quatro semestres, por exemplo. A ideia é focar em alguma especialidade da área. Assim, você se aprofunda e se destaca, com uma comprovação de que sabe o que está fazendo.

Hoje, inclusive, o profissional formado com esse diferencial é bem-visto pelo mercado. Isso porque, mostra que ele é capaz de lidar bem com o ambiente atual e as tendências — uma competência fundamental em qualquer carreira do futuro.

Aliás, por falar em carreira, a gente vê hoje uma realidade totalmente diferente de alguns anos atrás. A pandemia, por exemplo, acelerou ainda mais alguns processos e transformações, exigindo bem mais de negócios e empreendedores.

Tá aí um ótimo motivo pra se preparar melhor, não acha?

Pós-graduação em Empreendedorismo - Mulher vestindo uma blusa branca,  segurando uma xícara e mexendo em um notebook que está apoiado em uma mesa escura.

E uma pós-graduação EAD, vale mesmo a pena?

Você estava lendo e pensando: mas como é que vou ter tempo e dinheiro pra fazer uma pós-graduação agora? Bem, deixe essa ansiedade de lado e continue a ler, porque aqui tem solução pra tudo. E a sua é a pós a distância!

Quer ver alguns detalhes interessantes? Em uma visão histórica, essa modalidade é recente, pois foi regulamentada no Brasil em 1996. Lá atrás, pode ser que as pessoas não confiassem muito na ideia, mas, em 2018, já havia mais de 2 milhões de estudantes matriculados em cursos 100% EAD, sabia?

Essa informação está no Censo Digital EAD, feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). E o mesmo número de alunos também optou por cursos semipresenciais.

Se juntar todo mundo, isso dá quase 50% dos matriculados em algum curso superior EAD no país.

Com tanta gente assim, é claro que o ensino a distância tem sido mais valorizado, né? Agora, pelas vantagens que você vai ver daqui a pouco, muita gente escolhe uma pós-graduação em Empreendedorismo EAD logo de cara.

Afinal, instituições de ensino sérias, como a Pós Descomplica, oferecem cursos de alta qualidade e com todas as facilidades que o estudante precisa.

Tá, mas por que vale a pena mesmo? A gente já pode adiantar que tem a ver com a flexibilidade de tempo e a economia nas mensalidades.

Afinal de contas, numa pós EAD você não precisa se deslocar todos os dias pras aulas, muito menos pagar um valor alto, já que o formato online reduz custos pra caramba.

Pessoa apontando para a tela de um notebook preto que está apoiado em uma mesa de madeira. Ao lado um celular preto, uma carteira cinza escuro e um lápis.

Quais são os cursos de pós-graduação em Empreendedorismo mais procurados?

Deu pra notar que a ideia é boa? Então, se sua praia é o Empreendedorismo, saiba que existem vários cursos à disposição pra você escolher. A seguir, a gente selecionou aqueles mais relevantes que são muito procurados ­— por profissionais e pelo mercado. Dá só uma olhada!

1. Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

O que mais a gente vê hoje é a importância da liderança e da gestão de pessoas nas empresas. Somado a isso, nada melhor que uma boa dose de inspiração.

Essa pós mistura todos esses ingredientes pra você conseguir potencializar ao máximo os talentos ao seu redor.

O MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching pode te ajudar a se aprofundar em conhecimentos de gestão empresarial, relacionamento e liderança.

O foco, claro, é no capital humano, de modo que os profissionais possam alcançar os melhores resultados.

Com uma duração de 290 horas, essa pós-graduação em empreendedorismo é voltada pra quem quer desenvolver as habilidades e métodos necessários não só pra liberar, mas pra administrar e desenvolver a eficiência de seus colaboradores.

Você vai estudar gestão de tempo, projeto de vida, coaching e planejamento de carreira, ferramentas para tomada de decisão, liderança e formação de equipes, storytelling, cenários econômicos, negociação estratégica, governança corporativa, fundamentos e ferramentas de coaching, gestão do conhecimento, competência emocional e muito mais.

2. Empreendedorismo e Desenvolvimento de Startups

Quem tem o perfil citado lá no início do texto sabe como é ter milhões de ideias e muita vontade de empreender. Com tantas oportunidades no mercado aquecido de startups, uma pós nesse assunto ajuda bastante!

Isso porque essa pós-graduação em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Startups foca diretamente no desenvolvimento de startups. Assim, os profissionais vão ter mais criatividade em sua bagagem pra que o sonho realmente saia do papel.

Os conhecimentos adquiridos neste curso são válidos tanto pro desenvolvimento de um novo negócio quanto pra gestão de uma startup em ascensão.

São 390 horas que unem tudo o que a gente falou antes com Direito Aplicado ao Empreendedorismo e Inovação, por exemplo. Isso, sem falar de conceitos voltados à criação de startups.

3. Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

Pode ser que o seu cenário não seja uma startup, mas, ainda assim, um novo negócio que precisa de atenção. Então, a pós-graduação mais recomendada é a de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios!

Nela, você aprende a perceber as melhores oportunidades do mercado, desenvolvendo aquele olhar especializado.

Isso porque, com o conhecimento de mercado ajustado, é possível criar valor por meio de novos negócios.

Somado a isso, ainda entra a inovação, que nem todo empreendedor consegue dominar no início, por se tratar de tendências e mudanças constantes.

Pra isso, o curso coloca o processo inovador em primeiro lugar. Afinal, é por meio dele que novos negócios despontam e se solidificam no mercado.

Quando você sabe identificar nichos certos e boas oportunidades, o sucesso vem muito mais rápido.

Com duração de 390 Horas, o curso aborda também economia empresarial, gestão de operações e processos gerenciais, plano de negócios, governança corporativa e muito mais.

4. Empreendedorismo e Negócios Digitais

Já ficou bem claro que o mercado hoje é digital, né? E não é pra menos, com tantos empreendedores migrando ou investindo do zero em negócios nesse ambiente online e conectado. Mas não é porque o solo fértil é recente, que você pode sair implementando ideias sem embasamento!

Pra isso é que a pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Digitais existe. Com ela, você tem a oportunidade de conhecer e usar as ferramentas certas pra tirar suas ideias digitais do papel e vê-las prosperar.

Aliás, já parou pra pensar que os negócios digitais são uma das melhores opções pra quem quer ter o próprio empreendimento e fazer seus próprios horários?

Por isso, o curso é voltado a todo profissional de pequena, média ou grande empresa que quer apostar estrategicamente em tecnologia e inovação.

São 390 horas de muito conteúdo relevante:

  • Gestão do tempo;
  • Gestão de pessoas e liderança;
  • Cenários econômicos;
  • Negociação estratégica;
  • Inovação tecnológica e empreendedorismo digital;
  • Tendências do mercado digital;
  • Comportamento do consumidor digital;
  • E muito mais!

5. Logística Empresarial

A ideia de uma pós-graduação em Empreendedorismo não é buscar uma especialização? Então, em meio a tantos processos importantes, vale a pena se dedicar à logística do negócio.

Ela envolve não só os recursos humanos, mas também os materiais. E tudo isso precisa de uma gestão eficiente!

Pra dominar o assunto e empreender com esse diferencial, a Pós-Graduação em Logística Empresarial se volta pra líderes, gestores e outros profissionais que querem otimizar o setor logístico dos seus negócios — muito estratégico, inclusive, na era do mercado digital.

Você aprende, por exemplo, a desenvolver a organização de uma empresa. Pra isso, são vistos conceitos diversos, com foco no controle de planejamento, implementação e controle de eficiência.

Também vai ver sobre cultura de satisfação e fidelização do cliente, gestão de armazenamento e planejamento, controle da produção e produtividade, e gestão de custos logísticos.

6. Gestão de Times Remotos

Por falar em transformações digitais no mercado de trabalho, não dava pra desconsiderar a migração para o home office, né? E, olha, mesmo depois que a pandemia acabar, essa tendência vai ficar, viu?

Pois é, muitas empresas viram no trabalho remoto diversas vantagens operacionais e de custos. Acontece que tudo é meio novo e os negócios precisam de pessoas que saibam gerir times remotos. A Pós Descomplica identificou essa demanda e fez o quê?

Isso mesmo, uma pós-graduação em Empreendedorismo todinha voltada pro assunto. Assim, líderes, gestores e demais profissionais vão aprender a gerenciar seus times da melhor forma, mesmo de longe.

E aí, que tal entrar pro mercado com esse diferencial de peso? O MBA em Gestão de Times Remotos tem 390 horas e te ensina tudo que você precisa pra brilhar nessa função:

  • Novos ambientes de trabalho: coworking e home office;
  • Ferramentas para gerenciamento remoto eficaz;
  • Governança corporativa;
  • Benefícios e apoio ao trabalho remoto;
  • Direito do trabalho remoto;
  • Liderança e gestão de equipes ágeis e remotas; e outras disciplinas.

7. Gestão Horizontal e Empreendedorismo

Calma, que ainda não acabou. Você também pode fazer um MBA em Gestão Horizontal e Empreendedorismo. Sabe sobre o que se trata? As empresas estão cada vez mais necessitadas de novos modelos de distribuição, organização e sistematização de tarefas.

Na prática, isso se chama gestão horizontal. É um meio perfeito pra criar uma empresa dinâmica, sabe? O sistema é mais informal, dando mais poder às equipes e proporcionando maior colaboração.

O curso propõe transformar o ambiente empresarial e a mentalidade de líderes e colaboradores. Vale a pena pra quem quer ver seu negócio deslanchar com uma nova visão de mercado. Isso, somado à inovação e empreendedorismo de ponta.

Além de estudar sobre liderança e formação de equipes, você conhece melhor a gestão do conhecimento e por competências, negociação estratégica e outras disciplinas.

8. Gestão da Informação, Tecnologia e Empreendedorismo

A Pós-Graduação em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo está 100% relacionada ao que o mercado precisa, concorda? E ela ajuda a fazer com que os profissionais tenham uma visão geral sobre o tema, mas que consigam conectar esses três pilares.

Se você topar ser especialista, saiba que vai poder criar produtos e serviços inovadores. Também vai descobrir a identificar os aspectos principais pra criação de valor em negócios que somam inovação, tecnologia e empreendedorismo.

O curso te dá o conhecimento necessário pra utilizar as ferramentas certas, aplicativos e até softwares que são aliados no processo. São 390 horas de muito conteúdo de peso, como projeto de Internet das Coisas (IoT), governança e qualidade de dados, e tecnologias para Big Data.

9. Gestão de Negócios e Sucessão Familiar

Seguiu os passos da família e quer dar continuidade ao legado que herdou (ou vai herdar)? Nada de pegar os negócios sem antes se especializar no assunto! Afinal, do mesmo jeito que criar uma empresa do zero dá trabalho, manter um empreendimento familiar também tem lá seus desafios.

Então, o que é preciso pra gerir um negócio de sucessão familiar? Pra início de conversa, uma especialização que te ajude a descobrir mais habilidades e novas oportunidades na empresa. Assim, dá pra crescer sem deixar de transmitir os maiores valores do negócio.

Além de aprender sobre gestão e liderança de pessoas, a Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Sucessão Familiar passa pelo plano de negócios, gestão de operações e processos e até Direito Civil. Isso mesmo, dentro dessa área, você fica conhecendo mais sobre Família, Sucessões e Contratos.

10. MBA para Novos Empreendedores

Novo ou nova na área? Sem problemas, tem o MBA para Novos Empreendedores. Se saiu de uma graduação com vontade de empreender na sua área, vale a pena continuar estudando e abraçar essa especialização.

Até porque o Brasil tem uma alta taxa de empreendedorismo, sabia? Tem muita gente por aí investindo em seus planos pessoais pra inovar e abrir seus próprios negócios. E, se você faz parte dessa galera, pode sair à frente com os conhecimentos certos.

E quais seriam eles? Bem, técnicas de gestão, por exemplo, marketing e tecnologia. Aquele combo perfeito pra começar. Assim, dá pra perceber melhor as oportunidades de inovação e agir com embasamento teórico pra tomada de decisão acertada.

11. Negócios e Marketing

Opa! E por falar em marketing, não dá pra empreender sem conhecer melhor essa área, principalmente hoje. Portanto, você também pode ampliar seu currículo com essa pós em Negócios e Marketing.

Afinal de contas, do que adianta saber tudo sobre gestão, por exemplo, mas a sua empresa não ser vista — ou conhecida — no mercado? É aí que entra o marketing, com todo seu poder, pra potencializar o negócio e atrair mais clientes.

O MBA em Negócios e Marketing é formado por disciplinas de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo Digital, storytelling, Marketing Digital, planejamento de mídia e muito mais conceitos da área do empreendedorismo. Sucesso na certa, né?

Pessoa sentada no chão com alguns livros empilhados servindo de suporte para um notebook.

Como funciona uma pós-graduação em Empreendedorismo?

A gente te mostrou até aqui os cursos mais procurados, mas também é bom explicar alguns detalhes. Na prática, tudo funciona de um jeito bem simples. Nas opções acima, você pode estudar onde, quando e como quiser.

As aulas acontecem 100% online, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. A instituição de ensino fornece uma plataforma com tudo que é necessário, das aulas aos materiais didáticos e apoio de tutores, viu?

Se você escolhe fazer sua pós-graduação em Empreendedorismo com a Pós Descomplica, por exemplo, pode estudar pelo computador, tablet e até pelo celular. Não importa onde nem quando — o conteúdo estará sempre disponível pra ser consumido e trabalhado.

Assim, dá pra montar sua rotina do jeito que você quer e precisa, com o suporte dos professores e da equipe da faculdade. O lado mais legal é que, apesar de ser virtual, o curso te prepara pro mundo real.

E o mercado do futuro pede justamente isso, né? A gente preza justamente por isso, pra que os estudantes das pós-graduações consigam de fato aplicar o que aprenderam no dia a dia do seu ambiente profissional.

Tudo isso é ótimo, porque serve como uma conexão bem direta com o mercado de trabalho. E a gente tem a tecnologia exclusiva dos microcertificados, que ajuda bastante, sabia? A ideia é que você construa seu currículo conforme estuda, em tempo real.

Por isso, na hora de procurar um estágio ou emprego, já existe uma bagagem bacana pra você mostrar, sem a necessidade de esperar o diploma do seu curso.

Isso sem falar que quem é do Empreendedorismo não costuma esperar pra colocar a mão na massa. Então, dá pra ir estudando enquanto aplica o que aprendeu ao seu negócio próprio ou até mesmo ao local onde você já trabalha.

Bom, mas o que mais você merece saber em relação ao funcionamento da pós-graduação a distância? É o seguinte: todas aquelas disciplinas que você contratou pro semestre ficam disponíveis na plataforma. Daí é só mandar ver nos estudos e contar com o apoio dos tutores pra tirar dúvidas e buscar orientações.

Como dá pra assistir às aulas quantas vezes quiser, e no seu tempo, você pode ficar com o conteúdo bem afiado pra fazer exercícios e simulados, que também ficam na plataforma. Eles são desbloqueados à medida que você avança nas matérias.

Mas, e as provas? Sem neuras, porque elas servem apenas pra atestar os conhecimentos que você já adquiriu. Aqui na Pós Descomplica, por exemplo, as avaliações são 100% digitais, e são compostas assim:

  • Avaliação do módulo 1: questões de múltipla escolha sobre os conhecimentos abordados no módulo;
  • Avaliação do módulo 2: estudo de caso como um projeto integrador das disciplinas abordadas no módulo;
  • Avaliação do módulo 3: pitch em que você expõe suas ideias/projetos acerca de um tema tratado no módulo.

As videoaulas são bem curtinhas, gravadas em 5 a 8 minutos. Dá pra ir avançando nos tempos que você tiver em sua agenda, com aquela flexibilidade de horários que todo mundo sonha em ter.

Ah, e tem mais: você pode fazer um simulado online pra se preparar pra prova e assistir às aulas sem ter que gastar o plano de dados do seu celular.

Pessoas dentro de uma sala, sentadas em volta de uma mesa.

Por que investir nessa atualização do seu currículo?

Você já viu muitos pontos positivos até aqui, mas ainda tem mais. Fazer uma pós-graduação em empreendedorismo online tem várias vantagens, como a flexibilidade de horários e a acessibilidade.

Além disso, quem escolhe um dos cursos citados vai adquirir ainda mais familiaridade com a tecnologia e otimizar aquele tempo e gastos com deslocamento.

Falando nisso, o custo é bem menor se comparado com uma pós presencial, sabia? Pois é! Sem a necessidade de manter instalações físicas que comportem todo mundo diariamente, os cursos EAD são bem mais econômicos.

E você nem perde em convívio com colegas de turma, porque os fóruns e outros canais de interação ajudam bastante nisso.

Agora, quando se trata da Pós Descomplica, a gente também pode te garantir que você vai cursar uma pós-graduação em Empreendedorismo top de linha.

Isso porque a gente tem nota 5 no MEC! Isso não é pra qualquer um, não é mesmo? Se quiser comprovar essa informação, é só acessar o site e-MEC e conferir a situação do Descomplica.

Essa avaliação máxima mostra que os cursos de Empreendedorismo têm toda a infraestrutura necessária pra formar profissionais 100% capacitados pra atuar no mercado de trabalho.

Duas pessoas sentadas e olhando para a tela de dois notebooks claros.

Quais são os diferenciais de quem faz uma pós online?

Na sua jornada profissional com uma pós-graduação EAD, você adquire algumas características e habilidades vantajosas. Por exemplo, a gente pode citar logo de cara a disciplina, já que o estudante nessa modalidade é mais independente.

Justamente por isso é que o profissional consegue liderar e gerir seus negócios com mais facilidade. Sem contar que você desenvolve um perfil mais proativo, autônomo, estratégico e dinâmico. Afinal, dá pra trabalhar bastante seu nível de compromisso, responsabilidade e autogestão — a base de tudo pra empreender!

Aliás, com uma pós-graduação inteirinha EAD, quando você chegar ao mercado, já vai estar completamente dentro do script. Isto é, vai lidar muito bem com as novas tecnologias e caminhar junto das tendências inovadoras e tecnológicas. Bom demais, não acha?

Agora que você já conhece os cursos de pós-graduação em Empreendedorismo mais procurados do mercado, vá em frente. Escolha aquele (ou aqueles) que mais se encaixa em suas necessidades e se especialize pra empreender do jeito certo, com o diferencial competitivo que sua carreira merece.

E você não vai entrar nessa jornada sem ajuda, claro. Pode contar com a Pós Descomplica nessa nova etapa do seu crescimento profissional: conheça mais sobre as pós-graduações oferecidas!