• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Veja por que você pode fazer estágio na pós-graduação

É comum alguém ter a dúvida se pode fazer estágio na pós-graduação ou não. Pois a gente já adianta que a resposta é sim! Dessa forma, fazer um curso Lato Sensu ou Stricto Sensu proporcionam aprendizado tanto na teoria quanto na prática.

De acordo com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), alunos matriculados em qualquer curso regular de nível superior podem estagiar. Ou seja, estudantes de especialização, MBA, mestrado e doutorado também se enquadram. 

Isso porque o Estado entende que quem procura uma pós-graduação muitas vezes quer mais uma chance de se preparar pro mercado de trabalho. Esse exercício permite o desenvolvimento no ofício com supervisão e respaldo legal em casos de erros.

Colocando dessa forma, fica até mais fácil aceitar a baixa remuneração, né? Afinal, o estagiário não costuma ser tão cobrado quanto um funcionário efetivo. Mas não vai pensando que não precisa ser responsável, hein? Proatividade é o que vai te ajudar a conseguir um cargo, nessa ou na próxima empresa.

Continue a leitura deste artigo pra saber mais detalhes sobre o assunto!

Quais estágios eu posso fazer na pós-graduação?

Quais estágios eu posso fazer na pós-graduação?

Por ser uma formação mais curta, a pós-graduação não inclui a cadeira de Estágio Obrigatório. No entanto, quem quiser ou precisar, pode pleitear qualquer tipo de estágio dentro da sua área. 

Não existe diferença entre os estágios de graduação e pós-graduação. As regras são as mesmas:

  • carga horária diária de até 6h (30 horas semanais);
  • contrato de até dois anos;
  • auxílio-transporte (caso seja presencial);
  • bolsa-estágio;
  • férias remuneradas de 30 dias após um ano de serviço. 

Ou seja, se você se deparar com uma oferta de estágio, pode se candidatar. Muitas vezes, os próprios recrutadores desconhecem essa possibilidade, mas ao terminar de ler este artigo você estará apto a esclarecer tudo.

Estágio-docência

Específico pra quem cursa mestrado e doutorado (Stricto Sensu), essa modalidade de estágio serve pra preparar o acadêmico pro ensino. Neste caso, o estagiário acompanha um professor em sala de aula e ajuda em projetos.

O estágio-docência é obrigatório apenas no doutorado, mas muito importante pra qualquer pessoa que queira seguir carreira acadêmica.

Devo mesmo estagiar durante a pós-graduação?

Devo mesmo estagiar durante a pós-graduação?

Estágios profissionalizantes são ótimos pra fazer networking e exercitar as teorias estudadas em classe. Mas, infelizmente, a bolsa-auxílio não é proporcional à escolaridade estudada. Assim como na graduação, você receberá uma pequena remuneração — que raramente ultrapassa os mil reais.

Vale a pena correr atrás dessa atividade se você estiver precisando de dinheiro ou se ainda não conseguiu o primeiro emprego. Também é uma boa alternativa pra quem precisa dedicar muito tempo aos estudos e pouco ao trabalho.

No entanto, se a ideia é se preparar e ter sucesso profissional, um bom curso de pós-graduação pode ser o suficiente. Afinal, você já tem a graduação e pode conseguir cargos altos. O mais importante agora é se aprofundar em algum assunto e estudar bastante.

Aqui na Pós Descomplica você encontra cursos 100% online que te permitem aperfeiçoamento profissional pra você se destacar perante a concorrência. Confira as ofertas especiais disponíveis!