• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Objetivo profissional: saiba o que é e como construí-lo no seu currículo!

O objetivo profissional é um dos pontos principais pra construção de um bom currículo, afinal, os recrutadores não têm tempo pra verificar todos os detalhes de uma carta de apresentação.

Eles somente olham o documento de forma geral, observando o que consideram relevante. Dessa maneira, é o seu resumo que, logo no início do currículo, poderá convencê-los a te darem uma oportunidade.

Levando isso em consideração, vamos apresentar, neste artigo, o que é objetivo profissional e como escrevê-lo pra conquistar os recrutadores. Venha com a gente!

quatro profissionais analisando um papel

O que é objetivo profissional? 

De início, é importante entender o que é perfil profissional, pois é através dele que você vai se apresentar. Afinal, ele é a introdução do seu currículo!

O perfil profissional é um parágrafo ou lista resumida das experiências, competências e objetivos do candidato, servindo pra causar uma impressão positiva nos recrutadores. Por conta disso, deve estar no topo do currículo. 

Por sua vez, o objetivo profissional é uma das informações mais essenciais deste documento. Trata-se de um texto curto, onde o candidato coloca sua área de atuação e expectativa de emprego. 

Esse elemento é importante tanto pra quem está procurando o primeiro emprego quanto pra aqueles que já possuem experiências no mercado de trabalho.  

Vale ainda ficar de olho que é “obrigatório” preencher o objetivo profissional pra se destacar dos outros concorrentes. Então, fique atento, reflita sobre suas metas profissionais e o prepare com bastante calma. Mas calma, porque separamos alguns exemplos de objetivos profissionais pra você se inspirar: 

  • vaga pra vendedor: “busco atuar na área que lida diretamente com o público e oferecer o melhor atendimento”; 
  • oportunidade pra engenheiro: “almejo trabalhar na área de engenharia civil, na prática de vistoria de reformas e obras”; 
  • vaga pra advogado: “quero atuar na área de Direito como auxiliar no andamento de processos”. 

Não precisa ficar somente com essas ideias, tá?! Você pode usar a imaginação e criar aquilo que mais vai chamar a atenção do recrutador.

objetivo profissional - pessoa escrevendo em um papel

O que escrever no objetivo profissional?

Entendendo o conceito de objetivo profissional, vamos agora conferir 4 recomendações de como construí-lo.

1. Seja específico

Um objetivo muito amplo não é uma boa estratégia. Desse jeito, pense no seu plano de carreira, entenda em que momento da vida você está e o que busca alcançar em seguida. 

Tendo isso em mente, você vai conseguir escrever um objetivo mais específico, e acredite: as empresas dão mais valor pra profissionais que sabem aonde querem chegar. 

2. Vá direto ao ponto 

Após compreender o que deseja, é imprescindível que vá direto ao ponto. Assim, não use frases longas. Duas linhas é o bastante pra transmitir sua mensagem. O ideal é que essa parte do seu perfil seja simples e curta. 

3. Não coloque o nome do cargo 

Cargo e área de atuação são duas coisas diferentes. A área de atuação possui diversos cargos. Desse modo, é preciso ser específico ao sinalizar a área que busca trabalhar, evitando nomear o cargo. 

4. Escreva um objetivo diferente para cada empresa 

Quando for enviar seus currículos, avalie se o seu objetivo está de acordo com o cargo, mesmo se for pra vagas semelhantes, pois há sempre como especificar seu objetivo de modo a ressaltar aspectos próprios de cada empresa. 

O mesmo vale se você possui objetivos diferentes. O melhor é alterar o texto e as demais informações do seu currículo pra estarem relacionadas com o campo de interesse. 

objetivo profissional - pessoa escrevendo em uma caderneta

O que colocar no resumo do perfil profissional? 

O resumo do LinkedIn, Infojobs e outros sites de vagas funcionam como o seu cartão de visitas. Esse elemento complementa todas as suas informações, desde seus objetivos até perfil profissional. 

Entretanto, diversos profissionais não sabem como desenvolvê-lo. Nesse cenário, antes de sair escrevendo o seu resumo, é fundamental que faça um planejamento, já que ele funciona como a sua marca pessoal. 

Com isso em mente, coloque nesse campo evidências que reforcem os seus objetivos profissionais. Exemplificando, destaque suas:

  • formações;
  • experiências;
  • conhecimentos em outros idiomas;
  • ferramentas;
  • softwares;
  • entre outros. 

Ainda, os currículos mais lidos pelos agentes de RH têm um resumo simples, entre 100 e 500 caracteres. Então, ao elaborar seu texto, foque em palavras-chave relacionadas com a sua área. Pra facilitar essa tarefa sobre o seu perfil profissional, separamos o seguinte exemplo: 

  • Resumo pra cargo de assistente administrativo: Experiência de 3 anos em práticas administrativas e gestão de contratos, emissão de notas fiscais, cobrança e atendimento ao cliente. 

Curso Administração pela Faculdade Descomplica e conhecimento avançado em sistema ERP e no Pacote Office (Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, etc.)”. 

Mas veja bem, se você não possui experiência porque nunca trabalhou, seja sincero e coloque apenas o que você realmente faz!

Agora, você já sabe o que é objetivo profissional e como escrevê-lo, tendo em mãos dicas essenciais pra desenvolver o seu currículo e atrair a atenção dos recrutadores!  

E aí, gostou desse artigo? Então, conheça a Faculdade Descomplica e comece agora mesmo a investir na sua carreira!