• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Neuropsicologia e como fazer para atuar na área?

Que tal estudar o comportamento humano, adicionando um toque de Neurologia? Bem, essa é mais ou menos a explicação do que é Neuropsicologia!

A gente diz “mais ou menos” porque, no fundo, essa área é mais complexa. Afinal, só de falar em cérebro, neurônios, mente, emoções e transtornos, já dá pra imaginar o tanto de estudos e pesquisas por trás, não é mesmo?

Aqui no artigo, a gente explica melhor essa atuação e como ter um autodesenvolvimento profissional. Quer saber?#BoraLá!

o que é neuropsicologia - manequim com cérebro exposto para estudos

O que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é um ramo da Psicologia que usa conhecimentos de Neurologia e Neurociência pra entender e explicar comportamentos e particularidades na vida do indivíduo.

Do mesmo modo, ela atua analisando as funções psíquicas e suas alterações. Ou seja, elementos que compõem todo o funcionamento de uma pessoa e contribuem pra qualidade de vida. Veja alguns exemplos:

  • memória: elemento que codifica, armazena e evoca informações. Problemas aqui podem significar amnésia ou Alzheimer;
  • atenção: é uma atividade mental responsável pela concentração e dedicação a uma atividade. Pessoas com dificuldade nessa função, podem apresentar TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade); 
  • consciência: tem relação com o estado de lucidez e a compreensão do ambiente. O delirium é um exemplo de estado alterado de consciência;
  • percepção: é medida pela tomada de consciência dos estímulos sensoriais. Alucinação e delírio, são sintomas típicos da esquizofrenia, que remetem à falhas na percepção;
  • linguagem: essa função psíquica é capaz de reconhecer e transmitir sinais que ajudam na comunicação. Por isso, dificuldades na linguagem podem indicar, entre outros, afasia e dislexia;
  • inteligência: é o conjunto de habilidades cognitivas que permitem resolver problemas. Indivíduos com falhas nessa função psíquica podem apresentar deficiência intelectual;
  • cognição social: é encarregada de ajudar na relação com o outro, permitindo interpretar e reconhecer emoções e expressões faciais. O Transtorno do Espectro Autista tende a apresentar dificuldades nessa questão.
o que é neuropsicologia - criança brincando com peças coloridas do tipo lego

O que um profissional de Neuropsicologia faz?

Agora que você entendeu o que é Neuropsicologia, veja o que os profissionais da área podem fazer!

Diagnósticos

O diagnóstico é a primeira etapa, pois é ele que indica se o paciente apresenta algum tipo de distúrbio. Assim, pode ser feito por meio de:

  • entrevistas;
  • testes psicológicos;
  • observação.

Tratamento e reabilitação

Nesse momento, o neuropsicólogo ou a neuropsicóloga entra com a intervenção, que pode variar de acordo com a disfunção e a idade do paciente. 

Por exemplo, crianças com problemas de aprendizagem escolar demandarão um tratamento diferente de idosos com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Existem profissionais que gostam de focar em apenas uma demanda específica. Assim como, outros trabalham com distúrbios de todos os tipos. No entanto, isso é uma escolha pessoal, viu? Além disso, essa decisão pode fazer parte de uma estratégia de carreira.

De qualquer forma, o objetivo é ajudar o paciente a ter o máximo de qualidade de vida dentro de suas capacidades.

o que é neuropsicologia - óculos sobre um bloco de anotações

Como ser um profissional da Neuropsicologia?

Pra atuar é necessário, antes, se formar em Psicologia. Depois, é preciso seguir com cursos online e uma especialização em Neuropsicologia Clínica.

O curso dá o grau de pós-graduação, que é importante pra se diferenciar no mercado. Além disso, por meio dele, você adquire conhecimentos e habilidades pro trabalho, bem como pra realização de laudo neuropsicológico e treino cognitivo.

Enfim, achou interessante aprender o que é Neuropsicologia e as possibilidades de atuação?

Saiba, então, que essa é uma área com grande potencial de crescimento. Assim, quem pretende seguir a carreira precisa se desenvolver rápido pra sair na frente, viu?

Tendo isso em mente, que tal investir em você agora mesmo? Aproveite o precinho especial do Descomplica e escolha logo a sua pós-graduação!