• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Desenvolvimento de Software: guia completo sobre a área de atuação

O universo dos sistemas digitais é um dos mais variados. Existem programas capazes de detectar câncer de pulmão, traduzir a voz pra outra língua, identificar sarcasmo em textos de internet e até escrever livros. Mas você já parou pra pensar sobre o que é Desenvolvimento de Software e como funciona esse universo?

A área se debruça sobre o planejamento, estruturação e criação dos vários programas que você usa na sua rotina. Isso é feito a partir das linguagens de programação, um dos assuntos estudados pelos profissionais.

Essa é uma das várias áreas da tecnologia que vão ganhar espaço nos próximos anos e o mundo pode ver até 40 milhões de desenvolvedores de software em 2030.

A gente conta tudo pra você nos próximos tópicos. Partiu?

o que é desenvolvimento de software – telas de computador com linguagem de programação

O que é Desenvolvimento de Software?

O Desenvolvimento de Software é voltado à criação de programas de computador, os produtos virtuais que você provavelmente usa todos os dias. Assim, depende de um conjunto de códigos que funcionam como instruções

Os profissionais que trabalham com o assunto são os desenvolvedores, apelidados carinhosamente de “devs”.

Mas o trabalho não é feito unicamente da programação em si. Também é preciso conduzir os softwares enquanto projeto.

Por isso, a atividade é um pouco mais complexa do que parece. Assim, o profissional vai precisar fazer testes, homologar, elaborar protótipos, organizar as tarefas e por aí vai.

Nas equipes, ideias de gestão também costumam dar as caras.

o que é desenvolvimento de software – pessoas conversando em frente a notebooks

De onde vem o Desenvolvimento de Software?

A maior parte das pessoas não associaria o Desenvolvimento de Software ao poeta romântico britânico Lord Byron. Mas sua filha, Ada Lovelace, idealizou o primeiro software da história ainda no século XIX.

Embora a ideia não saísse no papel por sua mãos, a condessa escreveu os programas pra “máquina analítica” de Charles Babbage, o inventor do conceito do primeiro computador mecânico programável.

Mas o projeto era muito avançado pra época e só foi ganhar vida um século depois, por meio do trabalho do matemático de origem húngara John von Neumann — um dos membros do Projeto Manhattan, que daria origem à primeira bomba atômica.

o que é desenvolvimento de software – tela de computador com linguagem de programação

Como é a carreira de um desenvolvedor de software?

O desenvolvedor de software costuma focar em alguns pontos diferentes. Por exemplo, no front-end, a interface que representa a parte visual de um programa. Os “bastidores”, por sua vez, fazem parte do back-end.

E se o profissional atua nos dois campos? Nesse caso, é chamado de full-stack. Já aquele com foco em mobile é o responsável pelos aplicativos que você usa no celular.

Uma das coisas que costuma chamar atenção na carreira é a possibilidade de trabalhar em home office.

Isso porque o universo do Desenvolvimento de Software foi um dos primeiros a adotar o trabalho remoto como campo de atuação.

Boa parte dos desenvolvedores preferem trabalhar no próprio ritmo e contam com um estilo de trabalho mais introspectivo.

o que é desenvolvimento de software – tela de computador com linguagem de programação

Quais são os usos?

Talvez você tenha em mente o que é Desenvolvimento de Software, mas esteja na dúvida sobre a utilidade desse trabalho. Existem muitas aplicações criativas pros programas.

Os cientistas alemães da Universidade de Bonn, por exemplo, criaram um software capaz de prever o futuro com alguma margem de acerto inferindo ações humanas com o uso de redes neurais.

Na Universidade Yale, os pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma aplicação pra simular doenças mentais em estudos psiquiátricos.

Funciona como um modelo digital do cérebro, em que é possível regular a quantidade de dopamina e analisar os sintomas.

o que é desenvolvimento de software – camiseta escrita “we code your dream to reality”

Em que um desenvolvedor de software se forma?

Embora exista a possibilidade de trabalhar de forma autônoma e boa parte das vagas exigirem unicamente formação técnica, as formações podem ser um caminho pra destacar o currículo.

Em uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, você pode aprender não só sobre criação de sistemas, mas como resolver problemas nas aplicações, gerenciar bancos de dados e por aí vai.

Sistemas de Informação e Sistemas para Internet também são opções que trazem o preparo técnico e podem abrir portas no mercado.

Mas caso você já conte com uma formação, apostar em uma pós pode deixar seu currículo com aquela cara de especialista.

Pra isso, a pós em Análise e Desenvolvimento de Programas pode trazer uma boa noção sobre o assunto.

o que é desenvolvimento de software – grupo de pessoas mexendo em seus notebooks

Como os softwares funcionam?

Filósofos famosos como o francês Pascal e o alemão Leibniz não ficavam apenas filosofando, mas também foram responsáveis por algumas das primeiras calculadoras mecânicas do mundo.

Os computadores foram uma evolução dessa ideia e funcionavam inicialmente como máquinas de calcular gigantescas.

Embora os modelos de hoje resolvam problemas muito mais complexos, ainda dependem essencialmente dos cálculos. Qualquer comando de um computador envolve a manipulação dos números pra se tornar possível

O que diferencia os computadores das calculadoras é a capacidade de fazer os cálculos por conta. A única coisa que é preciso fornecer são as instruções e essas fazem parte do que você conhece como “software”.

o que é desenvolvimento de software – computador, celular, caderno e caneta sobre a mesa

Quais são as etapas do Desenvolvimento de Software?

Um projeto de Desenvolvimento de Software começa com o levantamento de requisitos, em que vem à tona as necessidades dos usuários. A partir daí, há a análise, em que os requisitos são especificados.

A terceira fase é a consideração do projeto, em que pontos como linguagem de programação, arquitetura e interface dão as caras. Em seguida, há a fase de implementação, na qual o sistema é compilado.

Por fim, os desenvolvedores fazem os testes e a implantação. Aqui, cada funcionalidade conta e há o estudo da aplicação no ambiente do usuário.

É nessa etapa que há a migração de dados quando outro programa foi anteriormente usado.

Saber o que é Desenvolvimento de Software pode abrir as portas pra uma carreira que envolve linguagens de programação e soluções de informática. Por isso, passa pelas várias etapas de um programa.

Isso vai além da concepção. Você pode, por exemplo, trabalhar com pacotes de atualização. O que vale é fazer com que o produto digital seja o melhor possível pros usuários, garantindo uma boa experiência.

Se você quer dar o próximo passo na sua carreira, a pós Descomplica conta com a maior plataforma online do Brasil.

Além dos inúmeros cursos, a gente ainda tem bons professores e uma filosofia de ensino descontraída. Vem incrementar seu currículo!