• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mudanças no mercado de trabalho: adaptação e sucesso em tempos difíceis

Quem poderia prever que 2020 seria o ano em que tudo pararia por completo devido a uma pandemia e que, em 2021, muitos planos precisariam ser refeitos? Por exemplo, a gente teve um monte de mudanças no mercado de trabalho, não é mesmo?

Sem dúvidas, é hora de pensar no que acontece a seguir. Por isso, a gente preparou este artigo pra ajudar você, que está fazendo uma pós-graduação ou pretende começar uma, a entender melhor o que o futuro reserva. Curioso? Então, vamos lá!

Mudanças no mercado de trabalho: um novo cenário

Apesar de não ser possível prever, com toda certeza, qual será o comportamento das pessoas e empresas em um mundo pós-pandemia, há algumas transformações interessantes que já podem ser percebidas, sendo que sinalizam que vieram pra ficar. Algumas que merecem destaque são:

  • processo de transformação digital do mercado em ritmo acelerado;
  • maior proximidade entre os profissionais e tecnologias baseadas em aprendizado de máquina, bem como um uso mais intenso de Inteligência Artificial;
  • novos modelos de trabalho, principalmente entre os profissionais mais novos e da geração Y, tendo como características mais relevantes a flexibilidade, autonomia e capacidade de adaptação.

Ao que tudo indica,  a tecnologia deverá constituir um fator em comum pra maioria das transformações. E, aqui, entra em cena o tipo de conhecimento que você possui como fator decisivo de adaptação ao que está por vir.

Habilidades essenciais para as mudanças do mercado de trabalho

Possivelmente, você já tenha pensado no que será cobrado pelo mercado ante as mudanças atuais. Bom, nos últimos tempos, especialistas têm chamado a atenção pra algumas habilidades que serão fundamentais pros próximos anos.

Como as coisas estão acontecendo mais rapidamente, vale a pena ficar de olho nelas pra desenvolvê-las ou aprimorá-las. Entre elas, a gente desta:

Liderança

O líder de amanhã precisa saber comunicar sua visão e estratégia, enquanto incentiva a equipe e recebe feedbacks de supervisores e gestores. Ou seja, mais que apontar a direção, vai precisar intermediar ações.

Flexibilidade e adaptação

Indo além da mobilidade geográfica e colaboração em equipe, a ideia de flexibilidade e adaptação vai abranger outros aspectos, como mentalidade aberta, saber ajustar prazos, lidar com eventos inesperados, manter o equilíbrio sob pressão e, em algumas situações, assumir responsabilidades não previstas.

Conhecimentos digitais

Conhecimentos digitais já vinham sendo requisitados em vários setores. A pandemia acelerou a transformação digital nas empresas, portanto, profissionais com habilidades em desenvolvimento web, codificação, marketing digital e TI serão ainda mais importantes.

Aliás, a ciência de dados merece uma atenção adicional. Habilidades nessa área são necessárias em qualquer setor e a tendência é de que as organizações se tornem mais orientadas a dados pra acompanhar o comportamento do consumidor/mercado nos próximos anos. Com isso, a demanda por profissionais vai continuar alta.

Criatividade e inovação

Independentemente do setor, o profissional vai precisar evoluir rapidamente, sendo capaz de explorar sua mentalidade criativa em qualquer situação, desenvolvendo soluções que levem a decisões mais perspicazes.

Por fim, acompanhar mudanças tão intensas no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Porém, sem dúvidas, quem se mantém atento ao que está acontecendo vai ter muito mais chances de sucesso nos cenários futuros. Portanto, procure direcionar seus planos e objetivos com isso em mente!

Então, que tal se preparar pra encarar as mudanças do mercado de trabalho? Faça sua inscrição na Faculdade Descomplica!