• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra quais são as matérias que você precisa dominar para se dar bem no curso de engenharia da computação!

Pra que você pudesse consumir este conteúdo agora, um monte de conhecimento teve que ser organizado e aplicado. Mas você tem alguma ideia de que conhecimento a gente está falando? Uma dica: faz parte das matérias do curso de engenharia da computação.

A maioria das pessoas nem pensa sobre isso. Saber usar um computador ou smartphone é, pra grande parte da sociedade, conhecimento suficiente sobre o assunto. Mas quem quer se aprofundar deve ter noção de que tudo se trata de um conjunto de saberes.

É isso que a gente vai apresentar neste artigo, quais são as matérias do curso de engenharia da computação e como você pode dominar esse conhecimento caso queira se tornar profissional na área. Tudo pronto? Então, bora descobrir que engenharia é essa!

O que é engenharia da computação?

O que é engenharia da computação?

Engenharia da computação é um ramo da engenharia que se ocupa em aplicar conhecimentos científicos com a finalidade de desenvolver soluções específicas pra área da computação.

Assim, por ter uma base comum com todas as engenharias, é de se esperar que alguns princípios sejam idênticos aos de outros cursos

Ou seja, mesmo voltado pra uma área determinada, algumas matérias da engenharia da computação são exatamente as mesmas da engenharia mecânica, civil, elétrica ou qualquer outra. Essa base é principalmente a matemática.

Isso quer dizer que um profissional da engenharia da computação pode até escolher a profissão por gostar muito de sistemas de computadores, mas é fundamental ter afinidade com a rainha das ciências. Afinal, boa parte do curso será dedicada exclusivamente à matemática.

O que faz um engenheiro da computação?

O que faz um engenheiro da computação?

Praticamente tudo o que é estruturalmente importante na sociedade passa pela mão de um profissional da engenharia. De estradas a usinas nucleares, de alimentos industrializados aos próprios robôs das indústrias, tudo precisou da competência de um engenheiro.

Isso torna esse profissional um dos mais requisitados do mundo em qualquer mercado. Ou seja, não falta espaço pra alguém que quer estudar engenharia, e o mesmo vale pro mercado da computação.

Com essa qualificação, o profissional vai ter habilidades pra desenvolver e implementar soluções práticas que envolvam processamento de informações por meio de computadores, sejam essas soluções componentes físicos ou programas.

Quais são as matérias do curso de engenharia da computação?

Quais são as matérias do curso de engenharia da computação?

A gente já disse que, por se tratar de engenharia, uma das bases do curso é a matemática. Mas além desta ciência, ainda existem outros campos de estudo que são comuns pra qualquer formação desse tipo.

Além disso, há também as matérias específicas da computação que vão formar a totalidade do conhecimento de um engenheiro formado. 

A lista é grande, isso sem contar as matérias que variam de instituição pra instituição. Mesmo assim, existem algumas matérias centrais mais comuns em qualquer curso de engenharia da computação. São elas:

  • álgebra;
  • geometria;
  • cálculo;
  • probabilidade e estatística;
  • física;
  • robótica;
  • eletrônica;
  • análise de circuitos;
  • arquitetura e rede de computadores;
  • linguagem de programação;
  • estrutura e armazenamento de dados;
  • sistemas operacionais, entre outros.

A seguir, pra facilitar a noção da jornada do curso, a gente vai dar uma olhada nos principais eixos do conhecimento da engenharia da computação.

Matemática

A gente já disse várias vezes, mas vale a pena repetir: matemática é o princípio de tudo. Não só de maneira objetiva como ciência de estudo, mas também como principal causadora da formalização de outras ciências.

Portanto, quem quer trabalhar com engenheira precisa, pelo menos, levar a matemática numa boa. Mas a verdade é que, quando se começa a entender a ordem do universo dos números, mais que tolerável, aprender matemática se torna muito divertido.

Física

Pegue seu smartphone e pense por um instante sobre ele. Não é uma ferramenta incrível? Como será que ela funciona?

Desvendar todo seu mecanismo não é uma tarefa nada fácil, mas muita coisa a gente pode intuir. Essa intuição só é possível porque existe, na gente, uma sensibilidade notável sobre a realidade material.

Em outras palavras, os humanos são capazes de olhar pra natureza e refletir sobre sua ordem. Então, com a ajuda da matemática, descobrem-se fórmulas que explicam os principais padrões dos fenômenos e, com isso, a sociedade domina o meio.

Em engenharia da computação, conhecimentos de física são fundamentais, especialmente eletrônica. Afinal, tudo nesse meio se trata de circuitos. Logo, o que estiver relacionado merece ser investigado.

Sistemas de computação

A computação é como o resultado do casamento entre a matemática e a eletrônica, formando sistemas de processamento. Isso porque, a partir do momento em que existe uma plataforma física com circuitos estruturados, é preciso uma linguagem de operação.

Essa linguagem trabalha fundamentalmente com estruturas lógicas e programáveis. Daí, surge a necessidade de aprender sobre:

  • redes;
  • linguagens de programação;
  • inteligência artificial;
  • banco de dados etc.

Sendo assim, é importante ressaltar também que, além de matemática, quem quer ser um profissional da engenharia da computação vai ter mais vantagens se gostar de tecnologia.

Como dominar as matérias de engenharia da computação?

Como dominar as matérias de engenharia da computação?

A verdade é que, se você não gosta dos assuntos desse curso, então o melhor a concluir é que ele não é pra você. Sendo assim, o melhor a se fazer é buscar sua verdadeira vocação. Não há por que sofrer fazendo alguma coisa que te aborreça em um mundo tão repleto de oportunidades.

Por outro lado, se você perceber que deseja mesmo se tornar um profissional da engenharia da computação, se gosta de matemática e de tecnologia e quer apenas dicas de como tirar o melhor proveito do curso, essas recomendações podem te ajudar. Dá uma olhada!

Observe processos operacionais

Entenda que, enquanto profissional da computação, você vai lidar exaustivamente com processos de operação.

Portanto, não vai demorar muito pra que você comece a reparar que esses processos existem em quase tudo na Terra. Tudo contempla sistemas, inclusive você, seu corpo e seu cérebro.

Quanto antes você for capaz de identificar a estrutura desses processos, melhor, porque naturalmente, há uma base lógica comum em qualquer sistema

Logo, a sensibilidade pra identificar essas estruturas da realidade, sem dúvidas, vão ajudar você a raciocinar logicamente. Isso, vai tornar mais fácil e divertida a compreensão das matérias do curso de engenharia da computação.

Exercite o raciocínio lógico

Outro hábito que, com certeza, vai facilitar sua vida durante o curso é exercitar seu raciocínio. Mesmo porque, tudo é lógica ao lidar com computadores.

Portanto, se além de deduzir sistemas você vai precisar desenhar caminhos matemáticos, treinar sua mente pra raciocinar vai ser uma grande vantagem pra uma aprendizagem acelerada.

Exercite a imaginação

Não se engane, você não precisa — nem deve — tentar se transformar em uma calculadora ambulante. Muitos grandes pensadores disseram dever suas maiores descobertas científicas à imaginação mais do que à razão.

Então, permita-se pensar coisas absurdas de vez em quando. Até porque a capacidade de compreender o absurdo é uma competência da razão que procura por sentido. Mas só a imaginação é inventiva.

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Engenharia da Computação

Essas dicas podem parecer muito simples, mas não subestime a potência dos seus efeitos. Procure compreender as matérias do curso de engenharia da computação em vez de se limitar a memorizar informações, e não vai demorar muito pra que você domine seus princípios.

Curtiu as dicas? Então, por que não aproveita pra colocar todas em prática na sua próxima formação? Então, dá uma olhada no curso de engenharia da computação da Faculdade Descomplica e cai pra dentro!