• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 livros sobre Inteligência Emocional que você precisa conhecer

Se você curte uma boa leitura e quer aprender a desenvolver uma das soft skills mais importantes pro mercado de trabalho nos dias de hoje, encontrou o post certo. Aqui a gente vai falar de alguns livros sobre inteligência emocional.

Se liga só nos títulos que vão te ajudar tanto em sua vida pessoal, quanto profissional:

  • Inteligência Emocional — Daniel Goleman
  • Inteligência Emocional 2.0 — Travis Bradberry e Jean Greaves
  • Comunicação não-violenta — Marshall Rosenberg
  • Antifrágil — Nassim Nicholas Taleb
  • Descubra seus pontos fortes — Marcus Buckingham e Donald Clifton
Imagem de uma pessoa com um casaco preto folheando as páginas de um livro dentro de uma biblioteca

1. Inteligência Emocional — Daniel Goleman

A primeira indicação de livros sobre inteligência emocional não poderia deixar de ser a do autor que é considerado pai desse tema.

Portanto, se você ainda não conhece nada ou pouco sobre o assunto, é bom começar por ele.

Neste best-seller com mais de 5 milhões de exemplares vendidos, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman explica que, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, a maior parte do sucesso na vida pessoal e profissional não está em apenas em desenvolver o quociente Intelectual, ou o famoso (Q.I), mas no quociente emocional (Q.E).

E é justamente pra isso que você deve trabalhar a inteligência emocional, e o livro explica como fazê-lo.

Segundo o autor, Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os próprios sentimentos, bem como o sentimento dos outros, gerenciando bem as nossas emoções.

A gente tem certeza que ao ler o livro Inteligência Emocional, você mergulhará em autoconhecimento e conseguirá ter um relacionamento melhor tanto consigo quanto com o próximo.

E pra deixar você com mais água na boca, a gente separou um post que trata de um dos assuntos comentados no livro e como desenvolvê-lo no ambiente de trabalho. Dá só uma olhada e aprenda sobre empatia.

Inteligência Emocional 2.0 - Travis Bradberry e Jean Greaves: Detalhe de uma pessoa com um livro aberto no início de um capítulo

2. Inteligência Emocional 2.0 — Travis Bradberry e Jean Greaves

Esse também é um dos livros sobre inteligência emocional que você não pode deixar de conferir.

Apesar de o título ser parecido com o anterior, neste, os autores Travis Bradberry e Jean Greaves tratam do assunto de forma mais prática.

Ou seja, o conteúdo do livro oferece ao leitor muitas dicas e exercícios pra serem aplicados em todas as esferas da sua vida.

Homem vestido com camisa social e terno batendo com o punho fechado em uma mesa de madeira

3. Comunicação não-violenta — Marshall Rosenberg

Como já visto, a Inteligência Emocional não trata somente da maneira como as pessoas lidam consigo, mas também com o próximo.

Por isso, a gente selecionou o best-seller Comunicação não-violenta como mais uma boa opção entre os livros sobre inteligência emocional.

A comunicação não-violenta, de acordo com o autor, é a habilidade de comunicação que fortalece a capacidade de alguém continuar humano, mesmo em meio às circunstâncias adversas.

Neste livro, você ficará por dentro de técnicas pra se relacionar melhor com os outros, criando um diálogo onde a outra pessoa consiga se sentir livre pra expor suas emoções e sentimentos.

Já deu pra perceber que esse tipo de comunicação é extremamente importante pra conviver e se relacionar melhor com as pessoas, não é mesmo?

Falando nisso, que tal aprender mais sobre relacionamento e convivência com os colegas de trabalho? Confira essas 10 dicas essenciais pra uma boa convivência no trabalho.

Fotografia em preto e branco do reflexo de um homem se olhando em um pedaço pequeno de espelho.

4. Antifrágil — Nassim Nicholas Taleb

A princípio, o nome desse livro pode parecer estranho, mas entender o conceito de antifrágil é muito simples: basta pensar no oposto.

Ou seja, considere como frágil algo que, quando exposto à pressão, quebra ou se deteriora. Dessa maneira, ser antifrágil significa conseguir melhorar diante de situações inesperadas e adversas.

Assim, neste livro, você vai aprender com um dos maiores especialistas de mercado financeiro do planeta a como reagir em meio às incertezas da vida.

Afinal, a gente vive em um mundo de muitas transformações e é necessário se adaptar quase que o tempo todo. Não é mesmo?

E é por isso que a gente selecionou Antifrágil como um dos livros sobre inteligência emocional que você não pode deixar de ler.

Mulher vestida de blusa branca de mangas compridas e calça jeans sentada na cama encostada em uma parede de tijolos lendo um livro.

5. Descubra seus pontos fortes — Marcus Buckingham e Donald Clifton

Conhecer quais são seus pontos fortes é algo tão importante que é uma das 15 perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego.

E assim como alguns dos livros sobre inteligência emocional, esse também vai te ajudar em seu autoconhecimento.

Pros autores Marcus Buckingham e Donald Clifton, os pontos fortes são uma associação entre habilidades, talentos e conhecimentos.

O livro ainda traz a ideia de que é muito melhor desenvolver seus pontos fortes do que apenas focar em melhorar os fracos.

Essa é mais uma leitura recomendada pra te ajudar a conhecer e entender sobre essa soft skill tão requisitada hoje, que é a inteligência emocional.

A gente espera que você leia e aplique os ensinamentos desses 5 livros sobre inteligência emocional no seu dia a dia. Afinal, esse conhecimento pode fazer uma grande diferença pra sua vida e carreira.

Falando nisso, que tal aprender novas habilidades e se tornar um profissional com ainda mais qualificação e preparação pro mercado de trabalho?

Sabia que um futuro de sucesso está a apenas um clique de você?

Confira agora mesmo os cursos livres do Descomplica e tenha uma carreira descomplicada.