• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Livros de contabilidade: 13 opções para iniciantes!

Você acabou de se formar no Ensino Médio e decidiu seguir carreira na área da contabilidade. Está muito empolgado pra mergulhar no mundo dos números, praticar o que aprender nas aulas e ler muitos livros de contabilidade. Acertei?

Por isso, antes de embarcar nessa jornada, é importante que você saiba: trabalhar com Ciências Contábeis não se resume a lidar apenas com números. A leitura é uma parte essencial da formação.

Ao adquirir novos conhecimentos, você poderá oferecer as melhores soluções contábeis pra seus futuros clientes. Por isso, confira a seguir a lista que preparamos com os melhores livros de contabilidade!

1. Contabilidade introdutória

Este livro é composto por Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz, e é especialmente adequado pra quem está apenas começando a se envolver neste campo.

Ademais, este livro é publicado pela Editora Atlas e escrito por alguns dos melhores professores da Universidade de São Paulo (USP). Além das informações atualizadas sobre normas e leis, sua linguagem é clara e direta, e envolve conceitos relacionados à indústria.

2. Contabilidade básica

Outro título nos melhores livros de contabilidade, também pros iniciantes, são os autores Paulo Viceconti e Silvério das Neves, da Editora Saraiva.

Afinal, o livro foi atualizado com base nas normas brasileiras de contabilidade e integrado às normas internacionais de contabilidade pra solucionar problemas como balanço patrimonial, demonstração de resultado e extinção de grupos do ativo diferido, entre outros assuntos essenciais.

3. Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Esta obra é mais uma na lista de melhores livros de contabilidade, pois o número de pequenas empresas cresce a cada dia.

Pensando nisso, o autor Rubens Manzatti propôs seu livro, publicado pela Editora Trevisan, fazer o seguinte questionamento: A formação de profissionais dessas universidades tem como foco apenas as grandes empresas?

Com base nesse problema, o autor desenvolveu um conteúdo pra gestão de pequenas empresas, sendo utilizado nos mais amplos segmentos de mercado.

4. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil

A contabilidade gerencial é uma área neste segmento de mercado, podendo também cooperar com os departamentos financeiro, econômico e administrativo.

Se pretende trabalhar nesta área, então o livro de Clóvis Luís Padoveze, da Editora Atlas, tem um grande significado pra si.

Neste trabalho, o autor discute tópicos muito importantes da área, como a influência da contabilidade no planejamento estratégico corporativo e seu peso na rentabilidade e na análise do lucro.

5. A evolução das ciências contábeis no Brasil

O livro da Editora FGV de Carlos Eduardo Barros Leite usa um método mais histórico pra discutir o desenvolvimento da contabilidade em nosso país.

Pra tanto, o autor relata os principais acontecimentos no Brasil e seus impactos no desenvolvimento do setor.

6. Manual de contabilidade societária 

Este livro também é conhecido como a “Bíblia da Contabilidade” pra garantir seu status entre os melhores livros de contabilidade. A obra foi escrita por Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens Gelbcke e publicada pela Editora Atlas.

Pra formação de profissionais ou recém-formados, é um conteúdo de leitura quase obrigatória, pois suas páginas abrangem diversos guias sobre uniformidade contábil, normas, interpretações jurídicas, regulamentos entre outros temas.

7. A revolução do marketing de serviços para empresas contábeis

Do mesmo modo, nesta lista de livros de contabilidade não podem faltar livros sobre temas de marketing, especialmente os que são aplicados à área.

Ricardo de Freitas, autor do trabalho publicado pela editora Clube de Autores, fala sobre as vantagens de empresas com boas estratégias de marketing no setor, pra além de desenvolver gestão de redes sociais, marketing pessoal e mais.

8. Contabilidade empresarial

Quem busca livros de contabilidade sobre compreensão e análise de relatórios contábeis encontra a resposta na obra de José Carlos Marion, da Editora Atlas.

Ou seja, seu conteúdo tem como atributo o título ser muito adequado pros profissionais usarem no dia a dia, e até mesmo instruir seus clientes a ler.

9. Contabilidade de custos 

O título do livro de Eliseu Martins, publicado pela Editora Atlas, também está na lista dos melhores livros de contabilidade, já que tem uma linguagem de fácil compreensão para a solução de problemas técnicos.

Ou seja, nele, os leitores podem encontrar um conteúdo completo, desde os conceitos mais básicos aos métodos de trabalho, até orientações pra tomada de decisões de gestão.

10. Contabilidade tributária

A obra do autor Láudio Camargo Fabretti, publicada pela Editora Atlas, já está em sua 15ª edição. Na verdade, trata-se de um manual pra profissionais da área tributária, cujo conteúdo de esclarecimento aborda de forma bastante convincente os principais e mais importantes conceitos tributários.

Além disso, o autor também analisa a importância de um profissional de contabilidade se manter sempre atualizado e sobre sua atuação nas empresas de hoje.

11. Contabilidade aplicada ao setor público

Entretanto, pros interessados ​​em contabilidade pública, o autor do livro da Editora Atlas João Eudes Bezerra Filho é o ideal.

Nele, os leitores podem encontrar os conteúdos mais recentes sobre as características e principais desafios do setor de contabilidade pública, além dos padrões nacionais e internacionais.

12. Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil 

A fim de defender a ideia de que o direito empresarial e a contabilidade devem ser conjugados, e apostar na organização das relações entre as empresas, o autor Edison Carlos Fernandes usa a história pra sublinhar a evolução das ligações entre os setores de finanças e do direito. 

13. Manual da contabilidade tributária

Primeiramente, o fato de o livro  da Editora Atlas de Paulo Henrique Pêgas estar na 9ª edição, garante seu lugar na lista dos melhores livros de contabilidade.

Outro motivo é que, nesta versão atualizada e mais completa, este conteúdo é um complemento da regulamentação tributária brasileira pra resolver sua relação com a contabilidade atual.

Além disso, o trabalho inclui os principais impostos nacionais, exemplos e explicações sobre como calcular os impostos.

Existem muitas funções que você poderá executar com a formação em Ciências Contábeis.  E, como você pode notar até aqui, a leitura de conteúdos de alta qualidade, como os livros de contabilidade citados, auxilia no aprofundamento do conhecimento do setor, ampliando as possibilidades de atuação.

Enfim, gostou das nossas dicas? Então, vem conhecer a Faculdade Descomplica e descubra o que temos a oferecer pra melhorar sua formação profissional!