• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Imaginologia: o que é e o que faz o profissional da área

Você já imaginou um hospital funcionar sem a área de exames? Ou melhor, um tratamento sem antes um profissional de medicina tê-los solicitado? Bem, basicamente seria impossível, certo? Mas afinal de contas, o que é imaginologia e o que tem a ver com esse assunto?

Calma, fique tranquilo. Não é nada fora do comum e está constantemente no nosso dia a dia. A imaginologia é a área da saúde voltada pra execução de exames em imagem.

Em outras palavras, é o estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano através das diversas modalidades de resultados em imagem. E, sim, a gente também está falando de radiologia.

E por que esse é um setor com tantas oportunidades no mercado? Neste artigo, a gente vai explicar um pouquinho mais sobre imaginologia, como funciona e quais são os segmentos que especialistas podem seguir. Vamos lá!?

imaginologia o que é - profissional da saúde mostrando radiografia para paciente

O que é e para que serve a Imaginologia?

Então, o que significa, de fato, a imaginologia — também conhecida como imagem médica? Como a gente te adiantou, é uma ciência que estuda os órgãos humanos, bem como as funcionalidades dos sistemas a qual eles fazem parte.

O nome é bem sugestivo e não é à toa. Esse estudo parte das imagens feitas a partir de tomografias, radiologias e outras ferramentas utilizadas por profissionais da área.

Ou seja, é um trabalho extremamente importante pra garantir que profissionais da saúde consigam fazer diagnósticos precisos. A partir dos resultados feitos nesse trabalho, é possível identificar doenças ou patologias, por exemplo, e o tratamento a ser feito.

imaginologia o que é - profissional da saúde analisando radiografia

Qual a diferença entre Radiologia e Imaginologia?

O nome radiologia é uma palavra bem mais conhecida que imaginologia, não é mesmo? E você deve estar tentando entender se existe alguma diferença entre eles. Na verdade, não é que exista, mas são coisas distintas.

A radiologia é um dos métodos utilizados pelos profissionais de imaginologia pra executar estudos sobre órgãos e sistemas. Mas, assim como ela, existem outras técnicas que fazem parte do trabalho desse profissional. Um bom exemplo são tomografias computadorizadas.

O resultado sempre será o mesmo, mas o que difere é a forma como podem ser analisadas as imagens. Quanto mais próximo for a visão, mais eficaz será o diagnóstico do profissional médico.

imaginologia o que é - profissional da saúde segurando radiografia

O que é Imagenologista?

Pra que os processos de imaginologia possam ocorrer, é necessário que haja profissionais executando cada um. E são os imagenologistas que realizam esse trabalho. Pra atuar na profissão é necessário realizar uma graduação tecnológica ou pós-graduação na área da saúde ou correlatas.

Afinal de contas, será necessário ter conhecimento sobre o corpo humano, bem como seu funcionamento e a composição dos sistemas.

O curso tem ênfase em:

  • procedimentos diagnóstico e terapêutico;
  • aplicação da ultrassonografia pra especialistas de produtos;
  • medicina nuclear e PET CT nos métodos fisiológicos;
  • imagem molecular;
  • e tecnologias de fusão de imagens.

Entre elas, a tomografia computadorizada com tecnologia de múltiplos canais e na operação de sistemas de ressonância magnética de baixo e alto campo magnético. 

Em conclusão, entender o que é imaginologia e como ela funciona é fundamental pra quem deseja crescer na área da saúde. Existem muitos cursos profissionalizantes no mercado exclusivos pra quem quer estabelecer metas de crescimento no segmento.

E não é nenhuma novidade que o melhor ensino de pós-graduação do Brasil teria essa opção pra você, não é mesmo?

Aproveite pra conhecer mais sobre a pós-graduação em Imaginologia do Descomplica. Veja como funciona a grade, a metodologia e como ele — assim como outros cursos — podem se encaixar perfeitamente na sua vida.