• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Veja alguns exemplos de habilidades para colocar no currículo

“Ensino Médio Completo”. Ok, e agora? Sobrou espaço na folha do currículo? Você só está precisando de uma ajudinha pra preencher bem esse documento e escolher algumas habilidades para colocar no currículo.

Mesmo que você não tenha feito nenhum curso livre, é possível montar algo bem legal só com seus talentos.

Claro que você não vai colocar que sabe muito bem como ferver um ovo. Isso não serve nem pra trabalhar em restaurante. Portanto, faça uma autorreflexão e tome nota daquilo que pode ser atrativo pra uma empresa, pra começar.

Porém, se você realmente nunca fez nenhum curso, saiba que já está muito atrás de outros candidatos. Então, inicie o mais rápido possível alguns cursos livres online pra obter habilidades e competências interessantes, beleza?

Então, neste artigo, a gente vai mostrar alguns exemplos do que você pode e deve colocar no currículo, seja para o primeiro emprego ou para uma recolocação. Bora lá?

duas pessoas dando um aperto de mãos durante entrevista

Qualidades individuais

Algumas qualidades pro currículo não precisam de um curso, um workshop, imersões e coisas do tipo. Muitas habilidades já nascem com você.

Então, se forem relevantes pro mercado de trabalho, você deve inseri-las. Separe uma seção e dê o nome de “Qualidades”. Não tenha medo de usar essa palavra. O objetivo é mostrar como você lida com as rotinas administrativas e encara a carreira.

A gente separou alguns exemplos de habilidades pra você se inspirar. Veja:

  • trabalho em equipe;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • habilidades de liderança;
  • facilidade em resolver problemas;
  • proatividade;
  • organização.

Essas qualidades dizem respeito ao seu perfil profissional, portanto, não pense que elas são suficientes pra você conseguir a vaga.

Precisa de bem mais que isso, por isso a gente reafirma a urgência em você fazer cursos livres. Além de te tornar um colaborador melhor, você poderá colocar no currículo.

A gente vai falar sobre esse assunto agora.

habilidades para colocar no currículo – pessoas analisando um documento

Qualificações profissionais

Após o avaliador ter uma primeira impressão, ele precisa saber o que você é capaz de fazer pra, assim, decidir se você é adequado pra preencher a vaga ou ir pra próxima fase.

Então, ao escolher habilidades para colocar no currículo, deve haver uma parte separada pras suas qualificações profissionais.

Cursos de informática são muito bem-vistos aqui, então dê o máximo de detalhes: o tempo de duração do curso, quais os programas ensinados e o nome da instituição de ensino.

Alguns cursos livres têm um “mini TCC”, em que o aluno precisa, além de mencionar alguns conceitos que aprendeu, apresentar um projeto que fez do zero (tanto é que, normalmente, esse trabalho é chamado de Projeto Final).

Sendo assim, bem prático, o ideal é colocar o link da apresentação no currículo.

habilidades para colocar no currículo – pessoa escrevendo, notebook ao lado

Não pare aí

Com um perfil profissional bacana, habilidades práticas e um currículo apropriado, você está pronto pro mercado de trabalho. Agora, você precisa fazer sua parte e procurar vagas pra se candidatar.

E, mesmo depois de contratado, não pare por aí, pois o aperfeiçoamento (ou seja, o estudo) é infinito.

Na necessária busca constante por capacitação, cursos de graduação são indispensáveis pra quem quer mudar a qualidade de vida. Então os cursos da Faculdade Descomplica são fundamentais, pois são 100% online e reconhecidos pelo MEC.

Que tal olhar e já escolher seu curso de graduação?