• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Gestão do tempo e produtividade: 6 práticas que vão ajudar você a se organizar

Já reparou que o tempo é o seu recurso mais valioso? Pois é! Ele deve ser bem aproveitado na rotina da vida profissional e pessoal com equilíbrio e é aí que a gestão do tempo e produtividade entra!

Ela tem o poder de evidenciar quais são as tarefas mais importantes e delinear estratégias pra alcançar objetivos com qualidade.

Por isso, cada pessoa cria suas estratégias de acordo com necessidades individuais e isso não é um problema. O importante é que a gestão seja eficiente e saudável pra vida.

Nesse sentido, a gente tem algumas práticas que ajudam na gestão do tempo e produtividade. Vem conhecer quais são!

gestão do tempo e produtividade – três folhas de notas amarelas

1. Determinar quais são as suas prioridades

Elabore uma lista do que você precisa fazer pra não gastar seu tempo em atividades que vão trazer pouco ou nenhum retorno. A Matriz de Eisenhower pode ser sua amiga pra diferenciar seus afazeres.

Pra ela funcionar, faça a seguinte divisão de tarefas:

  • Importante e urgente: você deve fazer agora.
  • Importante, mas não urgente: agende.
  • Urgente, mas não importante: se puder, delegue a outras pessoas
  • Não urgente e não importante: aqui moram as distrações, então elimine.
gestão do tempo e produtividade – pessoa escrevendo em sua agenda

2. Agendar tudo na gestão do tempo e produtividade

Tudo é tudo mesmo: desde o seu café da manhã ao estudo de algum material ou reunião com um cliente. Perceba que cada momento de seu dia tem um deadline que você precisa cumprir.

Aqui não importa se você curte usar planners superlegais em papel ou o Google Agenda. O importante é se organizar e cumprir as atividades que propõe a você mesmo.

Ah! Se não está na agenda, não faça.

gestão do tempo e produtividade – celular sobre a mesa com a tela apagada

3. Desligar as notificações

A gente sabe que as redes sociais são viciantes e podem ocupar horas de nosso dia.

Basta o celular tocar que lá estamos abrindo o Twitter, respondendo um e-mail, vendo um vídeo engraçado, postando uma foto… Quando percebemos, já se passou uma hora!

Mas felizmente há uma saída! A maneira mais simples de se esquivar das redes sociais e de interrupções indesejáveis é desabilitando as notificações e alertas do celular e desktop. Você verá que existe vida após as redes sociais!

gestão do tempo e produtividade – pessoa se alongando

4. Fazer pausas e descansar

Agende pequenos intervalos de descanso em sua rotina. Se tiver dificuldades em saber quando parar, a Técnica Pomodoro pode ajudar.

Ao contrário do que parece, descansar potencializa a produtividade, pois você volta com energia e foco pras atividades.

Além disso, pausar por apenas 10 ou 15 minutos a cada 1 hora, por exemplo, faz bem pra sua saúde e seu corpo. Aproveite pra se levantar, andar e se hidratar. 

A dica de ouro é realizar algo que não esteja relacionado com a sua lista de afazeres. Se você está escrevendo, por exemplo, não leia. Se está editando um vídeo, não assista nada em uma tela. Solte sua criatividade!

gestão do tempo e produtividade – pessoa utilizando o notebook

5. Usar ferramentas de gestão de projetos

Existem várias ferramentas digitais que ajudam na gestão do tempo e produtividade de seu trabalho e estudos. Algumas das mais usadas são:

  • Asana;
  • Trello;
  • Notion.

Em síntese, você não precisa usar todas elas, basta conhecê-las e escolher a melhor pra você

gestão do tempo e produtividade – pessoa entregando um pacote para outra

6. Criar recompensas

Nosso cérebro tem um sistema de recompensa que produz um neurotransmissor de prazer, a dopamina. Use isso a seu favor e crie retribuições pra receber quando terminar alguma tarefa importante.

A gente tem algumas sugestões:

  • passeio em um parque;
  • jantar no seu restaurante favorito;
  • viagem pra um lugar especial;
  • compra de um produto de sua lista de desejos.

As recompensas vão criar estímulos pra ter foco nas atividades, já que elas vão proporcionar satisfação e prazer.

Além de todas essas práticas, avalie seu tempo e analise até onde consegue realizar as tarefas. Dizer sim pra tudo é tentador, mas pode sobrecarregar sua vida, gerar cansaço e acontecer o que menos quer: diminuir a produtividade.

Acima de tudo, não se esqueça de você durante a gestão do tempo e produtividade. Tenha preparação pra uma rotina saudável, então exercite-se, medite, alimente-se bem e descanse.

Pensando em promover ainda mais habilidades pra gestão do tempo e produtividade, a Descomplica lançou um curso livre em gestão de tempo. Conheça e faça a sua inscrição agora mesmo!