• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Marketing pessoal e gestão de carreira: por que e como fazer?

Gestão de carreira e marketing pessoal são dois conceitos essenciais pra quem busca crescer profissionalmente. Afinal, tratam de maneiras de se investir na imagem que você apresenta ao mercado.

É crescente a quantidade de profissionais que chegam ao mercado de trabalho. Essa alta competitividade faz com que os que desenvolvem uma marca pessoal se sobressaiam em relação aos demais.

Quando sua imagem transmite credibilidade, confiança e conhecimento, são maiores as chances de ser contratado pelas empresas mais disputadas entre os profissionais.

Pra que sua imagem esteja bem posicionada, a gente preparou este artigo com todos os detalhes sobre como fazer gestão de carreira e marketing pessoal. Acompanhe!

🚀 MARKETING DIGITAL NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. APRENDA GRÁTIS COM GRANDE NOMES DO MERCADO

Para começar, o que é marketing pessoal?

Para começar, o que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma ferramenta estratégica que conduz você pro sucesso, pois ajuda a criar uma imagem profissional consistente e coerente. Ademais, proporciona a você mais visibilidade no mercado!

Em outras palavras, o marketing pessoal desenvolve e divulga sua imagem pra demonstrar o seu valor profissional. Além disso, contribui pra você ser uma referência em sua área de atuação.

Isso ocorre por meio de muitos conceitos e técnicas, como a produção de conteúdo e a forma de se posicionar nas redes sociais ou no dia a dia. Desse modo, cria-se uma imagem diferenciada, que é influente e tem autoridade.

O marketing pessoal explora habilidades e experiências com a finalidade de exaltá-las. Se você se comunica bem, por exemplo, tem mais facilidade pra conversar com as pessoas em canais como a internet.

O que posso obter com o marketing pessoal?

O que posso obter com o marketing pessoal?

Quem investe em marketing pessoal conquista resultados que vão de empregos melhores a clientes que pagam mais, passando por um fluxo de trabalho constante. Bem interessante, né?

Já que o marketing pessoal destaca a sua imagem no mercado, ele ajuda a atrair atenção pro seu trabalho. Trata-se de uma maneira muito eficaz de conquistar espaço no mercado, porque consegue atrair atenção pro que faz.

Perfis profissionais que não demonstram suas qualificações acabam sendo vistos com desconfiança. Essa é a conclusão da pesquisa do CareerBuilder com recrutadores.

Além disso, o marketing pessoal mostra como você aplica suas competências ou hard skills. É uma maneira de demonstrar aos demais como uma ideia se desenvolveu e se converteu em algo palpável.

Quando um recrutador conhece a sua maneira de trabalhar, principalmente antes de um papo presencial, o assunto tende a fluir mais naturalmente. Por isso, você ganha mais poder de negociação.

É dessa forma que você conquista a confiança de clientes e de empresas, pois o marketing pessoal transmite suas capacidades.

Como fazer marketing pessoal?

Como fazer marketing pessoal?

O primeiro passo é identificar suas qualificações e como elas podem ser úteis pro mercado de trabalho. Isso ocorre por meio da aplicação de técnicas, como a definição da visão, missão e valores.

Depois que você decide fazer marketing pessoal, pra trabalhar sua marca, precisa definir os parâmetros que a posicionam como uma. É nesse sentido que entram a missão, a visão e os valores.

A missão envolve o que te move e o que pretende entregar aos clientes. Pode ser uma experiência, satisfação total ou uma outra visão sobre determinado trabalho. Sobretudo é o que norteará seu caminho profissional.

Já a visão traça um planejamento em longo prazo, mostrando onde você pretende estar no futuro. E os valores orientam essa postura profissional pra manter o marketing pessoal sempre vivo.

Pra pôr o marketing pessoal em prática, as redes sociais são um ótimo canal. Crie perfis profissionais e alimente-os com conteúdos que mostram sua capacidade pro público.

Aproveite pra participar de eventos em sua área e conhecer outros profissionais e empresas capazes de contratar os seus serviços. Isso se chama fazer networking!

Bons relacionamentos profissionais contribuem pro marketing boca a boca, quando um te indica pro outro e ajuda a construir sua reputação profissional.

Onde entra a gestão de carreira?

Onde entra a gestão de carreira? 

A gestão de carreira é uma prática gerencial cujo objetivo é estabelecer uma trajetória profissional, proporcionando perspectivas de desenvolvimento e crescimento.

Nesse sentido, a gestão de carreira contribui pra direcionar os seus próximos passos rumo a uma evolução profissional. Por isso, deve ser trabalhada em conjunto ao marketing pessoal.

Pra começar a fazer a gestão da carreira, é fundamental refletir sobre os seus interesses. A partir deles vem a formulação dos objetivos.

Dentre os objetivos, você pode considerar:

  • alcançar um cargo de liderança;
  • abrir um negócio próprio;
  • tornar-se mentor na sua área;
  • ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O mais importante é definir um objetivo alcançável, mensurável e relevante para você poder comemorar a cada pequena conquista — sem sentir desmotivação ou frustração por patamares surreais.

Outro ponto importante é que, na gestão de carreira, você é responsável pelo seu sucesso. Acima de tudo, deve assumir o controle da sua vida profissional e buscar desenvolvimento constante.

Mas, lembre-se, cuidado ao projetar o seu sucesso em fatores externos, ferramentas ou outros profissionais. Apenas siga o seu caminho!

E não é interessante parar esse desenvolvimento da gestão da sua carreira quando alcançar os seus objetivos. Continuar crescendo e se atualizando são processos contínuos, pois o conhecimento está em constante evolução.

Comprometa-se sempre com a reflexão sobre seus propósitos, permitindo ajustá-los quando for necessário. Isso é aceitar a evolução, exercitar a flexibilidade e não ter medo de mudar.

E as vantagens de fazer a gestão de carreira?

E as vantagens de fazer a gestão de carreira?

Como a gestão de carreira está relacionada ao ato de planejar, ela permite agilidade e precisão na tomada de decisões que levam aos resultados desejados.

Sendo assim, a gestão de carreira é um processo muito valioso pro seu crescimento profissional. Você passa a enxergar as oportunidades de desenvolvimento e consegue corrigir o que compromete o seu sucesso.

Por meio da gestão de carreira ainda é possível mensurar a evolução e, desse modo, enxergar quando se deve ter maior foco e comprometimento com o progresso desejado.

Em conclusão, a gestão de carreira e o marketing pessoal aproximam você dos seus objetivos profissionais. Eles se tornam mais palpáveis quando o progresso é colocado em prática e acompanhado de perto.

Visto que o conhecimento está em constante evolução, conheça os cursos de pós-graduação da Faculdade Descomplica e mantenha-se em dia com as práticas e tendências mais recentes do mercado. Não perca esta oportunidade!

🚀 MARKETING DIGITAL NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. APRENDA GRÁTIS COM GRANDE NOMES DO MERCADO