• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Fisiologia do esporte e do exercício e sua evolução

Se você se interessa pelo estudo da Medicina aplicada ao esporte, já deve ter ouvido falar em algum momento sobre Fisiologia do esporte e do exercício. Trata-se, afinal, de uma área do conhecimento instigante que pode abrir diversas portas no mercado de trabalho. 

Ao mesmo tempo, muitas são as dúvidas a respeito das características desta ciência e a sua aplicabilidade na Educação Física

Pensando nisso, e tendo em vista as possibilidades de atuação na área, a gente separou pra você alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

fisiologia do esporte e do exercício – dois pesos de mão de academia

O que é fisiologia do esporte e do exercício?

A prática esportiva deve seguir uma série de cuidados. Afinal, na mesma medida em que é fundamental à saúde, ela também pode ocasionar lesões, que podem evoluir para doenças musculoesqueléticas, e outras complicações ao organismo humano. É dentro desse contexto que surge a Fisiologia do esporte.

Pra melhor entender essa área, vale explicar primeiro o que é Fisiologia. Trata-se de uma área do conhecimento que tem como objeto de estudo o funcionamento do corpo, desde células até tecidos, moléculas e funções respectivas que regulam o organismo.

Nesse sentido, a Fisiologia do esporte cumpre o papel de aplicar esses conhecimentos à prática esportiva do atleta, de modo a melhorar sua performance e reduzir os riscos.

fisiologia do esporte e do exercício – ilustração interna do corpo humano

Como surgiu esta área do conhecimento?

Atualmente, é de conhecimento geral o impacto do esporte no corpo humano. Entretanto, foi uma longa jornada até desenvolver uma área de estudo própria. Em linhas gerais, a Fisiologia do esporte encontra fundamento em duas ciências. São elas:

  • Anatomia: estuda a estrutura do organismo em suas diferentes partes e funções;
  • Fisiologia do exercício: estuda o impacto do exercício nas funções do organismo.

Mais especificamente, a evolução pro que se entende hoje por Fisiologia esportiva se deu, em um primeiro momento, pelo estudo da Anatomia.

Esta área do conhecimento, por sua vez, evoluiu pro entendimento sobre o que é Fisiologia do exercício e, posteriormente, pra relação entre Fisiologia e esporte.

Apesar das primeiras pesquisas na área de Fisiologia do exercício datarem do século XIX, levou um tempo pra que clubes e atletas reconhecessem a sua importância pra performance.

Leia também: O que é Nutrição Esportiva? Conheça os 3 principais pontos

fisiologia do esporte e do exercício – pesos de academia enfileirados

Qual a sua importância na Educação Física?

Como visto, a prática de esportes e de outras atividades físicas interferem em todas as funções do nosso organismo, desde o sistema muscular e cardiovascular até o respiratório. 

Por meio da Fisiologia do esporte e do exercício, portanto, é possível saber das condições ideais que cada organismo impõe pra que a realização desses movimentos na Educação Física gere os resultados esperados.

Em outras palavras, é possível tomar conhecimento do tipo de exercício, a intensidade e a frequência de estilos que melhor trarão resultados ao atleta. Isto, é claro, tendo em vista os objetivos do esportista e as metas a serem alcançadas.

A Fisiologia do esporte e do exercício é uma área que tende a crescer. Com cada vez mais pessoas buscando um estilo de vida saudável, saber tudo sobre Fisiologia do exercício pode colocar o profissional em uma posição de destaque no mercado.

Nesse sentido, pra quem se interessa pela área, vale a pena buscar aprofundamento e investir na qualificação profissional em instituições voltadas ao ensino de excelência.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe do que se trata essa área do conhecimento, não deixe de investir no seu futuro profissional e se inscrever na Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da Pós Descomplica!