• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdade de História: Saiba Tudo Sobre o Curso

Já imaginou passar alguns anos se dedicando a aprender um assunto pelo qual você é apaixonado e ainda ter a oportunidade de trabalhar com isso no futuro? Se você é do tipo que gosta de conhecer o passado além da simples memorização de datas, a faculdade de História pode ser a opção ideal. Existem várias possibilidades de atuação que vão além do ensino.

Esse é um curso que tem opções com preços que cabem no bolso, principalmente pros que apostam na educação a distância. Assim, seus estudos passam a conversar com o seu planejamento financeiro, no qual você pode pagar as várias mensalidades até a hora do estágio. Desse modo, você pode deixar as coisas mais leves.

O universo da História simboliza um papel importante pra sociedade e é voltado pros que querem discutir os pontos do passado da humanidade. Embora a principal tarefa do historiador seja a investigação, o profissional também pode ser aproveitado em vários outros campos.

A gente vai contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto ao longo dos próximos tópicos. É só continuar por aqui!

Do que se trata a faculdade de História?

Do que se trata a faculdade de História?

A História envolve o estudo de vários aspectos do passado, como as ideias, o cotidiano, a sociedade, a economia e por aí vai. Com a formação, é possível pesquisar documentos e resgatar os acontecimentos com um olhar crítico. Cursos como licenciaturas ainda trazem a habilitação pra dar aulas nas escolas.

Por isso, a faculdade de História também pode contar com disciplinas pedagógicas. O espaço de trabalho ainda pode aparecer em ONGs, agências de turismo, instituições do governo e outros. Diferentemente da licenciatura, o bacharelado é voltado pra formação de pesquisadores, dispensando as aulas ligadas ao ensino.

Assim, também conta com Trabalho de Conclusão de Curso e estágio. Na maior parte das vezes, a duração dos cursos é de quatro anos, mas isso varia conforme a instituição. Geralmente, as aulas aparecem em conteúdos históricos, especializados e complementares. Ainda assim, vale observar o caso da sua formação.

Qual é o papel do historiador?

Qual é o papel do historiador?

O historiador é o responsável por interpretar e documentar os fatos mais importantes da história humana. Por isso, as pesquisas costumam se centrar em abordagens específicas, como História Política, Étnica e Econômica. Outra divisão comum é em períodos. Por exemplo, História Moderna, Medieval ou Antiga.

Ainda é possível se especializar de acordo com a região, como História da África e do Oriente Médio. A partir de um problema específico, os historiadores usam um método de investigação, analisando documentos escritos e elaborando hipóteses. Desse modo, contam com um foco cultural e político.

A importância do assunto faz com que a História siga uma abordagem científica, embora tenha outras influências teóricas. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os historiadores não estudam todo o passado humano. Na prática, seu período é a partir das escritas cuneiformes. O anterior é uma área de estudo mais voltada a ciências como a Arqueologia.

Em que historiadores é possível se inspirar?

Em que historiadores é possível se inspirar?

Há vários historiadores brasileiros em que é possível se inspirar e você provavelmente vai precisar ler os livros de alguns deles durante a faculdade de História. Por exemplo, o paulistano Boris Fausto, membro da Academia Brasileira de Letras, é o autor de um dos livros didáticos mais conhecidos, o História do Brasil.

Outro historiador famoso é o Sérgio Buarque de Holanda. O clássico Raízes do Brasil pinta em vários cursos de Ciências Humanas, debruçando-se sobre as origens sociais da população brasileira ao longo da História Colonial. Já o mineiro José Murilo de Carvalho fez um trabalho importante ao estudar a república e a democracia no Brasil.

Há vários outros exemplos de autores com papel importante na formação da historiografia brasileira, como Caio Prado Júnior e Gilberto Freyre. Mas se você quiser um mais recente, a historiadora Mary Del Priore é uma das principais divulgadoras da História do Brasil, com vários livros premiados escritos em linguagem acessível.

O que é estudado em uma faculdade de História?

O que é estudado em uma faculdade de História?

Embora a grade curricular varie, há matérias que frequentemente se repetem durante os cursos. Em licenciaturas, por exemplo, você provavelmente vai se deparar com disciplinas como Didática e Políticas Educacionais. Aqui, a ideia é qualificar os alunos como possíveis professores. Outra disciplina que costuma aparecer é a de Teorias da História, definindo as ciências usadas pro estudo.

Por fazer parte do universo das Ciências Humanas, a Antropologia Cultural também é uma matéria que pode pintar. Ainda há o estudo da História por temas. História Antiga, História das Religiões, História da Arte, História Medieval e História do Brasil Colonial estão entre os principais exemplos.

Entretanto, o assunto também pode envolver temas mais atuais. Isso inclui a História Contemporânea. Aqui, você pode conhecer os temas que aconteceram a partir do século XVIII e como repercutem nos problemas de hoje. Em História Política e Econômica, você ainda conhece o passado a partir de pontos de vista específicos.

Como é o mercado de trabalho para os formados em uma faculdade de História?

Como é o mercado de trabalho para os formados em uma faculdade de História?

Embora o ensino seja uma das áreas com maior empregabilidade, o profissional formado em História pode encontrar espaço em outros campos. Na iniciativa privada, por exemplo, existe a Memória Empresarial, quando há o levantamento do passado de uma empresa por historiadores. As agências de Turismo também podem empregar os formados, já que boa parte foca em roteiros históricos.

A faculdade de História é a ideal pros que querem conhecer as várias dimensões do passado humano, identificando seus efeitos no presente. Se você tem curiosidade sobre a memória da humanidade e quer contribuir com esse universo, talvez encontre no curso uma possibilidade de realização pra carreira.

Caso você queira fazer um curso que caiba no seu orçamento, pode estudar a possibilidade de fazer cursos com desconto. A Faculdade Descomplica conta com várias ofertas que são disponibilizadas com frequência, sem nenhum tipo de restrição. Basta ficar de olho e aproveitar.

E se você pudesse aprender sobre seu assunto favorito em videoaulas dinâmicas, uma plataforma 100% e uma pegada mais prática? Na Faculdade Descomplica, tudo isso é possível. Vem estudar com a gente!